Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Papa e Santa Sé

25 ANOS DO PONTIFÍCIO CONSELHO DA PASTORAL PARA OS AGENTES DE SAÚDE

◊ Cidade do Vaticano, 21 out (RV) - Realizar-se-á de 18 a 20 de novembro próximo, na Sala do Sínodo, no Vaticano, a 25ª Conferência Internacional do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde, sobre o tema "Por uma saúde justa e humana à luz da Caritas in veritate".

O presidente do organismo vaticano, Dom Zygmunt Zimowski, apresentou na semana passada ao Papa a programação do evento que contará com a participação de pesquisadores, especialistas do campo da saúde e da economia, além de diplomatas e representantes da Igreja Católica.

O evento contará com a participação do diretor para a África da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dr. Luis Gomes Sambo, de Angola, do Ministro da Saúde italiano, Ferruccio Fazio, e outras autoridades.

Este ano, o Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde completa 25 anos de fundação. (MJ)


Igreja no Mundo

UGANDA: AUMENTAM VOCAÇÕES SACERDOTAIS

◊ Campala, 21 out (RV) - "As vocações sacerdotais, em Uganda, aumentaram nos últimos anos", ressalta um artigo da revista católica on-line FlashPress–Infocatho da Conferência Episcopal francesa.

Atualmente, 1.130 jovens ugandenses estão se preparando ao sacerdócio nos quatro seminários do país, mas o número de sacerdotes permanece insuficiente em relação às exigências da Igreja no país que conta 13 milhões de fiéis numa população de 28 milhões de habitantes.

Na Uganda existe um sacerdote para cada 7 mil habitantes, mas existem regiões em que 1 sacerdote deve atender 25 mil fiéis.

Além do problema do número de sacerdotes, existe também o desafio da qualidade de formação dada aos seminaristas. "Um aspecto – ressalta o artigo – muito importante num contexto em que a Igreja deve enfrentar a proliferação de seitas e a difusão do fenômeno das bruxarias". (MJ)


CANADÁ: COMBATE À POBREZA

◊ Toronto, 21 out (RV) - A Conferência Episcopal do Canadá, por ocasião do Dia Internacional de Combate à Pobreza, comemorado no último domingo, lançou um apelo para que a pobreza seja derrotada no país. Os pobres no Canadá são, de fato, mais de três milhões, numa população de cerca de 35 milhões, e são na sua maioria filhos de imigrantes, desempregados e populações nativas.

Os bispos apelaram a toda a população do Canadá para que haja um esforço coletivo que não torne vãos os diversos programas implementados pelo governo central e pelas várias organizações de caridade. Grande atenção deve ser dada à redistribuição das riquezas, pedra angular na luta contra a pobreza: a desigualdade entre ricos e pobres, na verdade, reside na falta de acesso aos recursos por parte dos pobres.

Uma estratégia, nesse sentido pode ser a colaboração entre todos católicos e os cidadãos canadenses a fim de evitar a frustração e o cansaço, derivados da distância entre ricos e pobres. Os bispos também observaram que, apesar dos progressos, ainda mais de 3 milhões de pessoas passam fome. A luta contra a pobreza é um dever de todos os católicos, assim como ensina o Evangelho, e recorda as palavras da encíclica do Santo Padre, “Caritas in veritate”, na qual ele exortou os membros da Igreja darem a sua contribuição para a civilização da emergente economia global. (SP)

IRLANDA: IGREJA CONVOCA ANO DE ORAÇÃO

◊ Roma, 21 out (RV) - Um convite aos fiéis da Irlanda a seguirem com a oração, o processo de renovação que os bispos locais, em estreita colaboração com a Santa Sé, iniciaram no país após as várias denúncias de abuso sexual cometidos por sacerdotes contra menores. Esta é a conclusão da Assembléia Geral da Conferência Episcopal da Irlanda, que terminou seus trabalhos na terça-feira, e durante a qual os bispos voltaram a expressar “gratidão” a todos aqueles que neste período ofereceram reflexões úteis sobre o assunto.

Mas o maior agradecimento vai ao Papa Bento XVI e à sua Carta Pastoral aos católicos da Irlanda, publicada no dia 19 de março de 2010. Os bispos sublinham mais uma vez “a necessidade de iniciar uma profunda renovação e uma nova visão, capazes de inspirar as gerações presentes e futuras para que façam tesouro do dom da fé em comum”.

O ano de oração terá início no dia 28 de novembro próximo, primeiro domingo do Advento. (SP)


TANZÂNIA: RÁDIOS CATÓLICAS PELA PAZ

◊ Arusha, 21 out (RV) - "Interpretando os sinais dos tempos, a paz e a tranqüilidade de nossa sociedade estão ameaçadas por várias guerras e pela instabilidade política" – foi o que disse o Vigário Geral da Arquidiocese de Arusha, na Tanzânia, Mons. Simon Thobias Tenges, na abertura do encontro de profissionais de rádios católicas do Quênia, Uganda e Tanzânia, que se encerra amanhã.

Mons. Tenges, que falou em nome do Arcebispo de Arusha, Dom Josaphat Louis Lebulu, afirmou que os diversos conflitos da região são um desafio para a Igreja Católica que inclui mecanismos de mitigação de conflitos em suas funções pastorais.

O Vigário Geral de Arusha convidou os funcionários das rádios católicas da África Oriental a desenvolverem políticas editoriais e programas que promovam a paz na região. O encontro foi organizado pela Associação das Conferências Episcopais da África Oriental (AMECEA) com o apoio da fundação católica estadunidense, Raskob Foundation for Catholic Activities.

Em seu discurso de boas-vindas, o secretário do Departamento de Comunicações da AMECEA, Pe. Chrisantus Ndaga, frisou que o encontro pretende iniciar uma estreita colaboração entre as Igrejas da África Oriental para enfrentar temas de interesse comum na região.

O sacerdote pediu aos responsáveis da mídia católica desses países para que ajudem a população da região a tomar decisões justas na promoção da paz e compreender os efeitos negativos de conflitos e violência. Pe. Ndaga também pediu para que ajudem os líderes das Igrejas a combater a corrupção, a avidez, o etnocentrismo, a pobreza e a fome. (MJ)

Atualidades


JOGO BENEFICENTE PELO FIM DA FOME DO MUNDO

◊ Roma, 21 out (RV) - A Associação Européia das Ligas de Futebol Profissional e a agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estão promovendo, para o próximo final de semana, o "Dia Europeu do Jogo contra a Fome". Serão 16 Ligas Européias de Futebol em campo, com partidas beneficentes, em prol do fim da fome no mundo.

Essa iniciativa foi batizada de "1 Bilhão de Famintos" e recebeu o apoio de Bento XVI. Os jogadores pedem aos torcedores que assinem um abaixo-assinado na internet para que os governos dêem prioridade à erradicação da fome. Até agora, já foram arrecadadas 1 milhão e meio de assinaturas.

De acordo com a Rádio ONU, 314 clubes profissionais vão jogar em 157 estádios da Europa. Entre os craques confirmados estão Diego Forlán, da Seleção do Uruguai, o goleiro da Seleção Espanhola e Campeã do Mundo, Iker Casillas, e o atacante argentino, Lionel Messi. Em cada partida, serão usados apitos amarelos contra a fome. Na Itália, juízes e jogadores carregarão o apito durante todo o evento. (ED)


PAQUISTÃO: CAPELA CRISTÃ INVADIDA POR FUNDAMENTALISTAS

◊ Rawalpindi, 21 out (RV) - Um grupo de fundamentalistas islâmicos, cerca de 20 pessoas, atacou terça-feira, com armas de fogo, a capela cristã do Gordon College, lugar de culto da Universidade Presbiteriana de Rawalpindi, Paquistão. Após os disparos, o grupo entrou no prédio e se fechou no seu interior. Os agressores renunciaram a destruir a capela somente após a chegada da polícia, que não interviu de nenhum modo, deixando os fundamentalistas dentro do edifício. Isso foi confirmado à agência AsiaNews pela senhora Asghar Mrs. Robinson, que acrescentou: “Durante a agressão ficou ferido o guradião do local”.

O pastor presbiteriano e outros líderes cristãos da capela estão na África do Sul para um encontro com outros líderes religiosos. Cerca de 40 pessoas se reuniram diante da capela e pediram justiça à administração local. O pastor declarou: “O deputado muçulmano local Shakeel Awan, o grupo da Liga Muçulmana e a administração distrital não querem que ali exista uma igreja. Eles querem demolí-la há pelo menos uma década: os cristãos de Punjab sofrem desde quando subiu ao poder a Liga Muçulmana, e os ataques dos últimos dois anos demonstram isso”, afirmou o pastor.

Pesa sobretudo, diz o professor Salamat Akhtar, “o fato de que a polícia não se decide a intervir em nenhum modo”. A capela foi reaberta em abril de 2010, depois de ficar fechada durante 8 anos. Atualmente, pertence ao governo, que deveria restituí-la à comunidade cristã: no entanto, de acordo com a lei paquistanesa, o edifício também poderia ser vendido a terceiros. A ocupação ilegal é uma tentativa de apropriar-se do prédio. Um incidente semelhante ocorreu em abril, mas a polícia interveio e prendeu os agressores. No entanto, a comunidade muçulmana moderada de Rawalpindi, ficou do lado dos cristãos. (SP)


REFERENDO NO NÍGER: SIM OU NÃO PARA A NOVA CONSTITUIÇÃO?

◊ Niamey, 21 out (RV) - 31 de outubro é uma data importante para os cidadãos brasileiros, que irão eleger o novo presidente do país, mas o é também para os cidadãos do Níger. Será o dia do referendo por uma nova Constituição, marcando o início do processo eleitoral que se desenvolverá pelos próximos meses, até as presidenciais em 2011, e o fim do período de transição política inaugurado com a queda do presidente Mamadou Tandja no último 18 de fevereiro.

Tandja – retirado do poder, este ano, por uma junta militar - manteve-se presidente por dez anos, mas somente porque dissolveu o Parlamento e o Tribunal Constitucional, impondo, em 2009, um referendo de prorrogação do seu mandato.

Quanto ao atual referendo, 6 milhões e meio de pessoas deverão ir às urnas, daqui a dez dias, para escolherem se querem, ou não, uma nova Constituição para o país. O presidente da comissão nacional eleitoral independente, Ghousmane Abdourahamane, disse, em entrevista à Rádio France Internacional, que todo o material necessário para votação já está preparado.

Quanto às campanhas políticas pelo "sim" e pelo "não", não se vê muita movimentação no país, devido à ausência de líderes partidários. Não é à toa, já que em 1996 um golpe militar suspendeu a Constituição e os partidos políticos.

O Níger foi avaliado, pelas Nações Unidas, em 2007, como o país com o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano entre os 182 países pesquisados. (ED)

BULGÁRIA: LÍDER EM ABANDONO DE MENORES NA EUROPA

◊ Sofia, 21 out (RV) – Triste primado para a Bulgária: o país ocupa o primeiro lugar no ranking europeu de abandono de menores com menos de três anos de idade.

Só nos últimos 12 meses, foram abandonadas nos orfanatos, 2.094 crianças, 1.400 das quais com menos de um ano de vida.

Para combater essa tendência, a cidade de Plovdiv, por meio de uma iniciativa do vice-prefeito Georgi Tarnovaliyski, lançou e está promovendo a campanha "Seja genitor". A campanha exorta a um empenho concreto, a fim de prevenir o aumento do índice de abandono de menores, apoiando fortemente, a manutenção e o crescimento das crianças no âmbito de suas famílias.

Em 2009, só na localidade de Plovdiv, 20 mulheres receberam assistência do conjunto de serviços sociais, o que fez com que mais da metade delas tenha decidido manter consigo os próprios filhos. Um resultado significativo ainda que muito pequeno para combater, efetivamente, a tendência do abandono de menores no país, que continua muito elevada.

Dentre os problemas que a Bulgária enfrenta, merece destaque a questão ligada aos Institutos para Menores – uma herança do passado que, em alguns casos, repercute dramaticamente sobre as crianças.

Ainda hoje, existem no país, 131 desses institutos que hospedam 6.336 crianças. Nessas estruturas, frequentemente faltam as mais elementares condições para garantir aos menores uma existência serena. De fato, nos últimos dez anos, quase 250 crianças deficientes mentais – hóspedes desses institutos – morreram, por negligência ou vítimas da violência.

Sobre essas mortes ainda estão em andamento inquéritos em alguns desses institutos, onde estão hospedadas cerca de 1.350 crianças com algum tipo de deficiência mental.

A Bulgária – país que passou a fazer parte, recentemente, da União Europeia – está-se adequando lentamente aos padrões da UE também no âmbito social. Os fundos estruturais e o fundo social são destinados a programas de institucionalização que visam – no prazo de três anos – ao fechamento desses institutos, substituindo-os por formas alternativas de acolhimento das crianças. (AF)


CUBA: SUCESSO DAS PUBLICAÇÕES CATÓLICAS

◊ Havana, 21 out (RV) - Grande sucesso pelas publicações católicas em Cuba. Apesar das restrições e controle do governo, de fato, de acordo com a Associação Católica Mundial para a Comunicação, Signis, as publicações teriam aumentado nos últimos anos, atingindo cerca de 4 milhões de leitores católicos.

À disposição deles estão 46 publicações entre boletins e revistas, 7 boletins eletrônicos e 12 sites web. Grande entusiasmo, afirma a agência Zenit, foi expressa pelo Vice-presidente da Signis, Gustavo Andujar: “As revistas começaram a se multiplicar nos anos mais duros da história de Cuba, nos anos noventa, mas a Igreja foi capaz de responder à situação de confusão e o desespero que provava o povo”.

“A Igreja não se colocou em concorrência com o Estado, nem tão pouco as suas palavras foram de contestação – continou Andujar - mas, sim, uma alternativa feita de consensos e conciliações”. O compromisso, especialmente com relação às duas maiores publicações em Havana, “Palabra Nueva” e “Espacio Laical”, foi levado avente pelos leigos, sem formação profissional específica.

Isso dá ainda mais relevância ao sucesso da imprensa católica que, apesar das mudanças da Constituição e da introdução da liberdade religiosa, muitas vezes é vista pela burocracia como algo “estranho e perigoso”. Andujar, em seguida, abordou a questão do diálogo com as instituições, afirmando que “a Igreja nunca vai tomar posição sobre questões políticas da ilha, nem nunca entrara nas lutas do partido”, mas ressaltou que o diálogo com o presidente Raul Castro, nasceram somente coisas positivas. (SP)

Nenhum comentário: