Papa e Santa Sé
PAPA SOBRE A IMACULADA: SER HUMILDE COMO MARIA NO CONFIAR-SE À VONTADE DE DEUS
◊ Cidade do Vaticano, 07 dez (RV) - Nesta quarta-feira, dia 8 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição, Bento XVI recitará, ao meio-dia, da janela de seus aposentos que dá para a Praça São Pedro, a oração mariana do Angelus.
Na parte da tarde, às 16h locais, o Papa irá à Praça Espanha para o tradicional ato de Veneração à Imaculada. O Pontífice será acolhido por seu Vigário-Geral para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, e pelo Prefeito de Roma, Gianni Alemanno.
Aproveitamos a vigília dessa Solenidade para repercorrer algumas reflexões de Bento XVI sobre o mistério da Imaculada Conceição de Maria.
Maria é a mulher que disse "sim" ao bem e "não" ao mal. Bento XVI convida-nos a olhar com confiança para a Virgem, a jovem que teve a coragem de rejeitar os enganos do poder e do prazer e, ao invés, consagrou-se a Deus, a seu amor infinito.
Mas por que Deus escolheu Maria para gerar o seu Filho Unigênito? Por que, "entre todas as mulheres, Deus escolheu justamente Maria de Nazaré?":
"A resposta encontra-se velada no mistério insondável da divina vontade. Todavia, há uma razão que o Evangelho evidencia: a sua humildade. E o ressalta muito bem Dante Alighieri no último Canto do Paraíso: "Virgem Mãe, filha do teu Filho,/ humilde e alta mais que criatura, / termo fixo de eterno conselho"... Sim, Deus foi atraído pela humildade de Maria, que encontrou graça a seus olhos." (Angelus, 8 de dezembro de 2006)
O mistério da Imaculada Conceição – observa o Pontífice – mostra-nos a vitória da graça de Cristo sobre o pecado original. Uma vitória que se dá graças ao "sim" de Maria:
"Satanás, nos primórdios da criação, parece sair vencedor, mas virá um filho de mulher que lhe esmagará a cabeça. Assim, mediante a estirpe da mulher, Deus mesmo vencerá. Aquela mulher é a Virgem Maria, da qual nasceu Jesus Cristo que, com o seu sacrifício, derrotou, uma vez por todas, o antigo tentador. Por isso, em muitas pinturas ou imagens da Imaculada, ela é representada no ato de esmagar uma serpente debaixo de seus pés." (Angelus, 8 de dezembro de 2009)
Eis porque a festa da imaculada convida-nos a ter esperança – afirma o Papa – mesmo "nas provações da vida", mesmo nas tempestades que nos fazem vacilar:
"Caros amigos, que alegria imensa ter por mãe Maria Imaculada! Toda vez que experimentamos a nossa fragilidade e a sugestão do mal, podemos dirigir-nos a ela, e o nosso coração recebe luz e conforto." (Angelus, 8 de dezembro de 2009)
Ao mesmo tempo, Bento XVI reitera que Maria é Mãe da Igreja, como proclamou solenemente o Concílio Vaticano II. A Igreja – constata o Papa – "mesmo se expôs às influências negativas do mundo, encontra sempre n'Ela a estrela para orientar-se e seguir a rota a ela indicada por Cristo". E nos exorta, portanto, a seguir o exemplo de Maria, a encontrar a verdadeira liberdade:
"O homem que se abandona totalmente nas mãos de Deus não se torna um fantoche de Deus, uma conscienciosa pessoa sem graça; ela não perde a sua liberdade. Somente o homem que confia totalmente sua pessoa a Deus encontra a verdadeira liberdade, a vastidão grande e criativa da liberdade do bem. O homem que se volta para Deus não se torna menor, mas maior, porque graças a Deus e com Deus ele torna-se maior, torna-se divino, torna-se verdadeiramente ele mesmo. O homem que se coloca nas mãos de Deus não se distancia dos outros, retirando-se em sua salvação privada. Pelo contrário, somente então o seu coração desperta verdadeiramente e ele se torna uma pessoa sensível e, por isso, benévola e aberta." (Missa na Solenidade da Imaculada, 8 de dezembro de 2005) (RL)
PAPA RECEBE PREMIER HÚNGARO
◊ Cidade do Vaticano, 07 dez (RV) - Bento XVI recebeu ontem de manhã o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, que em seguida se reuniu com o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, e com o Secretário para as Relações com os Estados o Arcebispo Dominique Mamberti. “Durante os cordiais colóquios – informou a Sala de Imprensa vaticana - o primeiro-ministro ilustrou a atual situação social, econômica e política do país. Foi sublinhada a importância da tradição cristã na vida da nação e do papel da Igreja Católica para a sua renovação.
Em seguida discutiu-se sobre a próxima Presidência da União Europeia que será ocupada pela Hungria, revelando algumas convergências de pontos de vista entre a Hungria e a Santa Sé sobre as principais questões que interessam o continente europeu. Enfim, foram revistos alguns aspectos a respeito das relações e da cooperação na região. (SP)
APRESENTADO PROJETO DE RESTAURAÇÃO CONSERVATIVA DO ARQUIVO FOTOGRÁFICO DO L'OSSERVATORE ROMANO
◊ Cidade do Vaticano, 07 dez (RV) - Realizou-se na manhã desta terça-feira, no Vaticano, uma coletiva de imprensa para a apresentação do Projeto de restauração conservativa do Patrimônio histórico cultural do Arquivo fotográfico do jornal vaticano "L'Osservatore Romano".
Participaram da coletiva, entre outros, o Diretor do Serviço Fotográfico, Pe. Giuseppe Colombara, o Presidente da União Promoção Cristã, Mons. Salvatore Filippo Giuliano, o responsável pelo Projeto de restauração, Dr. Gianluigi Linchi, e o especialista em informática, Paolo Marrucci, que é também especialista em técnicas de manutenção e de parâmetros microclimáticos.
A coletiva de imprensa foi moderada pelo jornalista e escritor Marco Tosatti. (RL)
CARDEAL BERTONE VISITA MACERATA, TERRA NATAL DO PE. MATTEO RICCI
◊ Cidade do Vaticano, 07 dez (RV) - Por ocasião da Solenidade da Imaculada Conceição, nesta quarta-feira, 8 de dezembro, o Cardeal Secretário de Estado, Tarcio Bertone, visitará a comunidade diocesana de Macerata – Centro-Leste da Itália.
O Bispo da Diocese de Macerata- Tolentino-Recanati-Cingoli-Treia, Dom Claudio Giuliodori, acolherá o Cardeal na Diocese que está festejando os 400 anos do sacerdote jesuíta missionário, Pe. Matteo Ricci – filho da terra, e os 120 anos da fundação do Instituto salesiano São José de Macerata.
O Cardeal Secretário de Estado receberá as boas-vindas também do Diretor do Instituto Salesiano de Macerata, Pe. Dalmazio Maggi, que falará em nome dos coirmãos e dos leigos que trabalham a serviço dos jovens com o intento de fazer-lhes crescer como "cidadãos honestos e bons cristãos".
Estarão presentes também diversos representantes dos vários grupos e associações juvenis que, inspirando-se no exemplo de Dom Bosco, buscam realizar concretamente o seu projeto mediante diferentes atividades.
"Trata-se de atividades de tipo educacional e pastoral, na escola e no oratório, com atenção aos grupos do Movimento Juvenil Salesiano, que respondem aos interesses de tipo esportivo, cultural, social e missionário" – explicou Pe. Maggi à agência "Serviço de Informação Religiosa". (RL)
Igreja no Brasil
DOM CLÁUDIO RECEBE COMENDA ORDEM DO MÉRITO DO TRABALHO GETÚLIO VARGAS
◊ São Paulo, 07 dez (RV) - O arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Claudio Hummes, foi agraciado com a Comenda Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas por meio de um decreto do presidente Luis Inácio Lula da Silva, assinado em 7 de dezembro de 2009.
A medalha e o diploma no grau de Grã-Cruz foram enviados ao cardeal no mês passado pelo Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Roberto Lupi.
"A Comenda é concedida a todo cidadão que tenha prestado notáveis serviços ao país ou que tenha tido marcante destaque pela sua cultura, capacidade científica e técnica em geral, bem assim, a brasileiros que se destacaram em diversas áreas e, principalmente, no mundo do trabalho, o que motivou a sua distinção nesta oportunidade", escreveu o ministro ao cardeal.
Dom Cláudio dedicou a comenda à Igreja e aos trabalhadores. "Recebo a comenda e a dedico à Igreja e aos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil", frisou o purpurado. (MJ/CNBB)
Igreja na América Latina
PERU: PRÊMIO DE DIREITOS HUMANOS AO ARCEBISPO DE HUANCAYO
◊ Huancayo, 07 dez (RV) - A Associação Coordenadora Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) entregará o Prêmio Anual de Direitos Humanos "Angel Escobar Jurado" ao Arcebispo de Huancayo, no Peru, Dom Pedro Ricardo Barreto Jimeno.
O prêmio reconhece o valioso trabalho de Dom Barreto na defesa dos direitos humanos e sua grande dedicação aos pobres. O Arcebispo de Huancayo foi escolhido como vencedor do prêmio por decisão comum da organização que reúne oitenta organismos atuantes e engajados na promoção e na defesa dos direitos humanos. A cerimônia de premiação se realizará no próximo dia 10. Angel Escobar Jurado foi um defensor dos direitos humanos durante os anos do terrorismo e desapareceu em Huancavelica em 1990.
A notícia do prêmio foi dada há dez dias a Dom Barreto, com o apoio da Conferência Episcopal Peruana, após as agressões e as ameaças perpetradas contra o o prelado. "A Igreja Católica em Huancayo reafirmou o seu compromisso na defesa da vida, da saúde, do trabalho digno, da construção da paz, no cuidado com a natureza, e numa declaração manifesta o seu total apoio, confiança e fidelidade a Dom Pedro Ricardo Barreto Jimeno, Arcebispo de Huancayo, SJ., após os ataques que lhe foram dirigidos por um grupo de habitantes de La Oroya", lê-se na nota da Conferência Episcopal.
Os eventos ocorreram em La Oroya em 15 de novembro passado, quando Dom Barreto participava da coletica de imprensa feita por uma equipe de advogados estadunidenses sobre a causa jurídica da companhia dos Estados Unidos "Renco Group" e seu acionista "Ira Rennert" por danos causados às crianças de La Oroya por causa da poluição ambiental.
Um pequeno grupo de pessoas, mal informadas ou motivadas por outros interesses, teve um comportamento violento e atacou verbalmente o arcebispo, tentando agredi-lo fisicamente.
A agressão foi vista pelo pessoal da Pastoral Social da Arquidiocese Huancayo e também por alguns membros da Mesa Redonda Ambiental Regional de Junin. (MJ)
COSTA RICA: IGREJA NÃO PODE PRESCINDIR DAS NOVAS TECNOLOGIAS
◊ San José, 07 dez (RV) - Concluiu-se recentemente em San José, na Costa Rica, o encontro dos bispos presidentes e secretários executivos das Comissões para a comunicação, meios de comunicação e responsáveis pela RIIAL (Rede Informática da Igreja na América Latina) das Conferências Episcopais da América Central e do México.
O encontro abordou o tema da comunicação. Numa mensagem publicada pelos participantes, foi apresentada a realidade da área, a natureza da comunicação, a relação entre evangelização e meios de comunicação.
"Nós compreendemos a missão, a comunhão, a evangelização e o testemunho como ações do discípulo missionário em comunicar Cristo e sua mensagem. Nesse sentido, deve ficar claro que os membros da Igreja, quando evangelizam estão comunicando e quando comunicam, estão evangelizando" – ressalta a mensagem.
"A Igreja não pode cometer o erro de evangelizar com velhas estruturas, nem prescindir dos meios de comunicação e das novas tecnologias. Porque, ao utilizá-los a serviço do Evangelho, eles oferecem a possibilidade de aumentar o campo de escuta da Palavra de Deus” – frisa ainda a nota.
Os participantes do encontro concluem a mensagem com algumas sugestões do Documento de Aparecida, como o conhecimento de uma nova cultura da comunicação; promover a formação profissional; atenção especial aos diretores, programadores, jornalistas; promover a criação de meios de comunicação na Igreja e tornar atual a presença dos meios de comunicação que existem; educar para a formação crítica; promover uma nova cultura capaz de proteger crianças e jovens; desenvolver políticas de comunicação para uma pastoral da comunicação mais eficaz. (MJ)
Igreja no Mundo
CASO BIBI: AMEAÇA DE MORTE
◊ Lahore, 07 dez (RV) – Diante da possibilidade de um eventual indulto a Asia Bibi por parte do Presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, o líder muçulmano Moulana Yousaf Qureshi ofereceu quase seis mil dólares para qualquer “seguidor leal de Maomé” que a decapitasse.
A CNN informou que, além de oferecer a recompensa, valor equivalente a mais de seis vezes da média salarial anual no Paquistão, Qureshi também ameaçou convocar milhões de fiéis islâmicos para protestar no caso de que a lei da blasfêmia do Paquistão receba emendas para substituir a pena de morte por cinco anos de prisão.
No mês de novembro, Asia Bibi foi sentenciada à morte por um tribunal paquistanês, depois de ser acusada falsamente de blasfemar contra o profeta Maomé. Desde o princípio rechaçou as acusações e denunciou que é perseguida por ser cristã. Esta mãe de família foi recentemente declarada inocente por um tribunal de Lahore.
Nos últimos dias, o Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, reuniu-se com o Presidente do Paquistão, Ali Zardari, e o ministro para as minorias religiosas, Shahbaz Bhatti, com quem tratou do caso de Asia Bibi.
O ministro Bhatti assinalou que é necessário esperar algumas semanas para que o presidente Zardari conceda o indulto a Asia Bibi, o que aconteceria se antes Alta Corte de Lahore não anule a condenação. (SP)
ENCONTRO DOS BISPOS DO SUL DA ÁFRICA
◊ Pretória, 07 dez (RV) - Teve início ontem, segunda-feira, em Pretória, na África do Sul, e prossegue até o próximo dia 13, o Encontro Inter-regional dos Bispos do Sul da África (IMBISA).
Cerca de cem bispos provenientes de Angola, São Tomé e Príncipe, Lesoto, Moçambique, Namíbia, Botsuana, África do Sul e Suazilândia debatem sobre liderança, ética e autonomia financeira na época pós-colonial.
Segundo o diretor de IMBISA, Pe. Richard Menatsi, sacerdote da diocese de Mthatha, na África do Sul, "os bispos precisam de tempo para abordar temas de interesse comum". "A África do Sul sofreu muitos traumas nos últimos 20 anos e precisamos avaliar de que modo a região conseguiu enfrentar as questões de serviço e responsabilidade" – ressaltou o sacerdote.
O encontro dos bispos prevê um curso intensivo sobre liderança dentro da Igreja. O Arcebispo de Johanesburgo, Dom Buti Joseph Tlhagale, presidente da Conferência Episcopal da África do Sul (SACBC), participa da assembleia e presidirá a celebração eucaristia que será concelebrada com os demais bispos na Igreja Regina Mundi, em Soweto, no próximo domingo. (MJ)
APELO DO NOVO CARDEAL CONGOLÊS PELA PAZ NO LESTE DO PAÍS
◊ Kinshasa, 07 dez (RV) - O Arcebispo de Kinshasa, na República Democrática do Congo, Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, fez um apelo aos políticos para que respondam às expectativas do povo e terminem com a guerra em andamento no leste do país.
O purpurado fez esse apelo durante a missa celebrada no Estádio dos Mártires na capital congolesa. Trata-se da primeira missa presidida pelo novo cardeal após o Consistório realizado, no Vaticano, em 20 de novembro passado.
Participaram da celebração eucarística mais de 100 mil fiéis, dentre eles o presidente Joseph Kabila e sua esposa, e demais autoridades do Governo congolês.
"O poder que não se preocupa com o bem comum é um poder sem objetivo. O poder tem sentido somente se cuida das pessoas, dos pobres e marginalizados" – frisou o Cardeal Pasinya.
O purpurado pediu às facções que lutam no norte do país para que deponham as armas e construam a paz na justiça e na reconciliação, recordando que o Santo Padre "nos pede para utilizar todos os caminhos do direito nacional e internacional a fim de terminar com a guerra no Congo, sobretudo no leste do país".
O Cardeal Pasinya expressou sua preocupação pelo progressivo empobrecimento da população e denunciou a exploração dos grandes recursos naturais do país por parte de companhias estrangeiras, que não beneficiam a maioria dos congoleses. (MJ)
COSTA DO MARFIM: IGREJA MEDIADORA DE CRISE
◊ Abijan, 07 dez (RV) - A Igreja Católica na Costa do Marfim está seguindo com atenção a crise política que eclodiu no país após o segundo turno das eleições presidenciais de 28 de novembro e se propõe como sujeito ativo na mediação entre os dois líderes políticos que se declararam vencedores e disputam seja a presidência seja a liderança do governo. A União Africana enviou o ex-Presidente Sul-Africano Thabo Mbeki para mediar entre as duas partes, “mas até agora não há aberturas para um entendimento, porque Gbagbo e Ouattara permanecem firmes em suas posições”, disse à agência Fides uma fonte da Igreja local.
No último domingo, o Arcebispo de Abidjan e Porta-voz do grupo de líderes religiosos para as eleições “pacíficas”, Dom Jean-Pierre Kutwa, durante a cerimônia de consagração de uma nova igreja em Abidjan fez um apelo a Gbagbo e Ouattara, para que sejam razoáveis e convidou a população à calma. “Dom Kutwa recordou aos fiéis que Deus não vai abandonar a Costa do Marfim e ainda é possível encontrar uma solução pacífica”, afirma a fonte da Fides.
“De acordo com um jornal da oposição, nos últimos dias em confrontos em diferentes áreas da Costa do Marfim, teriam perdido a vida 54 pessoas, mas esta notícia não foi divulgada nos meios de comunicação ligados a Gbagbo. Trata-se de uma informação difícil de ser verificada. Para evitar a propagação de informações e de ‘rumores’ que incitam as mentes da população, foi bloqueado o serviço de envio de mensagens de textos dos celulares (SMS)”, conclui a fonte da Igreja local. (SP)
IRAQUE: A FUGA DOS CRISTÃOS
◊ Iraque, 07 dez (RV) – No âmbito do êxodo dos fiéis cristãos do Iraque - que, após a recente onda de violência buscam refúgio na Europa, América, Oceania - centenas de famílias católicas caldeias se refugiaram nos últimos dias na Turquia, esperando para poder chegar a países onde existem grandes comunidades de fiéis católicos caldeus, prontos a recebê-los. O vigário patriarcal dos assírio-caldeus na Turquia, Dom François Yakan, anunciou que sua comunidade está acolhendo os refugiados cristãos iraquianos e está ajudando-os nas práticas jurídicas e administrativas junto ao Alto Comissário da ONU para os Refugiados, para levá-los a outros países.
Quem está coordenando o acolhimento dos refugiados cristãos iraquianos em diferentes países – refere a agência de notícias Fides - é “a Associação de solidariedade para os imigrantes e refugiados”, que recolhe os fiéis assírio-caldeus em nível mundial. Dom Yakan sublinhou que os “caldeus emigraram para todas as partes do mundo e o mundo inteiro abriu as portas para nós”, salientando que as comunidades caldéias se uniram para uma coleta de solidariedade em favor dos irmãos que estão sofrendo.
Todavia, centenas de famílias cristãs estão se transferindo também para o Curdistão iraquiano, permanecendo assim no Iraque e entrando na categoria de “deslocados internos”. A autoridade regional do Curdistão anunciou, no entanto, que não recebeu qualquer apoio da comunidade internacional, nem do governo central, apesar da presença crescente de imigrantes cristãos na região. Os cristãos estão recebendo uma boa recepção, mas se o êxodo continuar, a região poderia, em breve, encontrar-se em uma difícil crise humanitária: por isso, segundo os observadores, o fluxo deve ser guiado e controlado, enquanto é necessário o apoio financeiro para assegurar os serviços de acolhida e serviços sociais básicos. (SP)
Entrevistas
MINISTRO DO TSE LEWANDOWSKI VISITA ROMA
◊ Roma, 07 dez (RV) - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, apresentou ontem, segunda-feira, dia 6, para autoridades italianas em Roma, o sistema de votação eletrônica utilizado no Brasil. Ele fez palestra a um grupo de acadêmicos, autoridades, diplomatas e técnicos e expôs o funcionamento da urna eletrônica ao ministro do Interior da Itália, Roberto Maroni, responsável pela organização e realização das eleições no país.
A viagem do presidente do TSE poderá representar a porta de entrada para o uso da tecnologia brasileira na Europa. O governo da Itália manifestou interesse em desenvolver a cooperação. O ministro Lewandowski deu ênfase a quatro aspectos de maior interesse das autoridades do país: segurança, transparência, baixo custo e eficiência.
Ontem de manhã, o presidente do TSE fez palestra na Embaixada do Brasil junto ao governo italiano sobre “Processo eleitoral e experiência com as eleições no Brasil em 2010”, para mostrar como as eleições brasileiras são organizadas e por que são bem sucedidas. Silvonei José conversou com o Miinistro Lewandowski, que será hóspede nesta semana do Programa Em Romaria. (SP)
Atualidades
COP-16 CANCUN: O FANTASMA KYOTO
◊ Cancun, 07 dez (RV) - Os ministros de 190 países estão reunidos em Cancun, há nove dias, para a Conferência sobre Mudança Climática, COP-16. Segundo agências de notícias, a atmosfera é positiva e todos estão demonstrando vontade de cooperação para que Cancun não termine em fracasso, como Copenhague, a um ano atrás.
Maior emissor do gás de efeito estufa do planeta, a China deu sinais de abertura quanto à questão controversa da transparência sobre o seu engajamento em termos de emissão de CO2. "A China está pronta para dividir com o mundo, e desejamos adotar uma atitude transparente e aberta", declarou o principal negociador chinês, Xie Zhenhua.
Contudo, o "castelo de cartas" que está sendo construído pacientemente pelas nações, sob impulso da presidência mexicana, poderá cair, na sexta-feira, caso a questão delicada do futuro do Protocolo de Kyoto – único instrumento jurídico vinculante sobre o tema em vigor atualmente – não seja decida. Japão e Índia divergem claramente sobre a questão, pois o governo nipônico recusa-se a uma prorrogação do período de engajamento ao Protocolo, que expira em 2012, enquanto os indianos dizem que a extensão é absolutamente necessária.
Brasil e Reino Unido foram encarregados de achar uma solução viável para esse impasse. Contudo, segundo o embaixador do Brasil para o Clima, Sérgio Serra, há um consenso entre os países de que não há ambições, para essa Conferência, de estabelecer níveis de emissão de efeito estufa menor do que os já conhecidos. Por enquanto, a maior preocupação é garantir o engajamento dos Estados às metas já estabelecidas, para depois pensar em novos números.
Uma manifestação popular dirigida por Organizações Não Governamentais deverá reunir na tarde de hoje 5 mil pessoas, que consideram essas conferências só mais uma atividade política, sem resultados concretos. A próxima grande conferência sobre o clima está prevista para o final de 2011, em Durban, na África do Sul. (ED)
ASSOCIAÇÃO INDIANA PROMOVE MULHERES AGRICULTORAS
◊ Nova Délhi, 07 dez (RV) - Na Índia, 72% das mulheres trabalham na agricultura. Muitas vezes essas pequenas agricultoras enfrentam vários obstáculos econômicos, não possuem acesso a nenhum tipo de formação, mercados e incentivos produtivos.
As agricultoras indianas vivem numa sociedade onde os preconceitos de gênero estão profundamente arraigados. Elas não têm acesso a contas bancárias, nem direito de possuir terras, não estão representadas nos grupos e associações de agricultores.
Para ajudar essa categoria, em 1972, foi criada a Associação de Mulheres Autônomas (Self-employed Women’s Association - SEWA), membro do sindicato indiano, inspirada no princípio de autossuficiência da filosofia de Mahatma Gandhi.
A associação está engajada em fortalecer o papel das mulheres, ajudando-as a obter emprego, oferecendo-lhes os trabalhos mais procurados, renda, alimentação e previdência social. A Associação de Mulheres Autônomas é uma rede de cooperativas de âmbito nacional, grupos de autoajuda, bancos e centros de formação que ajudam as mulheres a enfrentar os vários obstáculos que encontram.
Atualmente, tem 1 milhão e 300 mil mulheres, 54% são pequenas agricultoras nas zonas rurais, mas existem também vendedoras, trabalhadoras da área editorial, bordadeiras e trabalhadoras têxteis.
A Associação de Mulheres Autônomas também está empenhada na formação escolar e produtiva das mulheres agricultoras, oferecendo-lhes contato com as novas tecnologias, serviços financeiros e oportunidades de trabalho para representantes do comércio.
O trabalho da associação está se estendendo a outros países asiáticos, como Bangladesh, Sri Lanka e Afeganistão. (MJ)
© Rádio Vaticano 2010
PAPA SOBRE A IMACULADA: SER HUMILDE COMO MARIA NO CONFIAR-SE À VONTADE DE DEUS
◊ Cidade do Vaticano, 07 dez (RV) - Nesta quarta-feira, dia 8 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição, Bento XVI recitará, ao meio-dia, da janela de seus aposentos que dá para a Praça São Pedro, a oração mariana do Angelus.
Na parte da tarde, às 16h locais, o Papa irá à Praça Espanha para o tradicional ato de Veneração à Imaculada. O Pontífice será acolhido por seu Vigário-Geral para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, e pelo Prefeito de Roma, Gianni Alemanno.
Aproveitamos a vigília dessa Solenidade para repercorrer algumas reflexões de Bento XVI sobre o mistério da Imaculada Conceição de Maria.
Maria é a mulher que disse "sim" ao bem e "não" ao mal. Bento XVI convida-nos a olhar com confiança para a Virgem, a jovem que teve a coragem de rejeitar os enganos do poder e do prazer e, ao invés, consagrou-se a Deus, a seu amor infinito.
Mas por que Deus escolheu Maria para gerar o seu Filho Unigênito? Por que, "entre todas as mulheres, Deus escolheu justamente Maria de Nazaré?":
"A resposta encontra-se velada no mistério insondável da divina vontade. Todavia, há uma razão que o Evangelho evidencia: a sua humildade. E o ressalta muito bem Dante Alighieri no último Canto do Paraíso: "Virgem Mãe, filha do teu Filho,/ humilde e alta mais que criatura, / termo fixo de eterno conselho"... Sim, Deus foi atraído pela humildade de Maria, que encontrou graça a seus olhos." (Angelus, 8 de dezembro de 2006)
O mistério da Imaculada Conceição – observa o Pontífice – mostra-nos a vitória da graça de Cristo sobre o pecado original. Uma vitória que se dá graças ao "sim" de Maria:
"Satanás, nos primórdios da criação, parece sair vencedor, mas virá um filho de mulher que lhe esmagará a cabeça. Assim, mediante a estirpe da mulher, Deus mesmo vencerá. Aquela mulher é a Virgem Maria, da qual nasceu Jesus Cristo que, com o seu sacrifício, derrotou, uma vez por todas, o antigo tentador. Por isso, em muitas pinturas ou imagens da Imaculada, ela é representada no ato de esmagar uma serpente debaixo de seus pés." (Angelus, 8 de dezembro de 2009)
Eis porque a festa da imaculada convida-nos a ter esperança – afirma o Papa – mesmo "nas provações da vida", mesmo nas tempestades que nos fazem vacilar:
"Caros amigos, que alegria imensa ter por mãe Maria Imaculada! Toda vez que experimentamos a nossa fragilidade e a sugestão do mal, podemos dirigir-nos a ela, e o nosso coração recebe luz e conforto." (Angelus, 8 de dezembro de 2009)
Ao mesmo tempo, Bento XVI reitera que Maria é Mãe da Igreja, como proclamou solenemente o Concílio Vaticano II. A Igreja – constata o Papa – "mesmo se expôs às influências negativas do mundo, encontra sempre n'Ela a estrela para orientar-se e seguir a rota a ela indicada por Cristo". E nos exorta, portanto, a seguir o exemplo de Maria, a encontrar a verdadeira liberdade:
"O homem que se abandona totalmente nas mãos de Deus não se torna um fantoche de Deus, uma conscienciosa pessoa sem graça; ela não perde a sua liberdade. Somente o homem que confia totalmente sua pessoa a Deus encontra a verdadeira liberdade, a vastidão grande e criativa da liberdade do bem. O homem que se volta para Deus não se torna menor, mas maior, porque graças a Deus e com Deus ele torna-se maior, torna-se divino, torna-se verdadeiramente ele mesmo. O homem que se coloca nas mãos de Deus não se distancia dos outros, retirando-se em sua salvação privada. Pelo contrário, somente então o seu coração desperta verdadeiramente e ele se torna uma pessoa sensível e, por isso, benévola e aberta." (Missa na Solenidade da Imaculada, 8 de dezembro de 2005) (RL)
PAPA RECEBE PREMIER HÚNGARO
◊ Cidade do Vaticano, 07 dez (RV) - Bento XVI recebeu ontem de manhã o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, que em seguida se reuniu com o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, e com o Secretário para as Relações com os Estados o Arcebispo Dominique Mamberti. “Durante os cordiais colóquios – informou a Sala de Imprensa vaticana - o primeiro-ministro ilustrou a atual situação social, econômica e política do país. Foi sublinhada a importância da tradição cristã na vida da nação e do papel da Igreja Católica para a sua renovação.
Em seguida discutiu-se sobre a próxima Presidência da União Europeia que será ocupada pela Hungria, revelando algumas convergências de pontos de vista entre a Hungria e a Santa Sé sobre as principais questões que interessam o continente europeu. Enfim, foram revistos alguns aspectos a respeito das relações e da cooperação na região. (SP)
APRESENTADO PROJETO DE RESTAURAÇÃO CONSERVATIVA DO ARQUIVO FOTOGRÁFICO DO L'OSSERVATORE ROMANO
◊ Cidade do Vaticano, 07 dez (RV) - Realizou-se na manhã desta terça-feira, no Vaticano, uma coletiva de imprensa para a apresentação do Projeto de restauração conservativa do Patrimônio histórico cultural do Arquivo fotográfico do jornal vaticano "L'Osservatore Romano".
Participaram da coletiva, entre outros, o Diretor do Serviço Fotográfico, Pe. Giuseppe Colombara, o Presidente da União Promoção Cristã, Mons. Salvatore Filippo Giuliano, o responsável pelo Projeto de restauração, Dr. Gianluigi Linchi, e o especialista em informática, Paolo Marrucci, que é também especialista em técnicas de manutenção e de parâmetros microclimáticos.
A coletiva de imprensa foi moderada pelo jornalista e escritor Marco Tosatti. (RL)
CARDEAL BERTONE VISITA MACERATA, TERRA NATAL DO PE. MATTEO RICCI
◊ Cidade do Vaticano, 07 dez (RV) - Por ocasião da Solenidade da Imaculada Conceição, nesta quarta-feira, 8 de dezembro, o Cardeal Secretário de Estado, Tarcio Bertone, visitará a comunidade diocesana de Macerata – Centro-Leste da Itália.
O Bispo da Diocese de Macerata- Tolentino-Recanati-Cingoli-Treia, Dom Claudio Giuliodori, acolherá o Cardeal na Diocese que está festejando os 400 anos do sacerdote jesuíta missionário, Pe. Matteo Ricci – filho da terra, e os 120 anos da fundação do Instituto salesiano São José de Macerata.
O Cardeal Secretário de Estado receberá as boas-vindas também do Diretor do Instituto Salesiano de Macerata, Pe. Dalmazio Maggi, que falará em nome dos coirmãos e dos leigos que trabalham a serviço dos jovens com o intento de fazer-lhes crescer como "cidadãos honestos e bons cristãos".
Estarão presentes também diversos representantes dos vários grupos e associações juvenis que, inspirando-se no exemplo de Dom Bosco, buscam realizar concretamente o seu projeto mediante diferentes atividades.
"Trata-se de atividades de tipo educacional e pastoral, na escola e no oratório, com atenção aos grupos do Movimento Juvenil Salesiano, que respondem aos interesses de tipo esportivo, cultural, social e missionário" – explicou Pe. Maggi à agência "Serviço de Informação Religiosa". (RL)
Igreja no Brasil
DOM CLÁUDIO RECEBE COMENDA ORDEM DO MÉRITO DO TRABALHO GETÚLIO VARGAS
◊ São Paulo, 07 dez (RV) - O arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Claudio Hummes, foi agraciado com a Comenda Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas por meio de um decreto do presidente Luis Inácio Lula da Silva, assinado em 7 de dezembro de 2009.
A medalha e o diploma no grau de Grã-Cruz foram enviados ao cardeal no mês passado pelo Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Roberto Lupi.
"A Comenda é concedida a todo cidadão que tenha prestado notáveis serviços ao país ou que tenha tido marcante destaque pela sua cultura, capacidade científica e técnica em geral, bem assim, a brasileiros que se destacaram em diversas áreas e, principalmente, no mundo do trabalho, o que motivou a sua distinção nesta oportunidade", escreveu o ministro ao cardeal.
Dom Cláudio dedicou a comenda à Igreja e aos trabalhadores. "Recebo a comenda e a dedico à Igreja e aos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil", frisou o purpurado. (MJ/CNBB)
Igreja na América Latina
PERU: PRÊMIO DE DIREITOS HUMANOS AO ARCEBISPO DE HUANCAYO
◊ Huancayo, 07 dez (RV) - A Associação Coordenadora Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) entregará o Prêmio Anual de Direitos Humanos "Angel Escobar Jurado" ao Arcebispo de Huancayo, no Peru, Dom Pedro Ricardo Barreto Jimeno.
O prêmio reconhece o valioso trabalho de Dom Barreto na defesa dos direitos humanos e sua grande dedicação aos pobres. O Arcebispo de Huancayo foi escolhido como vencedor do prêmio por decisão comum da organização que reúne oitenta organismos atuantes e engajados na promoção e na defesa dos direitos humanos. A cerimônia de premiação se realizará no próximo dia 10. Angel Escobar Jurado foi um defensor dos direitos humanos durante os anos do terrorismo e desapareceu em Huancavelica em 1990.
A notícia do prêmio foi dada há dez dias a Dom Barreto, com o apoio da Conferência Episcopal Peruana, após as agressões e as ameaças perpetradas contra o o prelado. "A Igreja Católica em Huancayo reafirmou o seu compromisso na defesa da vida, da saúde, do trabalho digno, da construção da paz, no cuidado com a natureza, e numa declaração manifesta o seu total apoio, confiança e fidelidade a Dom Pedro Ricardo Barreto Jimeno, Arcebispo de Huancayo, SJ., após os ataques que lhe foram dirigidos por um grupo de habitantes de La Oroya", lê-se na nota da Conferência Episcopal.
Os eventos ocorreram em La Oroya em 15 de novembro passado, quando Dom Barreto participava da coletica de imprensa feita por uma equipe de advogados estadunidenses sobre a causa jurídica da companhia dos Estados Unidos "Renco Group" e seu acionista "Ira Rennert" por danos causados às crianças de La Oroya por causa da poluição ambiental.
Um pequeno grupo de pessoas, mal informadas ou motivadas por outros interesses, teve um comportamento violento e atacou verbalmente o arcebispo, tentando agredi-lo fisicamente.
A agressão foi vista pelo pessoal da Pastoral Social da Arquidiocese Huancayo e também por alguns membros da Mesa Redonda Ambiental Regional de Junin. (MJ)
COSTA RICA: IGREJA NÃO PODE PRESCINDIR DAS NOVAS TECNOLOGIAS
◊ San José, 07 dez (RV) - Concluiu-se recentemente em San José, na Costa Rica, o encontro dos bispos presidentes e secretários executivos das Comissões para a comunicação, meios de comunicação e responsáveis pela RIIAL (Rede Informática da Igreja na América Latina) das Conferências Episcopais da América Central e do México.
O encontro abordou o tema da comunicação. Numa mensagem publicada pelos participantes, foi apresentada a realidade da área, a natureza da comunicação, a relação entre evangelização e meios de comunicação.
"Nós compreendemos a missão, a comunhão, a evangelização e o testemunho como ações do discípulo missionário em comunicar Cristo e sua mensagem. Nesse sentido, deve ficar claro que os membros da Igreja, quando evangelizam estão comunicando e quando comunicam, estão evangelizando" – ressalta a mensagem.
"A Igreja não pode cometer o erro de evangelizar com velhas estruturas, nem prescindir dos meios de comunicação e das novas tecnologias. Porque, ao utilizá-los a serviço do Evangelho, eles oferecem a possibilidade de aumentar o campo de escuta da Palavra de Deus” – frisa ainda a nota.
Os participantes do encontro concluem a mensagem com algumas sugestões do Documento de Aparecida, como o conhecimento de uma nova cultura da comunicação; promover a formação profissional; atenção especial aos diretores, programadores, jornalistas; promover a criação de meios de comunicação na Igreja e tornar atual a presença dos meios de comunicação que existem; educar para a formação crítica; promover uma nova cultura capaz de proteger crianças e jovens; desenvolver políticas de comunicação para uma pastoral da comunicação mais eficaz. (MJ)
Igreja no Mundo
CASO BIBI: AMEAÇA DE MORTE
◊ Lahore, 07 dez (RV) – Diante da possibilidade de um eventual indulto a Asia Bibi por parte do Presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, o líder muçulmano Moulana Yousaf Qureshi ofereceu quase seis mil dólares para qualquer “seguidor leal de Maomé” que a decapitasse.
A CNN informou que, além de oferecer a recompensa, valor equivalente a mais de seis vezes da média salarial anual no Paquistão, Qureshi também ameaçou convocar milhões de fiéis islâmicos para protestar no caso de que a lei da blasfêmia do Paquistão receba emendas para substituir a pena de morte por cinco anos de prisão.
No mês de novembro, Asia Bibi foi sentenciada à morte por um tribunal paquistanês, depois de ser acusada falsamente de blasfemar contra o profeta Maomé. Desde o princípio rechaçou as acusações e denunciou que é perseguida por ser cristã. Esta mãe de família foi recentemente declarada inocente por um tribunal de Lahore.
Nos últimos dias, o Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, reuniu-se com o Presidente do Paquistão, Ali Zardari, e o ministro para as minorias religiosas, Shahbaz Bhatti, com quem tratou do caso de Asia Bibi.
O ministro Bhatti assinalou que é necessário esperar algumas semanas para que o presidente Zardari conceda o indulto a Asia Bibi, o que aconteceria se antes Alta Corte de Lahore não anule a condenação. (SP)
ENCONTRO DOS BISPOS DO SUL DA ÁFRICA
◊ Pretória, 07 dez (RV) - Teve início ontem, segunda-feira, em Pretória, na África do Sul, e prossegue até o próximo dia 13, o Encontro Inter-regional dos Bispos do Sul da África (IMBISA).
Cerca de cem bispos provenientes de Angola, São Tomé e Príncipe, Lesoto, Moçambique, Namíbia, Botsuana, África do Sul e Suazilândia debatem sobre liderança, ética e autonomia financeira na época pós-colonial.
Segundo o diretor de IMBISA, Pe. Richard Menatsi, sacerdote da diocese de Mthatha, na África do Sul, "os bispos precisam de tempo para abordar temas de interesse comum". "A África do Sul sofreu muitos traumas nos últimos 20 anos e precisamos avaliar de que modo a região conseguiu enfrentar as questões de serviço e responsabilidade" – ressaltou o sacerdote.
O encontro dos bispos prevê um curso intensivo sobre liderança dentro da Igreja. O Arcebispo de Johanesburgo, Dom Buti Joseph Tlhagale, presidente da Conferência Episcopal da África do Sul (SACBC), participa da assembleia e presidirá a celebração eucaristia que será concelebrada com os demais bispos na Igreja Regina Mundi, em Soweto, no próximo domingo. (MJ)
APELO DO NOVO CARDEAL CONGOLÊS PELA PAZ NO LESTE DO PAÍS
◊ Kinshasa, 07 dez (RV) - O Arcebispo de Kinshasa, na República Democrática do Congo, Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, fez um apelo aos políticos para que respondam às expectativas do povo e terminem com a guerra em andamento no leste do país.
O purpurado fez esse apelo durante a missa celebrada no Estádio dos Mártires na capital congolesa. Trata-se da primeira missa presidida pelo novo cardeal após o Consistório realizado, no Vaticano, em 20 de novembro passado.
Participaram da celebração eucarística mais de 100 mil fiéis, dentre eles o presidente Joseph Kabila e sua esposa, e demais autoridades do Governo congolês.
"O poder que não se preocupa com o bem comum é um poder sem objetivo. O poder tem sentido somente se cuida das pessoas, dos pobres e marginalizados" – frisou o Cardeal Pasinya.
O purpurado pediu às facções que lutam no norte do país para que deponham as armas e construam a paz na justiça e na reconciliação, recordando que o Santo Padre "nos pede para utilizar todos os caminhos do direito nacional e internacional a fim de terminar com a guerra no Congo, sobretudo no leste do país".
O Cardeal Pasinya expressou sua preocupação pelo progressivo empobrecimento da população e denunciou a exploração dos grandes recursos naturais do país por parte de companhias estrangeiras, que não beneficiam a maioria dos congoleses. (MJ)
COSTA DO MARFIM: IGREJA MEDIADORA DE CRISE
◊ Abijan, 07 dez (RV) - A Igreja Católica na Costa do Marfim está seguindo com atenção a crise política que eclodiu no país após o segundo turno das eleições presidenciais de 28 de novembro e se propõe como sujeito ativo na mediação entre os dois líderes políticos que se declararam vencedores e disputam seja a presidência seja a liderança do governo. A União Africana enviou o ex-Presidente Sul-Africano Thabo Mbeki para mediar entre as duas partes, “mas até agora não há aberturas para um entendimento, porque Gbagbo e Ouattara permanecem firmes em suas posições”, disse à agência Fides uma fonte da Igreja local.
No último domingo, o Arcebispo de Abidjan e Porta-voz do grupo de líderes religiosos para as eleições “pacíficas”, Dom Jean-Pierre Kutwa, durante a cerimônia de consagração de uma nova igreja em Abidjan fez um apelo a Gbagbo e Ouattara, para que sejam razoáveis e convidou a população à calma. “Dom Kutwa recordou aos fiéis que Deus não vai abandonar a Costa do Marfim e ainda é possível encontrar uma solução pacífica”, afirma a fonte da Fides.
“De acordo com um jornal da oposição, nos últimos dias em confrontos em diferentes áreas da Costa do Marfim, teriam perdido a vida 54 pessoas, mas esta notícia não foi divulgada nos meios de comunicação ligados a Gbagbo. Trata-se de uma informação difícil de ser verificada. Para evitar a propagação de informações e de ‘rumores’ que incitam as mentes da população, foi bloqueado o serviço de envio de mensagens de textos dos celulares (SMS)”, conclui a fonte da Igreja local. (SP)
IRAQUE: A FUGA DOS CRISTÃOS
◊ Iraque, 07 dez (RV) – No âmbito do êxodo dos fiéis cristãos do Iraque - que, após a recente onda de violência buscam refúgio na Europa, América, Oceania - centenas de famílias católicas caldeias se refugiaram nos últimos dias na Turquia, esperando para poder chegar a países onde existem grandes comunidades de fiéis católicos caldeus, prontos a recebê-los. O vigário patriarcal dos assírio-caldeus na Turquia, Dom François Yakan, anunciou que sua comunidade está acolhendo os refugiados cristãos iraquianos e está ajudando-os nas práticas jurídicas e administrativas junto ao Alto Comissário da ONU para os Refugiados, para levá-los a outros países.
Quem está coordenando o acolhimento dos refugiados cristãos iraquianos em diferentes países – refere a agência de notícias Fides - é “a Associação de solidariedade para os imigrantes e refugiados”, que recolhe os fiéis assírio-caldeus em nível mundial. Dom Yakan sublinhou que os “caldeus emigraram para todas as partes do mundo e o mundo inteiro abriu as portas para nós”, salientando que as comunidades caldéias se uniram para uma coleta de solidariedade em favor dos irmãos que estão sofrendo.
Todavia, centenas de famílias cristãs estão se transferindo também para o Curdistão iraquiano, permanecendo assim no Iraque e entrando na categoria de “deslocados internos”. A autoridade regional do Curdistão anunciou, no entanto, que não recebeu qualquer apoio da comunidade internacional, nem do governo central, apesar da presença crescente de imigrantes cristãos na região. Os cristãos estão recebendo uma boa recepção, mas se o êxodo continuar, a região poderia, em breve, encontrar-se em uma difícil crise humanitária: por isso, segundo os observadores, o fluxo deve ser guiado e controlado, enquanto é necessário o apoio financeiro para assegurar os serviços de acolhida e serviços sociais básicos. (SP)
Entrevistas
MINISTRO DO TSE LEWANDOWSKI VISITA ROMA
◊ Roma, 07 dez (RV) - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, apresentou ontem, segunda-feira, dia 6, para autoridades italianas em Roma, o sistema de votação eletrônica utilizado no Brasil. Ele fez palestra a um grupo de acadêmicos, autoridades, diplomatas e técnicos e expôs o funcionamento da urna eletrônica ao ministro do Interior da Itália, Roberto Maroni, responsável pela organização e realização das eleições no país.
A viagem do presidente do TSE poderá representar a porta de entrada para o uso da tecnologia brasileira na Europa. O governo da Itália manifestou interesse em desenvolver a cooperação. O ministro Lewandowski deu ênfase a quatro aspectos de maior interesse das autoridades do país: segurança, transparência, baixo custo e eficiência.
Ontem de manhã, o presidente do TSE fez palestra na Embaixada do Brasil junto ao governo italiano sobre “Processo eleitoral e experiência com as eleições no Brasil em 2010”, para mostrar como as eleições brasileiras são organizadas e por que são bem sucedidas. Silvonei José conversou com o Miinistro Lewandowski, que será hóspede nesta semana do Programa Em Romaria. (SP)
Atualidades
COP-16 CANCUN: O FANTASMA KYOTO
◊ Cancun, 07 dez (RV) - Os ministros de 190 países estão reunidos em Cancun, há nove dias, para a Conferência sobre Mudança Climática, COP-16. Segundo agências de notícias, a atmosfera é positiva e todos estão demonstrando vontade de cooperação para que Cancun não termine em fracasso, como Copenhague, a um ano atrás.
Maior emissor do gás de efeito estufa do planeta, a China deu sinais de abertura quanto à questão controversa da transparência sobre o seu engajamento em termos de emissão de CO2. "A China está pronta para dividir com o mundo, e desejamos adotar uma atitude transparente e aberta", declarou o principal negociador chinês, Xie Zhenhua.
Contudo, o "castelo de cartas" que está sendo construído pacientemente pelas nações, sob impulso da presidência mexicana, poderá cair, na sexta-feira, caso a questão delicada do futuro do Protocolo de Kyoto – único instrumento jurídico vinculante sobre o tema em vigor atualmente – não seja decida. Japão e Índia divergem claramente sobre a questão, pois o governo nipônico recusa-se a uma prorrogação do período de engajamento ao Protocolo, que expira em 2012, enquanto os indianos dizem que a extensão é absolutamente necessária.
Brasil e Reino Unido foram encarregados de achar uma solução viável para esse impasse. Contudo, segundo o embaixador do Brasil para o Clima, Sérgio Serra, há um consenso entre os países de que não há ambições, para essa Conferência, de estabelecer níveis de emissão de efeito estufa menor do que os já conhecidos. Por enquanto, a maior preocupação é garantir o engajamento dos Estados às metas já estabelecidas, para depois pensar em novos números.
Uma manifestação popular dirigida por Organizações Não Governamentais deverá reunir na tarde de hoje 5 mil pessoas, que consideram essas conferências só mais uma atividade política, sem resultados concretos. A próxima grande conferência sobre o clima está prevista para o final de 2011, em Durban, na África do Sul. (ED)
ASSOCIAÇÃO INDIANA PROMOVE MULHERES AGRICULTORAS
◊ Nova Délhi, 07 dez (RV) - Na Índia, 72% das mulheres trabalham na agricultura. Muitas vezes essas pequenas agricultoras enfrentam vários obstáculos econômicos, não possuem acesso a nenhum tipo de formação, mercados e incentivos produtivos.
As agricultoras indianas vivem numa sociedade onde os preconceitos de gênero estão profundamente arraigados. Elas não têm acesso a contas bancárias, nem direito de possuir terras, não estão representadas nos grupos e associações de agricultores.
Para ajudar essa categoria, em 1972, foi criada a Associação de Mulheres Autônomas (Self-employed Women’s Association - SEWA), membro do sindicato indiano, inspirada no princípio de autossuficiência da filosofia de Mahatma Gandhi.
A associação está engajada em fortalecer o papel das mulheres, ajudando-as a obter emprego, oferecendo-lhes os trabalhos mais procurados, renda, alimentação e previdência social. A Associação de Mulheres Autônomas é uma rede de cooperativas de âmbito nacional, grupos de autoajuda, bancos e centros de formação que ajudam as mulheres a enfrentar os vários obstáculos que encontram.
Atualmente, tem 1 milhão e 300 mil mulheres, 54% são pequenas agricultoras nas zonas rurais, mas existem também vendedoras, trabalhadoras da área editorial, bordadeiras e trabalhadoras têxteis.
A Associação de Mulheres Autônomas também está empenhada na formação escolar e produtiva das mulheres agricultoras, oferecendo-lhes contato com as novas tecnologias, serviços financeiros e oportunidades de trabalho para representantes do comércio.
O trabalho da associação está se estendendo a outros países asiáticos, como Bangladesh, Sri Lanka e Afeganistão. (MJ)
© Rádio Vaticano 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário