Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Novo secretário de Estado assume cargo nesta terça-feira

Da Canção Nova, com Agência Ecclesia


Arquivo
Dom Pietro Parolin, novo secretário de Estado do Vaticano
O novo secretário de Estado do Vaticano, Dom Pietro Parolin, assumirá o cargo nesta terça-feira, 15. A Secretaria de Estado era liderada pelo Cardeal Tarcísio Bertone desde de 2006. Bertone deixa o cargo após atingir o limite de idade, 75 anos, previsto pelo Direito Canônico.

A mudança acontece em meio ao trabalhos projetados pelo Papa Francisco para a reforma da Cúria Romana. Com oauxílio de oito cardeais, o Pontífice iniciou a revisão daConstituição Apostólica Pastor Bonus, documento que descreve as funções de um secretário de Estado.

A Secretaria de Estado do Vaticano é o organismo que colabora diretamente com o Papa e coordena tanto as relações diplomáticas da Santa Sé, como os trabalhos da Cúria Romana, supervisionando a publicação e preparação de documentos pontifícios.

A origem histórica deste organismo remonta ao século XV, ligada à figura do secretário do Papa, e tem hoje as funções que lhe foram destinadas, em particular, por Paulo VI, em 1967, e João Paulo II, em 1988, através da criação da Pastor Bonus.

Em entrevista à Agência Ecclesia, o cardeal português Dom Manuel Monteiro de Castro, que trabalhou na área diplomática da Santa Sé, revelou que o papel do secretário de Estado esteve em discussão nas Congregações Gerais que antecederam o último Conclave.

"O secretário de Estado da Santa Sé, até agora, dirigia tanto os assuntos gerais, quanto as relações com os Estados. Tudo passava pelo secretário de Estado", destaca o cardeal, afirmando que esse modo de governo, traz lentidão às decisões da Secretaria.

Segundo Dom Manuel, é possível que o secretário de Estado concentre-se apenas nas questões relativas "às relações com os Estados" e que seja criado um outro cargo, para os assuntos ligados às estruturas centrais de Governo na Santa Sé.

Nenhum comentário: