Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 15 de setembro de 2013

O Papa chama, a Igreja no Brasil responde. Ouça

RealAudioMP3 
Natal (RV) - A Comissão Episcopal para a Amazônia, presidida pelo Cardeal Cláudio Hummes, 
incentivada pelas palavras do Papa Francisco no Brasil, decidiu realizar um grande encontro em Manaus, em outubro próximo. A ideia nasceu quando o Papa, em encontro com os bispos brasileiros durante a JMJ no Rio, disse que “a Amazônia é um teste decisivo, um banco de prova para a Igreja e a sociedade brasileiras”. 

Dom Jaime Vieira da Rocha, arcebispo de Natal, participou do recente encontro em Brasília em que a Comissão, da qual é membro, decidiu organizar o I Congresso da Amazônia Legal, que ficou marcado de 28 a 31 de outubro, em Manaus.

Nesta entrevista, ele afirma que com o evento, a CNBB assume de modo mais solidário e concreto os desafios da Igreja na Amazônia e de seu povo, “uma população que vive à mercê de sua própria sorte, exposta à ganância e ao agronegócio”. 

“Existe o risco de que a Amazônia seja revertida a serviço do lucro e da exploração econômica, deixando a dimensão humana e social em segundo plano”, denuncia Dom Jaime.

Já em 2007, durante a V Conferência do Episcopado Latino-americano e do Caribe, em Aparecida, o então Papa Bento XVI reiterou a importância da Igreja brasileira defender a Amazônia. O arcebispo de Natal lembra também a recomendação do Papa Francisco para a questão da formação do clero autóctone e a uma maior atenção à responsabilidade da Igreja do Brasil em relação à Amazônia. Ouça clicando acima.
(CM)

Texto proveniente da página
do site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário: