Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Regional Sul 4 da CNBB divulga nota em solidariedade às famílias atingidas por usina hidrelétrica

CNBBSul4logoOs bispos do Regional Sul 4 da CNBB divulgaram nota em que manifestam preocupação com a situação das famílias atingidas pela barragem da Usina Hidrelétrica Garibaldi, em Cerro Negro (SC). No texto, as dioceses caterinenses também prestam solidariedade ao bispo de Lages,  dom Irineu Andreassa,  que vem coordenando a ação pastoral em favor dos atingidos.
A seguir, a íntegra da nota.
NOTA DE APOIO ÀS FAMÍLIAS ATINGIDAS PELA USINA GARIBALDI
E A DOM IRINEU ANDREASSA
“Em vez de praticarem a justiça, vocês praticam a injustiça, que causa amargura, e não respeitam os diretos dos outros” (Am 5,7)
Nós, bispos, padres, diáconos, religiosas, leigos e leigas da Igreja Católica em Santa Catarina, representando as dez dioceses do Estado, reunidos em Assembleia em Lages, em 20 e 21 de setembro, vimos manifestar nossa preocupação com a situação das famílias atingidas pela barragem da Usina Hidrelétrica Garibaldi localizada entre os municípios de Adbon Batista e de Cerro Negro, atingindo São José do Cerrito, Campo Belo do Sul e Vargem. São mais de 200 famílias desalojadas e que ainda não foram abrigadas e indenizadas. Atualmente essas famílias estão acampadas na comunidade Nossa Senhora das Graças, em Abdon Batista.
O artigo 5° da Constituição Federal de 1988 estabelece: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. Estes direitos não estão sendo respeitados pela Empresa Triunfo Rio Canoas Energia e pelo Ministério Público. O clima de desesperança e injustiça gera insegurança para essas famílias, que se sentem e, de fato, estão desamparadas.
A escuta das lideranças populares e a leitura dos fatos levaram a Igreja da Diocese de Lages a conduzir uma ação pastoral em favor desses atingidos. O bispo de Lages, Dom Irineu Andreassa, visitou as famílias e o acampamento, e manifestou-se na imprensa. Por isso, sofreu um “interdito proibitório”, sendo ferido no seu direito de liberdade de expressão e de aproximação às famílias atingidas.
A Igreja Católica em Santa Catarina, ciente de sua missão de cuidar e defender a vida onde estiver ameaçada, a exemplo do mestre Jesus que disse “Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância” (Jo 10,10), vem reafirmar seu apoio e solidariedade aos atingidos pela barragem e a Dom Irineu.
Clamamos às autoridades competentes, solicitando que, o mais imediato possível, atendam a pauta dos atingidos pela UHE Garibaldi e façam justiça à essas famílias.
Sobre todos invocamos a proteção de Santa Catarina de Alexandria e a bênção de Deus, que é justo e santo.
Lages, 21 de setembro de 2013.

Dom Wilson Tadeu Jönck
Arcebispo de Florianópolis
Presidente do Regional Sul 4

Dom Mário Marquez
Bispo de Joaçaba 
Vice-presidente

Dom Augustinho Petry
Bispo de Rio do Sul
Secretário
POR: CNBB

Nenhum comentário: