Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 14 de setembro de 2013

Igreja dedicada a São Miguel Arcanjo será elevada a santuário

Alison Proença / Colaborador
Interior da Matriz de São Miguel Arcanjo
Neste mês de setembro, a Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, pertencente a Diocese de Itapetininga (SP), será elevada à condição de santuário diocesano, segundo decisão do Bispo Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, a pedido do Padre Márcio Giordany Costa de Almeida, pároco da Matriz.

Referência de templo católico, a Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo é visitada por fiéis de várias partes do Brasil. O livro de registros da paróquia consta que, além da população da região paulista, devotos do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e de outros países como Estados Unidos, Portugal, Holanda e Itália, já vieram pedir a intercessão do Santo Padroeiro.

De acordo com o Padre Márcio, "as visitas são constantes" e não acontecem somente na época da Festa de São Miguel Arcanjo, celebrada no dia 29 de setembro. "Recebemos fiéis, não só das cidades da região, mas também de outros estados e até de países da Europa e América do Norte", relatou o padre.

Ao ressaltar a devoção da população de Itapetininga pelo Príncipe da Milícia Celeste, o sacerdote afirmou que "o povo tem orgulho de seu Santo" e o "respeitam, veneram e pedem, constantemente, sua intercessão".

"São Miguel Arcanjo tem potencial para acolher mais um santuário da Igreja Católica. Por isso, pedi junto ao bispo a elevação da matriz", contou.

Igreja de São Miguel Arcanjo

Fundada na década de 1950, a igreja passou por um processo de reformulação, como parte do projeto de elevação. O presbitério, a capela do Santíssimo e a iluminação foram revitalizados, além da pintura das paredes e do teto e a fachada. Atualmente, a paróquia possui uma arquitetura neogótica.

O presbitério foi uma das principais mudanças que aconteceram durante a reforma. O Sacrário que antes ocupava o centro do altar foi deslocado para a Capela do Santíssimo, ao lado esquerdo do presbitério. Assim, os fieis ficam mais próximos de Jesus na Eucaristia, conforme prevê a reforma litúrgica da Igreja.

A Imagem de São Miguel Arcanjo, que antes ficava no chão, ao lado do presbitério, desprotegida, ganhou um escrínio de vidro e uma base, favorecendo a veneração dos fieis devotos.

Gaudium Press

Nenhum comentário: