Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 8 de março de 2014

Caritas: 85 pessoas detêm metade da riqueza do mundo


Roma (RV) – O Arcebispo de Tegucigalpa e Presidente da Caritas Internacional, Cardeal Oscar Rodrigez Maradiaga, publicou sua mensagem para a Quaresma 2014, convidando a refletir sobre o significado das palavras do Papa “O que é a justiça? Aonde há desigualdade? Como posso tornar minha vida mais sóbria? Com quem posso compartilhar?”. 

Dom Maradiaga começa citando um número: as 85 pessoas mais ricas do mundo detêm tanta riqueza como a metade de toda a população do mundo. 

“Consideramos uma profunda injustiça que mais de 800 milhões de pessoas passem fome. Elas não sofreriam se houvesse uma maior igualdade na distribuição das riquezas e se os recursos fossem repartidos de forma mais justa. Cada um de nós pode viver de modo mais sóbrio, consumir menos, desperdiçar menos e ser mais conscientes de nossas escolhas. Compartir (nosso pão, nossos recursos, e nós mesmos) é a pedra fundamental de nossa fé e também a solução para a fome no mundo”, diz a mensagem.

"A Quaresma é um chamado a experimentar a fome e tocar a pobreza das pessoas com nossas mãos. Três milhões e meio de irmãos sofrem a pobreza no mundo. Este é o momento para ‘decidir o jogo’", escreve Maradiaga. 

Terminando a mensagem, o cardeal hondurenho pede apoio à campanha “Uma só família humana, alimentos para todos”, cujo objetivo é erradicar a fome no mundo até 2025. As doações podem ser feitas online, no site www.caritas.org. Quem quiser pode também realizar alguma boa ação em sua comunidade para ajudar os pobres e vulneráveis. 
(CM)

Texto proveniente da página
do site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário: