Papa e Santa Sé
PAPA EXORTA CRISTÃOS A ASSISTIREM QUEM SE ENCONTRA SOZINHO, DOENTE E QUEM É ANCIÃO
◊ Cidade do Vaticano, 04 dez (RV) - "Para que a experiência do sofrimento seja ocasião para compreender as situações de dificuldade e de dor em que vivem as pessoas sozinhas, os doentes e os anciãos, e estimule todos a irem ao encontro delas com generosidade": assim se expressa Bento XVI na intenção geral de oração para este mês de dezembro.
A questão do sofrimento foi reiteradas vezes abordada pelo Santo Padre, tema ao qual dedicou páginas iluminadoras de sua encíclica "Spe salvi" (Salvos pela esperança). A esse propósito, repropomos as palavras do Papa durante um encontro com o clero de Bressanone – nordeste da Itália – em agosto de 2008, em resposta a um jovem sacerdote, acometido por esclerose múltipla.
Carregar a Cruz com coragem e humildade, mostrar que o sofrimento pode ser uma extraordinária experiência de amor. Diante do comovente testemunho de um sacerdote gravemente doente, Bento XVI indicou o exemplo de seu amado predecessor, João Paulo II, que seguiu o Senhor carregando a Cruz:
"Esta humildade, esta paciência com a qual aceitou quase a destruição de seu corpo, a crescente incapacidade de usar a palavra – ele que tinha sido mestre da palavra. E assim – parece-me – mostrou-nos visivelmente esta verdade profunda que o Senhor nos redimiu com a sua Cruz, com a Paixão como ato extremo de seu amor."
Karol Wojtyla – observou Bento XVI na referida ocasião – "mostrou que o sofrimento não é apenas um "não", apenas algo de negativo, a falta de alguma coisa, mas é uma realidade positiva":
"Que o sofrimento aceito no amor por Cristo, no amor por Deus e por amor aos outros é uma força redentora, uma força do amor, e não menos potente que os grandes atos feitos na primeira parte de seu Pontificado. Ensinou-nos um novo amor pelos que sofrem e fez entender o que significa "na Cruz e pela Cruz somos salvos"."
Deus é amor – reiterou Bento XVI – e "no identificar-se com o nosso sofrimento de seres humanos nos toma em suas mãos e nos imerge em seu amor":
"Por isso parece-me que todos nós – e sempre novamente num mundo que vive de ativismo, de juventude, do ser jovem, forte, bonito, do conseguir fazer grandes coisas – devemos aprender a verdade do amor que se faz paixão e, justamente assim, redime o homem e o une a Deus amor. Portanto, gostaria de agradecer a todos aqueles que aceitam o sofrimento, que sofrem com o Senhor, e gostaria também de encorajar todos nós a termos um coração aberto para os sofredores, para os anciãos, e entender que, justamente, a paixão deles é uma fonte de renovação para a humanidade e cria em nós amor e nos une ao Senhor."
O Papa também reconheceu que, afinal, "é sempre difícil sofrer". Por isso – foi a sua exortação – é preciso assistir o quanto possível aqueles que sofrem, com "o respeito pelo valor da vida humana, justamente pela vida sofredora, até o fim". O sofrimento – afirmou – "a paixão é presença do amor de Cristo, é desafio para nós a unir-nos a essa sua paixão":
"Devemos amar os sofredores não apenas com as palavras, mas com toda a nossa ação e o nosso compromisso. Parece-me que somente assim somos realmente cristãos. Escrevi em minha encíclica "Spe salvi" que a capacidade de aceitar o sofrimento e os sofredores é medida da humanidade que se tem." (RL)
PAPA RECEBE SECRETÁRIO-GERAL DO CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS
◊ Cidade do Vaticano, 04 dez (RV) - Bento XVI recebeu em audiência, ao meio-dia deste sábado, no Vaticano, o Secretário-Geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Rev. Olav Fykse Tveit, acompanhado de uma comitiva.
O Rev. Tveit, à frente de uma delegação do organismo, iniciou nesta sexta-feira uma visita oficial de três dias ao Santo Padre e ao Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, seguindo um costume segundo o qual o novo Secretário-Geral do Conselho visita a Santa Sé após a sua eleição.
O Rev. Tveit, Pastor da Igreja Luterana na Noruega, assumiu seu novo encargo no dia 1º de janeiro de 2010. Durante sua permanência em Roma o Secretário-Geral do Conselho Mundial de Igrejas fará uma homilia por ocasião da celebração da liturgia na igreja metodista da Rua XX de Setembro – no centro de Roma – e encontrará, na igreja valdense da Rua IV de Novembro, os representantes das congregações protestantes locais.
Ademais, a delegação será acolhida na sede da Comunidade romana de Santo Egidio – para a celebração ecumênica de oração, na qual o Rev. Tveit fará a homilia – e no Centro do Movimento dos Focolarinos. (RL)
ÀRVORE DE NATAL NA PRAÇA SÃO PEDRO
◊ Cidade o Vaticano, 04 dez (RV) - Foi colocada ontem na Praça São Pedro a árvore de Natal, doação neste ano do município de Luson, Província de Bolzano, Norte da Itália. Trata-se de um abeto vermelho, com 26 metros de altura, 93 anos de idade, selecionado entre as árvores a serem cortadas e que se encontrava em uma floresta “certificada”, ou seja, com a garantia do uso correto dos recursos ambientais da mesma.
A madeira, depois, terá um valor social: de fato, será doada a associações ou comunidades de recuperação que trabalham com madeira e que utilizam o material para beneficência. A árvore foi levantada ontem de manhã, ao lado do presépio que está em construção. A inauguração será na tarde de 17 de dezembro: a cerimônia será presidida pelo Presidente do Governatorato da Cidade do Vaticano, Cardeal Giovanni Lajolo. (SP).
PAPA ABENÇOA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE LORETO
◊ Cidade do Vaticano, 04 dez (RV) - Durante a Audiência Geral da última quarta-feira 1º de dezembro, o Papa Bento XVI abençoou a imagem de bronze de Nossa Senhora de Loreto que será colocada no aeroporto Leonardo da Vinci - Fiumicino, Roma. A imagem mede dois metros e meio de altura e tem sob seus pés um globo terrestre sobrevoado por três aviões.
Na sexta-feira 10 de dezembro, durante uma cerimônia oficial, a estátua será colocada no aeroporto de Fiumicino, no âmbito do 90º aniversário da proclamação de Nossa Senhora de Loreto como Padroeira da Aviação.
A estátua foi apresentada a Bento XVI pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, Dom Antonio Maria Vegliò, e pelo Delegado Pontifício do Santuário de Loreto, Dom Giovanni Tonucci. (SP)
CARDEAL BERTONE: RESPEITO PELOS DIREITOS DE TODOS É PRESSUPOSTO DA CONVIVÊNCIA HUMANA
◊ Astana, 04 dez (RV) - Conclui-se, neste sábado, a visita ao Cazaquistão do Cardeal Secretário de Estado Tarcisio Bertone. Após ter participado, dias atrás, do encontro de cúpula da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), realizado na capital cazaque, Astana, o purpurado celebrou esta manhã, em Qaraghandy, a santa missa na catedral de São José.
Para os cristãos, o Advento é um tempo de espera e de esperança, de escuta e de reflexão, "desde que se deixe conduzir pela liturgia que convida a ir ao encontro do Senhor que vem" – recordou o Cardeal Bertone durante a homilia. O purpurado exortou também os fiéis a testemunharem a caridade "no amor fraterno e no serviço aos pobres, aos doentes e aos excluídos", e a serem "artífices de reconciliação e de paz".
A festa do Natal que se aproxima desperta nos homens "uma maravilhosa esperança no projeto de Deus" que, apesar de todas as dificuldades presentes do mundo, se realiza em Jesus. A mensagem espiritual do Advento – tempo litúrgico que nos prepara para o Natal – nos projeta "rumo ao retorno glorioso do Senhor". Ir ao encontro da Palavra de Deus – ressaltou o Cardeal Bertone – significa também "mudar mentalidade".
"Quem quer encontrar Deus, deve continuamente caminhar interiormente, seguir numa direção diferente da direção que nos indica uma mentalidade materialista, individualista e hedonista" – frisou.
Todos os dias a realidade concreta que nos circunda – acrescentou – irrompe "em todas as circunstâncias da vida cotidiana". Mas, na realidade, o invisível é maior e vale mais do que todo o visível.
"Para experimentar essa verdade é necessário mudar mentalidade, superar a ilusão de que o homem tem uma só dimensão horizontal, visível, e tornar-se sensível e atento em relação à sua dimensão vertical, do invisível."
Portanto, se deve transformar "o modo de pensar", a fim de que Deus se torne presente entre os homens e por meio dos homens em todas as terras do mundo. A missão de todo sacerdote é anunciar o Evangelho, preparar o caminho do Senhor e não o seu, a fim de que "todo fiel possa viver o encontro pessoal com Cristo ressuscitado".
O Cristão "deve inserir-se no ambiente social em que vive, numa realidade por vezes difícil, testemunhando o amor de Deus" – ressaltou o Cardeal Bertone.
O respeito pelos direitos de cada um – mesmo se de convicções pessoais diferentes – é "o pressuposto de toda convivência autenticamente humana". O purpurado recordou também sacerdotes que deram grande testemunho de fé durante o período soviético.
No Cazaquistão, com mais de 15 milhões de habitantes – em sua grande maioria muçulmanos – vive uma comunidade cristã ortodoxa que representa cerca de 13% da população. Os católicos são mais de 200 mil. (RL)
Igreja no Brasil
CRIANÇAS E ADOLESCENTES DISCUTEM O MEIO AMBIENTE E VÃO AO CONGRESSO
◊ Brasília, 04 dez (RV) - Um grupo de 30 crianças e adolescentes de várias partes do Brasil se reúne em Brasília, a partir de segunda-feira, dia 6, para o encontro “Mudanças Climáticas: nossa vida está em jogo”, promovido pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE). As crianças participantes são membros de comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, sem-terra, do semi-árido, das grandes cidades, Cerrado e Amazônia e têm entre 12 e 16 anos.
A idéia do encontro é manifestar a preocupação das crianças e adolescentes brasileiros para com os desafios trazidos pelas mudanças climáticas no Brasil e no mundo. Eles também vão fazer visitas ao Congresso para cobrar dos parlamentares brasileiros um compromisso do poder público para com estas mudanças, as quais atingem os mais diferentes biomas, comunidades tradicionais e moradores de periferias das grandes cidades.
As crianças e adolescentes se prepararam para o encontro recolhendo informações e conhecimento sobre o tema com reuniões em suas comunidades, instruindo também sobre as condições sócio-ambientais de diversos biomas e realidades do Brasil.
O evento em Brasília vai até o dia 8, no Centro Cultural de Brasília (CCB), e tem o apoio do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), organismo vinculado com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). (CNBB/ED)
I ENCONTRO NACIONAL DE MOVIMENTOS JUVENIS
◊ Vargem Grande Paulista, 04 dez (RV) – Em andamento o 1º Encontro Nacional de Movimentos Juvenis, evento organizado pelo Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 270 jovens, de 28 expressões juvenis de todo o Brasil, se encontram no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP), para buscar a unidade e valorizar as várias expressões juvenis existentes no Brasil.
Segundo o bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, “o encontro pretende valorizar as várias forças de evangelização como pede o Documento 85 da CNBB, 'Evangelização da Juventude', além de unir essas forças em torno de uma evangelização mais eficaz para a vida plena da juventude”.
Ele destacou ainda que o encontro inédito é uma forma de unir os movimentos, congregações, pastorais e novas comunidades de jovens de todas as regiões do país.
Para o assessor do Setor Juventude, padre Carlos Sávio, o encontro celebra a unidade da juventude brasileira.
Padre Carlos explicou como se desenvolverá o evento ao longo dos três próximos dias: “O encontro tem dois grandes pilares, que são as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e o Documento 85 da CNBB, o qual mostra aos jovens o que a Igreja pensa sobre a evangelização da juventude". A internet será utiliza como instrumento de aproximação com jovens de outras partes do mundo, como, por exemplo, para conversas com jovens de Madri. (CNBB/ED)
Igreja na América Latina
BISPOS LATINO-AMERICANOS: LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO
◊ Caracas, 04 dez (RV) - Os presidentes dos Episcopados da Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, pediram às autoridades que fortaleçam as relações entre estes países e combatam o narcotráfico e a corrupção, que são “os piores flagelos que sofrem nossos povos”.
Em um comunicado, os presidentes dos Episcopados do Equador, Dom Antonio Arregui; da Colômbia, Dom Rubén Salazar; do Peru, Dom Miguel Cabrejos; e da Venezuela, Dom Ubaldo Santana, expressaram também sua preocupação pela extensão da violência e o desprezo pela vida humana.
Os bispos convidaram os católicos a colaborar na consecução da justiça, da liberdade, da fraternidade e da paz entre os povos. O texto também exortou as autoridades a seguirem avançando na integração regional através do diálogo, da diplomacia e da mútua cooperação, “superando os pragmatismos e os conflitos ideológicos”.
Por sua vez, afirmaram: “renovamos nosso compromisso com a marcha atual e futura de nossas nações na perspectiva de um desenvolvimento integral e de um genuíno humanismo cristão”.
Depois de recordar as raízes cristãs de seus países, os bispos afirmaram que a Missão Continental “abre um novo horizonte evangelizador para a Igreja” na América Latina.
O comunicado informou ainda que no encontro foram delineadas “algumas orientações comuns para a atenção pastoral” junto aos migrantes e refugiados, especialmente nas zonas fronteiriças”.
“Aproveitamos esta ocasião para fazer chegar uma mensagem de solidariedade àqueles que em amplas regiões de nosso continente, foram afetados pelas persistentes chuvas das últimas semanas”.
“A Igreja, através de suas instituições caritativas, quer tornar efetiva sua presença e ajuda a todas as vítimas desta emergência. Elevamos nossa oração pelos que perderam a vida e manifestamos nossa proximidade, com uma palavra de consolo e de esperança, aos seus familiares e entes queridos”, destacam ainda os bispos. (SP)
IGREJA NA COLÔMBIA: ASSISTÊNCIA PARA OS ATINGIDOS PELAS CHUVAS
◊ Bogotá, 04 dez (RV) – A Secretaria Nacional da Pastoral Social (SNPS) pede solidariedade para milhões de famílias atingidas pelas fortes chuvas na Colômbia. Estima-se que um milhão e meio de pessoas estejam enfrentando as graves conseqüências desse fenômeno natural.
O arcebispo de Bogotá, Dom Rubén Salazar Gómez Jesús, recordou que a SNPS e a Cáritas responderam aos chamados de emergência de 2.250 famílias, num total de 11.300 pessoas. Foram fornecidas refeições, assistência sanitária, roupas, artigos de higiene pessoal, entre outros.
Segundo especialistas, as fortes chuvas são resultado do fenômeno chamado La Niña, que se espalha por 80% do território do país, colocando em risco principalmente as pessoas que vivem em situações de pobreza. Mais de 50% dos municípios foram atingidos, 1.600 casas foram destruídas, 167 pessoas morreram, 225 ficaram feridas e 19 estão desaparecidas. (ED)
Igreja no Mundo
DIA DE JEJUM PELAS VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA NO IRAQUE
◊ Bagdá, 04 dez (RV) - Um dia de jejum pelas vítimas do terrível atentado na Catedral sírio-católica de Bagdá, de 31 de outubro último: é o convite feito pelos líderes religiosos cristãos do Iraque, reunidos em Erbil. O dia escolhido foi o próximo 9 de dezembro. Além da comemoração dos mártires cristãos, que todos os fiéis são convidados a recordar, os religiosos - informou a agência AsiaNews -, decidiu organizar um encontro com os líderes dos partidos políticos que têm deputados cristãos, para discutir com eles as razões que estão por detrás dos ataques e tentar encontrar uma solução.
De acordo com os líderes religiosos, de fato, o governo não garante suficiente segurança para os cristãos do país e para expressar essa idéia com força, se recusaram participar quarta-feira passada, da iniciativa do ministro iraquiano dos Direitos Humanos sobre “Co-existência e tolerância social”. Entre os temas em discussão, provavelmente também a necessidade de garantir instrução e trabalho para cerca de 520 famílias cristãs que encontraram refúgio no Curdistão iraquiano. (SP)
Formação
PAPA EXORTA CRISTÃOS A ASSISTIREM QUEM SE ENCONTRA SOZINHO, DOENTE E QUEM É ANCIÃO
◊ Cidade do Vaticano, 04 dez (RV) - "Para que a experiência do sofrimento seja ocasião para compreender as situações de dificuldade e de dor em que vivem as pessoas sozinhas, os doentes e os anciãos, e estimule todos a irem ao encontro delas com generosidade": assim se expressa Bento XVI na intenção geral de oração para este mês de dezembro.
A questão do sofrimento foi reiteradas vezes abordada pelo Santo Padre, tema ao qual dedicou páginas iluminadoras de sua encíclica "Spe salvi" (Salvos pela esperança). A esse propósito, repropomos as palavras do Papa durante um encontro com o clero de Bressanone – nordeste da Itália – em agosto de 2008, em resposta a um jovem sacerdote, acometido por esclerose múltipla.
Carregar a Cruz com coragem e humildade, mostrar que o sofrimento pode ser uma extraordinária experiência de amor. Diante do comovente testemunho de um sacerdote gravemente doente, Bento XVI indicou o exemplo de seu amado predecessor, João Paulo II, que seguiu o Senhor carregando a Cruz:
"Esta humildade, esta paciência com a qual aceitou quase a destruição de seu corpo, a crescente incapacidade de usar a palavra – ele que tinha sido mestre da palavra. E assim – parece-me – mostrou-nos visivelmente esta verdade profunda que o Senhor nos redimiu com a sua Cruz, com a Paixão como ato extremo de seu amor."
Karol Wojtyla – observou Bento XVI na referida ocasião – "mostrou que o sofrimento não é apenas um "não", apenas algo de negativo, a falta de alguma coisa, mas é uma realidade positiva":
"Que o sofrimento aceito no amor por Cristo, no amor por Deus e por amor aos outros é uma força redentora, uma força do amor, e não menos potente que os grandes atos feitos na primeira parte de seu Pontificado. Ensinou-nos um novo amor pelos que sofrem e fez entender o que significa "na Cruz e pela Cruz somos salvos"."
Deus é amor – reiterou Bento XVI – e "no identificar-se com o nosso sofrimento de seres humanos nos toma em suas mãos e nos imerge em seu amor":
"Por isso parece-me que todos nós – e sempre novamente num mundo que vive de ativismo, de juventude, do ser jovem, forte, bonito, do conseguir fazer grandes coisas – devemos aprender a verdade do amor que se faz paixão e, justamente assim, redime o homem e o une a Deus amor. Portanto, gostaria de agradecer a todos aqueles que aceitam o sofrimento, que sofrem com o Senhor, e gostaria também de encorajar todos nós a termos um coração aberto para os sofredores, para os anciãos, e entender que, justamente, a paixão deles é uma fonte de renovação para a humanidade e cria em nós amor e nos une ao Senhor."
O Papa também reconheceu que, afinal, "é sempre difícil sofrer". Por isso – foi a sua exortação – é preciso assistir o quanto possível aqueles que sofrem, com "o respeito pelo valor da vida humana, justamente pela vida sofredora, até o fim". O sofrimento – afirmou – "a paixão é presença do amor de Cristo, é desafio para nós a unir-nos a essa sua paixão":
"Devemos amar os sofredores não apenas com as palavras, mas com toda a nossa ação e o nosso compromisso. Parece-me que somente assim somos realmente cristãos. Escrevi em minha encíclica "Spe salvi" que a capacidade de aceitar o sofrimento e os sofredores é medida da humanidade que se tem." (RL)
PAPA RECEBE SECRETÁRIO-GERAL DO CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS
◊ Cidade do Vaticano, 04 dez (RV) - Bento XVI recebeu em audiência, ao meio-dia deste sábado, no Vaticano, o Secretário-Geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Rev. Olav Fykse Tveit, acompanhado de uma comitiva.
O Rev. Tveit, à frente de uma delegação do organismo, iniciou nesta sexta-feira uma visita oficial de três dias ao Santo Padre e ao Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, seguindo um costume segundo o qual o novo Secretário-Geral do Conselho visita a Santa Sé após a sua eleição.
O Rev. Tveit, Pastor da Igreja Luterana na Noruega, assumiu seu novo encargo no dia 1º de janeiro de 2010. Durante sua permanência em Roma o Secretário-Geral do Conselho Mundial de Igrejas fará uma homilia por ocasião da celebração da liturgia na igreja metodista da Rua XX de Setembro – no centro de Roma – e encontrará, na igreja valdense da Rua IV de Novembro, os representantes das congregações protestantes locais.
Ademais, a delegação será acolhida na sede da Comunidade romana de Santo Egidio – para a celebração ecumênica de oração, na qual o Rev. Tveit fará a homilia – e no Centro do Movimento dos Focolarinos. (RL)
ÀRVORE DE NATAL NA PRAÇA SÃO PEDRO
◊ Cidade o Vaticano, 04 dez (RV) - Foi colocada ontem na Praça São Pedro a árvore de Natal, doação neste ano do município de Luson, Província de Bolzano, Norte da Itália. Trata-se de um abeto vermelho, com 26 metros de altura, 93 anos de idade, selecionado entre as árvores a serem cortadas e que se encontrava em uma floresta “certificada”, ou seja, com a garantia do uso correto dos recursos ambientais da mesma.
A madeira, depois, terá um valor social: de fato, será doada a associações ou comunidades de recuperação que trabalham com madeira e que utilizam o material para beneficência. A árvore foi levantada ontem de manhã, ao lado do presépio que está em construção. A inauguração será na tarde de 17 de dezembro: a cerimônia será presidida pelo Presidente do Governatorato da Cidade do Vaticano, Cardeal Giovanni Lajolo. (SP).
PAPA ABENÇOA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE LORETO
◊ Cidade do Vaticano, 04 dez (RV) - Durante a Audiência Geral da última quarta-feira 1º de dezembro, o Papa Bento XVI abençoou a imagem de bronze de Nossa Senhora de Loreto que será colocada no aeroporto Leonardo da Vinci - Fiumicino, Roma. A imagem mede dois metros e meio de altura e tem sob seus pés um globo terrestre sobrevoado por três aviões.
Na sexta-feira 10 de dezembro, durante uma cerimônia oficial, a estátua será colocada no aeroporto de Fiumicino, no âmbito do 90º aniversário da proclamação de Nossa Senhora de Loreto como Padroeira da Aviação.
A estátua foi apresentada a Bento XVI pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, Dom Antonio Maria Vegliò, e pelo Delegado Pontifício do Santuário de Loreto, Dom Giovanni Tonucci. (SP)
CARDEAL BERTONE: RESPEITO PELOS DIREITOS DE TODOS É PRESSUPOSTO DA CONVIVÊNCIA HUMANA
◊ Astana, 04 dez (RV) - Conclui-se, neste sábado, a visita ao Cazaquistão do Cardeal Secretário de Estado Tarcisio Bertone. Após ter participado, dias atrás, do encontro de cúpula da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), realizado na capital cazaque, Astana, o purpurado celebrou esta manhã, em Qaraghandy, a santa missa na catedral de São José.
Para os cristãos, o Advento é um tempo de espera e de esperança, de escuta e de reflexão, "desde que se deixe conduzir pela liturgia que convida a ir ao encontro do Senhor que vem" – recordou o Cardeal Bertone durante a homilia. O purpurado exortou também os fiéis a testemunharem a caridade "no amor fraterno e no serviço aos pobres, aos doentes e aos excluídos", e a serem "artífices de reconciliação e de paz".
A festa do Natal que se aproxima desperta nos homens "uma maravilhosa esperança no projeto de Deus" que, apesar de todas as dificuldades presentes do mundo, se realiza em Jesus. A mensagem espiritual do Advento – tempo litúrgico que nos prepara para o Natal – nos projeta "rumo ao retorno glorioso do Senhor". Ir ao encontro da Palavra de Deus – ressaltou o Cardeal Bertone – significa também "mudar mentalidade".
"Quem quer encontrar Deus, deve continuamente caminhar interiormente, seguir numa direção diferente da direção que nos indica uma mentalidade materialista, individualista e hedonista" – frisou.
Todos os dias a realidade concreta que nos circunda – acrescentou – irrompe "em todas as circunstâncias da vida cotidiana". Mas, na realidade, o invisível é maior e vale mais do que todo o visível.
"Para experimentar essa verdade é necessário mudar mentalidade, superar a ilusão de que o homem tem uma só dimensão horizontal, visível, e tornar-se sensível e atento em relação à sua dimensão vertical, do invisível."
Portanto, se deve transformar "o modo de pensar", a fim de que Deus se torne presente entre os homens e por meio dos homens em todas as terras do mundo. A missão de todo sacerdote é anunciar o Evangelho, preparar o caminho do Senhor e não o seu, a fim de que "todo fiel possa viver o encontro pessoal com Cristo ressuscitado".
O Cristão "deve inserir-se no ambiente social em que vive, numa realidade por vezes difícil, testemunhando o amor de Deus" – ressaltou o Cardeal Bertone.
O respeito pelos direitos de cada um – mesmo se de convicções pessoais diferentes – é "o pressuposto de toda convivência autenticamente humana". O purpurado recordou também sacerdotes que deram grande testemunho de fé durante o período soviético.
No Cazaquistão, com mais de 15 milhões de habitantes – em sua grande maioria muçulmanos – vive uma comunidade cristã ortodoxa que representa cerca de 13% da população. Os católicos são mais de 200 mil. (RL)
Igreja no Brasil
CRIANÇAS E ADOLESCENTES DISCUTEM O MEIO AMBIENTE E VÃO AO CONGRESSO
◊ Brasília, 04 dez (RV) - Um grupo de 30 crianças e adolescentes de várias partes do Brasil se reúne em Brasília, a partir de segunda-feira, dia 6, para o encontro “Mudanças Climáticas: nossa vida está em jogo”, promovido pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE). As crianças participantes são membros de comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, sem-terra, do semi-árido, das grandes cidades, Cerrado e Amazônia e têm entre 12 e 16 anos.
A idéia do encontro é manifestar a preocupação das crianças e adolescentes brasileiros para com os desafios trazidos pelas mudanças climáticas no Brasil e no mundo. Eles também vão fazer visitas ao Congresso para cobrar dos parlamentares brasileiros um compromisso do poder público para com estas mudanças, as quais atingem os mais diferentes biomas, comunidades tradicionais e moradores de periferias das grandes cidades.
As crianças e adolescentes se prepararam para o encontro recolhendo informações e conhecimento sobre o tema com reuniões em suas comunidades, instruindo também sobre as condições sócio-ambientais de diversos biomas e realidades do Brasil.
O evento em Brasília vai até o dia 8, no Centro Cultural de Brasília (CCB), e tem o apoio do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), organismo vinculado com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). (CNBB/ED)
I ENCONTRO NACIONAL DE MOVIMENTOS JUVENIS
◊ Vargem Grande Paulista, 04 dez (RV) – Em andamento o 1º Encontro Nacional de Movimentos Juvenis, evento organizado pelo Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 270 jovens, de 28 expressões juvenis de todo o Brasil, se encontram no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP), para buscar a unidade e valorizar as várias expressões juvenis existentes no Brasil.
Segundo o bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, “o encontro pretende valorizar as várias forças de evangelização como pede o Documento 85 da CNBB, 'Evangelização da Juventude', além de unir essas forças em torno de uma evangelização mais eficaz para a vida plena da juventude”.
Ele destacou ainda que o encontro inédito é uma forma de unir os movimentos, congregações, pastorais e novas comunidades de jovens de todas as regiões do país.
Para o assessor do Setor Juventude, padre Carlos Sávio, o encontro celebra a unidade da juventude brasileira.
Padre Carlos explicou como se desenvolverá o evento ao longo dos três próximos dias: “O encontro tem dois grandes pilares, que são as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e o Documento 85 da CNBB, o qual mostra aos jovens o que a Igreja pensa sobre a evangelização da juventude". A internet será utiliza como instrumento de aproximação com jovens de outras partes do mundo, como, por exemplo, para conversas com jovens de Madri. (CNBB/ED)
Igreja na América Latina
BISPOS LATINO-AMERICANOS: LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO
◊ Caracas, 04 dez (RV) - Os presidentes dos Episcopados da Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, pediram às autoridades que fortaleçam as relações entre estes países e combatam o narcotráfico e a corrupção, que são “os piores flagelos que sofrem nossos povos”.
Em um comunicado, os presidentes dos Episcopados do Equador, Dom Antonio Arregui; da Colômbia, Dom Rubén Salazar; do Peru, Dom Miguel Cabrejos; e da Venezuela, Dom Ubaldo Santana, expressaram também sua preocupação pela extensão da violência e o desprezo pela vida humana.
Os bispos convidaram os católicos a colaborar na consecução da justiça, da liberdade, da fraternidade e da paz entre os povos. O texto também exortou as autoridades a seguirem avançando na integração regional através do diálogo, da diplomacia e da mútua cooperação, “superando os pragmatismos e os conflitos ideológicos”.
Por sua vez, afirmaram: “renovamos nosso compromisso com a marcha atual e futura de nossas nações na perspectiva de um desenvolvimento integral e de um genuíno humanismo cristão”.
Depois de recordar as raízes cristãs de seus países, os bispos afirmaram que a Missão Continental “abre um novo horizonte evangelizador para a Igreja” na América Latina.
O comunicado informou ainda que no encontro foram delineadas “algumas orientações comuns para a atenção pastoral” junto aos migrantes e refugiados, especialmente nas zonas fronteiriças”.
“Aproveitamos esta ocasião para fazer chegar uma mensagem de solidariedade àqueles que em amplas regiões de nosso continente, foram afetados pelas persistentes chuvas das últimas semanas”.
“A Igreja, através de suas instituições caritativas, quer tornar efetiva sua presença e ajuda a todas as vítimas desta emergência. Elevamos nossa oração pelos que perderam a vida e manifestamos nossa proximidade, com uma palavra de consolo e de esperança, aos seus familiares e entes queridos”, destacam ainda os bispos. (SP)
IGREJA NA COLÔMBIA: ASSISTÊNCIA PARA OS ATINGIDOS PELAS CHUVAS
◊ Bogotá, 04 dez (RV) – A Secretaria Nacional da Pastoral Social (SNPS) pede solidariedade para milhões de famílias atingidas pelas fortes chuvas na Colômbia. Estima-se que um milhão e meio de pessoas estejam enfrentando as graves conseqüências desse fenômeno natural.
O arcebispo de Bogotá, Dom Rubén Salazar Gómez Jesús, recordou que a SNPS e a Cáritas responderam aos chamados de emergência de 2.250 famílias, num total de 11.300 pessoas. Foram fornecidas refeições, assistência sanitária, roupas, artigos de higiene pessoal, entre outros.
Segundo especialistas, as fortes chuvas são resultado do fenômeno chamado La Niña, que se espalha por 80% do território do país, colocando em risco principalmente as pessoas que vivem em situações de pobreza. Mais de 50% dos municípios foram atingidos, 1.600 casas foram destruídas, 167 pessoas morreram, 225 ficaram feridas e 19 estão desaparecidas. (ED)
Igreja no Mundo
DIA DE JEJUM PELAS VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA NO IRAQUE
◊ Bagdá, 04 dez (RV) - Um dia de jejum pelas vítimas do terrível atentado na Catedral sírio-católica de Bagdá, de 31 de outubro último: é o convite feito pelos líderes religiosos cristãos do Iraque, reunidos em Erbil. O dia escolhido foi o próximo 9 de dezembro. Além da comemoração dos mártires cristãos, que todos os fiéis são convidados a recordar, os religiosos - informou a agência AsiaNews -, decidiu organizar um encontro com os líderes dos partidos políticos que têm deputados cristãos, para discutir com eles as razões que estão por detrás dos ataques e tentar encontrar uma solução.
De acordo com os líderes religiosos, de fato, o governo não garante suficiente segurança para os cristãos do país e para expressar essa idéia com força, se recusaram participar quarta-feira passada, da iniciativa do ministro iraquiano dos Direitos Humanos sobre “Co-existência e tolerância social”. Entre os temas em discussão, provavelmente também a necessidade de garantir instrução e trabalho para cerca de 520 famílias cristãs que encontraram refúgio no Curdistão iraquiano. (SP)
Formação
EDITORIAL: PARA QUE TODOS SEJAM UM
◊ Cidade do Vaticano, 04 dez (RV) - Nesta semana celebramos dois eventos aparentemente antagônicos, mas que - para quem tem fé - estão unidos pelos laços de fraternidade e de busca de comunhão da mesma fé cristã.
Trata-se da celebração litúrgica do dia 1º, do martírio de 10 jesuítas no Reino da Inglaterra, no período denominado Reforma Inglesa, no Séc. XVI. Fiéis à Igreja de Roma, fizeram a opção de aceitar as punições por não se submeterem às orientações do Conselho Privado de Elisabeth I.
No dia seguinte, dia 2, foram recordados os 50 anos do primeiro encontro, desde os tempos da Reforma, entre um Papa e um representante da Igreja Anglicana. João XXIII recebeu no Vaticano o Primaz da Igreja Anglicana e Arcebispo de Cantuária, Geoffrey Francis Fisher.
Na celebração deste 50 anos se recordou que esse gesto entre os dois líderes religiosos foi repetido seis anos depois pelo Papa Paulo VI e pelo novo Arcebispo de Cantuária Michel Ramsey, também no Vaticano. Nessa ocasião foram iniciados os trabalhos da Comissão Mista que se concretizaram em 1977 com a visita do Arcebispo de Cantuária Donald Coggan ao Vaticano.
Após esse encontro destacamos os encontros entre o Papa João Paulo II E A Rainha Elizabeth II, Chefe da Igreja Anglicana.
Agora , neste ano, um passo muito significativo foi dado pelas duas Igrejas, quando a Igreja Anglicana, na pessoa da Rainha ElizabethII e do atual Arcebispo de Cantuária, Rowan Williams, recebeu oficialmente o Papa Bento XVI. Pela primeira vez, um Chefe da Igreja Católica foi recebido como tal na anglicana Inglaterra.
Esperamos em Deus que esses gestos permaneçam na mente e no coração de todos e que a comunhão entre as duas Igrejas se torne uma realidade, produzindo frutos abundantes no caminho ecumênico. Que os cristãos ingleses desde John Fisher e Tomás Morus que deram a vida pela fidelidade à Sé de Pedro intercedam por esse trabalho de união. (CAS)
Atualidades
A SEGURANÇA DAS MULHERES NAS ZONAS URBANAS POBRES
◊ Nova York, 04 dez (RV) - O Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento das Mulheres (Unifem) lançou, recentemente, uma iniciativa para melhorar a segurança o bem-estar das mulheres em cinco grandes cidades: Nova Déli (Índia), Cairo (Egito), Quito (Equador), Kigali (Ruanda), Port Moresby (Papua Nova Guiné).
"Cidades Seguras" é o nome dessa iniciativa, que partiu do programa piloto já promovido em várias cidades da América Latina, como Bogotá, na Colômbia, Rosário, na Argentina, e Santiago, no Chile.
As populações dessas novas cinco cidades escolhidas para participar do programa aumentaram exponencialmente nos últimos 50 anos. Cairo e Nova Déli passaram, respectivamente, de 2,4 e 1,4 milhões de habitantes para 17 e 19 milhões. Esse crescimento sem precedentes resultou em uma proliferação de favelas urbanas. Os municípios e as organizações locais colaboram para afrontar todos os casos de violência contra as mulheres, inclusive os mais difíceis, como os de estupro e abusos sexuais.
A idéia principal do projeto é transformar as cidades em lugares mais seguros para mulheres e meninas, a partir de medidas básicas como providenciar iluminação para as ruas, segurança nas paradas de ônibus e monitorar as áreas mais pobres. (ED)
© Rádio Vaticano 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário