Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Romaria de Ibiaçá (RS) reúne milhares de peregrinos

Mais de 100 mil peregrinos reuniram-se, no último final de semana, para a romaria em honra à Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, em Ibiaçá (RS), município com menos de cinco mil habitantes. O evento, que desde 2013 faz parte do Calendário Oficial do Rio Grande do Sul, contou com participantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, e países vizinhos como Argentina e Paraguai.
 Sob o lema “Mãe Consoladora − Coração cheio do Reino de Deus”, os romeiros assistiram à Missa Campal, celebrada às 10h no domingo, 23, pelo convidado especial da 62ª edição, o frei capuchinho Jaime Bettega, da diocese de Caxias do Sul.
“A Romaria de Ibiaçá já deixou de ser diocesana há muito tempo”, disse o bispo de Vacaria, dom Irineu Gassen, sobre a comoção popular em torno do evento. Ainda de acordo com o bispo, o evento está “se impondo como uma romaria penitencial”. “Ela é penitencial, sobretudo, porque ela cai sempre no período da Quaresma ou então próximo. As pessoas estão preocupadas em fazer a devoção à Mãe Consoladora”, ressaltou.
Segundo o reitor do Santuário Nossa Senhora, padre Edson Priamo, a preparação de uma festa com a dimensão da Romaria de Ibiaçá, começa logo após o término da edição anterior. “São nove meses de preparação, com uma novena a cada mês, em que os subtemas vão sendo trabalhados a partir do tema central”, relatou. Para o evento deste ano, a organização contou com cerca de mil voluntários, divididos em 31 setores, e ainda 11 grupos de Canto e Liturgia.
Fonte: CNBB/Regional Sul 3

Nenhum comentário: