Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Papa e Santa Sé

PAPA: DOM RAYMUNDO DAMASCENO ASSIS, CARDEAL


◊ Cidade do Vaticano, 20 out (RV) - No final da Audiência Geral de hoje, Bento XVI anunciou o Consistório, que se realizará em 20 de novembro próximo, em que criará 24 cardeais, entre eles o Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).

No Consistório, o terceiro do pontificado de Bento XVI, receberão o barrete cardinalício: o Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Dom Angelo Amato; o Prefeito da Congregação para o Clero, Dom Mauro Piacenza; o Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Dom Gianfranco Ravasi; o Penitenciário Maior, Dom Fortunato Baldelli; o Presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé, Dom Velasio De Paolis; o prefeito do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica, Dom Raymond Leo Burke; o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Dom Kurt Koch; o Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, Dom Robert Sarah; o Pró-Patrono da Ordem de Malta, Dom Paolo Sardi; o Arcipreste da Basílica de São Paulo, Dom Francesco Monterisi; o Arcebispo de Palermo, Dom Paolo Romeo; o Arcebispo de Munique, Dom Reinhard Marx; o Arcebispo de Varsóvia, Dom Kazimierz Nycz; o Arcebispo de Washington, Dom Donald W. Wuerl; o Arcebispo de Kinshasa, Dom Laurent Monsengwo Pasinya; o Arcebispo Emérito de Lusaka, Dom Medardo Joseph Mazombwe; o Arcebispo de Colombo, Dom Malcom Ranjith Patabendige; o Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis; o Arcebispo Emérito de Quito, Dom Raul Eduardo Vela Chiriboga; o Patriarca de Alexandria dos Coptas, Dom Antonio Naguib; o Arcebispo Ordinário Militar emérito, Dom José Manuel Estepa Llaurens; o presidente emérito da Pontifícia Academia para a Vida, Dom Elio Sgreccia; o Mestre emérito da Capela Sistina, Dom Domenico Bartolucci; e o presidente emérito da Pontifícia Comissão de Ciências Históricas, Dom Walter Brandmüller.

O Papa ressaltou que na lista dos futuros cardeais podemos ver a universalidade da Igreja, pois eles são de várias partes do mundo e desempenham várias tarefas a serviço da Santa Sé ou em contato direto com o Povo de Deus como pastores das Igrejas Particulares.

Bento XVI convidou os fiéis a rezarem pelos futuros cardeais e pediu a intercessão da Virgem Maria Mãe de Deus, a fim de que possam bem desempenhar seu ministério na Igreja. (MJ)

AUDIÊNCIA GERAL: PAPA FALA SOBRE SANTA ISABEL DA HUNGRIA

◊ Cidade do Vaticano, 20 out (RV) - Bento XVI encontrou-se, nesta quarta-feira, na Audiência Geral, realizada na Praça São Pedro, no Vaticano, com fiéis e peregrinos provenientes de várias partes do mundo.

O Papa falou hoje em sua catequese sobre Santa Isabel da Hungria. A vida desta santa é um verdadeiro exemplo de serviço para todas as pessoas que têm responsabilidades de governo.

Santa Isabel realizou assiduamente obras de misericórdia e testemunhou como a fé e o amor a Deus e ao próximo fortalecem a vida familiar e a união conjugal.

Em sua vida espiritual, Isabel recebeu o apoio dos Frades Menores e a partir daquele momento, tornou-se mais determinada a seguir Cristo pobre e crucificado. Quando faleceu seu esposo, renunciou a todas as vaidades do mundo e construiu um hospital, onde serviu aos doentes, pobres e deficientes.

Santa Isabel da Hungria morreu em 1231. Foi canonizada pelo Papa Gregório IX e declarada patrona da Ordem Terceira Regular de São Francisco e das Ordens Franciscanas Seculares.

A seguir, o Papa fez um resumo de sua catequese em português, saudou os fiéis de língua portuguesa, particularmente os brasileiros da Paróquia São Pedro Apóstolo de Pato Branco, e concedeu a todos a sua bênção apostólica.

Queridos irmãos e irmãs,

Santa Isabel da Hungria nasceu em mil duzentos e sete. Muito jovem ainda, foi dada em casamento a Luís IV da Turíngia, florescendo entre ambos um amor sincero, animado pela fé e pelo desejo de cumprir a vontade de Deus. Decidida a seguir Cristo pobre e crucificado, presente nos pobres, Isabel praticava assídua e pessoalmente as obras de misericórdia. Foram acusá-la ao marido de assim gastar os bens do condado; ele respondeu: «Desde que não me venda o castelo, não me importa!». Uma vez ela levava o avental cheio de pão para os pobres, quando se cruzou com o marido que lhe perguntou que levava. Isabel abriu o avental; mas, em vez de pão, apareceram magníficas rosas. É o conhecido milagre do pão transformado em rosas, que aparece muitas vezes reproduzido na imagem desta grande Santa da caridade.

Amados fiéis brasileiros da paróquia São Pedro Apóstolo de Pato Branco e todos os peregrinos de língua portuguesa, agradeço a vossa visita e de coração vos saúdo, desejando que esta peregrinação a Roma deixe a vida de cada um iluminada pelo sentido e pelo amor de Deus e do próximo. Sobre as vossas famílias e comunidades cristãs, desçam abundantes favores divinos, que sobre todos invoco ao abençoar-vos em nome do Senhor. (MJ)


PAPA FAZ NOMEAÇÕES PARA O BRASIL

◊ Cidade do Vaticano, 20 out (RV) - O Santo Padre nomeou, nesta quarta-feira, novo Arcebispo de Palmas, TO, Dom Pedro Brito Guimarães, até então Bispo de São Raimundo Nonato, PI.

Dom Pedro nasceu em 22 de fevereiro de 1954, na cidade de Eliseu Martins, Diocese de Oeiras, PI. Após os estudos preparatórios no Seminário Menor de sua diocese de origem, fez os estudos de Filosofia no Seminário Maior de Fortaleza, e os de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde fez, inclusive, o doutorado em Teologia Dogmática.

Foi ordenado sacerdote em 26 de fevereiro de 1986 e incardinado na Diocese de Oeiras, onde exerceu o ministério até 17 de julho de 2002, data em que foi nomeado Bispo de São Raimundo Nonato, recebendo a ordenação episcopal em 14 de setembro daquele ano.


Bento XVI aceitou, nesta quarta-feira, a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Foz do Iguaçu, PR, apresentada por Dom Laurindo Guizzardi, por limite de idade.

Como novo Bispo de Foz do Iguaçu, o Pontífice nomeou Dom Dirceu Vegini, até então Bispo Auxiliar de Curitiba. Dom Dirceu nasceu em Massaranduba, na Diocese de Joinvile, SC, em 14 de abril de 1952. Fez os estudos de Filosofia na FAI (Faculdades Associadas do Ipiranga), em São Paulo, e os estudos de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro.

Em 21 de janeiro de 1984 foi ordenado sacerdote e incardinado na Diocese de Apucarana, PR, onde desempenhou seu ministério até 15 de março de 2006, data em que foi nomeado Bispo Auxiliar de Curitiba, recebendo a ordenação episcopal em 2 de junho daquele ano. (MJ/RL)


PADRES SINODAIS TRABALHAM UNIFICAÇÃO DAS PROPOSIÇÕES FINAIS

◊ Cidade do Vaticano, 20 out (RV) - Prosseguiram nesta quarta-feira, a portas fechadas, com a unificação das Proposições finais, os trabalhos do Sínodo para o Oriente Médio, em andamento no Vaticano como o tema "comunhão e testemunho".

Dias atrás foi reiterada a centralidade das Sagradas Escrituras para a paz no Oriente Médio. "A Palavra de Deus, nascida na terra do Oriente, seja fundamento de toda educação, ensinamento e diálogo para construir a civilização do amor para o bem de todos", foi o que disse, na Sala do Sínodo, o Bispo de Alexandria dos Coptas na República Árabe do Egito, Dom Botros Fahim Awad Hanna.

Sobre a fase atual dos trabalhos sinodais, eis o que nos disse o Arcebispo de Aparecida e Presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), Dom Raymundo Damasceno Assis, entrevistado por nosso colega Pe. David Rafael Gutiérrez Gutiérrez, do "Programa Ispano-americano": h


VATICANO CONTESTA CONGELAMENTO DE 23 MILHÕES DE EUROS

◊ Cidade do Vaticano, 20 out (RV) - O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, manifestou sua surpresa diante da decisão do Tribunal de Recursos italiano, de confirmar o sequestro de 23 milhões de euros pertencentes ao Instituto para as Obras Religiosas (IOR).

"A notícia da confirmação, por parte do Tribunal de Recursos, do sequestro, em caráter preventivo, de um depósito do IOR numa conta-corrente do Banco de Crédito Artigiano foi recebida com admiração" – diz Pe. Lombardi, num comunicado oficial da Sala de Imprensa da Santa Sé, respondendo aos jornalistas. Pe. Lombardi diz ainda que "se acredita que se trate de um problema interpretativo e formal" e que "os responsáveis pelo IOR acreditam que poderão esclarecer a situação o mais breve possível, nas sedes competentes".

A Procuradoria de Roma havia confiscado o montante pertencente à instituição bancária do Vaticano, considerando que o IOR teria omitido a identificação dos beneficiários e a razão para as movimentações desse capital.

Quando esse problema foi trazido à luz, semanas atrás, Pe. Lombardi manifestou a confiança do papa e da Cúria nos responsáveis pelo IOR, seu presidente Ettore Gotti Tedeschi, e seu diretor-geral, Paolo Cipriani.

Apesar de ser conhecido popularmente como o "Banco do Vaticano", na verdade, o IOR não tem objetivos especificamente bancários, pois seus lucros são destinados a atividades religiosas e foi definido como uma "entidade central" da Igreja, pelo Tribunal de Primeira Instância da Santa Sé, em 1987. (AF)

TODOS OS DIAS MORREM 3 MIL PESSOAS NO MUNDO EM ACIDENTES RODOVIÁRIOS

◊ Bangcoc, 20 out (RV) - Teve início ontem, terça-feira, na capital tailandesa Bangcoc, e se concluirá sábado, dia 29 outubro, o encontro integrado sobre a Pastoral da Estrada para a Ásia e a Oceania, promovido pelo Pontifício Conselho para os Migrantes.

O evento, organizado em colaboração com a Federação das Conferências Episcopais da Ásia, é o terceiro em nível continente depois de Bogotá, em 2008, para a América Latina, e de Roma, no ano passado, para a Europa. Sede do encontro é o Centro Pastoral da Arquidiocese de Bangcoc, na localidade de Samphran, onde estão reunidos 55 participantes provenientes de 18 países da região Ásia-Pacífico. No centro dos trabalhos em particular os acidentes rodoviários, responsáveis por uma média diária de 3.000 mortes no mundo inteiro, e as modalidades de intervenção em um fenômeno global que suscita “grande preocupação”.

Em particular, entre Ásia e Oceania são 700 mil as vítimas mortais todos os anos em acidentes rodoviários em um total mundial de 1,3 milhões. Um dado em crescimento, e as estimativas indicam que em 2020 dois terços das mortes por acidente rodoviário se resgistrarão nesta vasta área do planeta.

Portanto, a intenção dos organizadores da reunião em Bangcoc é “promover a compreensão e a educação entre os usuários de automóveis no que se refere à ética, condução segura e caridade cristã na estrada”, especialmente para aqueles que, como motoristas de veículos pesados, são muitas vezes obrigados a horários de trabalho excessivos. Entre os assuntos discutidos no encontro de Samphran, estão também o da prostituição e do tráfico de seres humanos. O tráfico de pessoas nesta região “atingiu níveis sem precedentes, de modo que pode ser considerado como uma nova forma de escravidão”. (SP)


Igreja no Brasil


AUMENTAM RELIGIOSAS ENGAJADAS CONTRA TRÁFICO DE SERES HUMANOS

◊ Salvador, 20 out (RV) - Concluiu-se em Salvador, na Bahia, o encontro de religiosas da Rede "Um Grito pela Vida", que preparou 27 pessoas das regiões do norte e do nordeste do Brasil para atuar na prevenção do tráfico de seres humanos.

O encontro que teve início no último dia 14, "alcançou resultados positivos" – afirmou Irmã Gabriela Bottani, integrante brasileira da Rede. Um dos temas considerados mais urgentes a serem enfrentados, segundo a Rede, foi a exploração sexual de mulheres e crianças. Foram também utilizados dados oficiais da Organização Internacional para as Migrações (OIM) a respeito deste crime internacional, assim como dados do Instituto de Pesquisa Nacional sobre o tráfico de mulheres, crianças e adolescentes (PESTRAF, 2002) que permitem aprofundar os aspectos relacionados a este problema.

O objetivo do encontro foi formar "multiplicadores", ou seja, formadores que, por sua vez, possam formar outras pessoas na prevenção do tráfico de seres humanos e promover o reforço da Rede na região. Segundo Irmã Gabriela, estiveram representados no encontro os Estados de Rondônia, Pará, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Maranhão.

"Depois desta formação, os participantes poderão formar núcleos em suas áreas de competência para comunicar aos outros, aquilo que aprenderam e alertar para os perigos do tráfico de seres humanos" – frisou a religiosa.

"É necessário ter e dispor de uma presença mais capilar, ou seja, alcançar lugares diferentes e sensibilizar sempre mais pessoas" – ressaltou Irmã Gabriela.

Está agendado para 2011 um encontro de religiosas em Foz do Iguaçu, no Paraná, para reforçar e ampliar ainda mais as atividades da Rede "Um Grito pela Vida". "As pessoas estão percebendo como é importante o trabalho das religiosas e estamos criando oportunidades para a participação dos leigos" – concluiu a religiosa.

A Rede "Um Grito pela Vida" está ligada à Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e atua na prevenção do tráfico de seres humanos com trabalho de sensibilização, principalmente em meio a comunidades e grupos com maior risco de se tornar vítimas deste crime organizado. (MJ)


Igreja na América Latina

PERU: PROCLAMADO O PATRONO OFICIAL DA ESPIRITUALIDADE CATÓLICA

◊ Lima, 20 out (RV) – O Congresso Nacional do Peru reconheceu oficialmente o "Senhor dos Milagres" como patrono da espiritualidade religiosa católica no país. Trata-se da imagem de Cristo pintada em uma parede de argila de uma casa de um bairro pobre de Lima no ano de 1651.

Particularmente venerado pelos peruanos, o "Senhor dos Milagres" foi proclamado patrono da espiritualidade católica em cerimônia solene na Praça de Armas, na capital, diante de milhares de fiéis. A celebração eucarística foi presidida pelo cardeal-arcebispo de Lima e primaz da Igreja Católica no Perú, Dom Juan Luis Cipriani.

O presidente peruano, Alan Garcia, assinou a lei que institui tal proclamação no início da tradicional procissão, que se realiza no mês de outubro desde 1687, partindo do Santuário de Nazareno e percorrendo as ruas do centro histórico da capital.

O "Senhor dos Milagres" é assim chamado, porque a ele foram atribuídas muitas graças e curas milagrosas. A sua é uma das maiores festas religiosas da América, e teve origem em 1661, quando - conta a tradição - um escravo negro pintou a imagem de um Cristo negro nas paredes de uma casa no bairro pobre de Pachacamilla.

Ela sobreviveu ao terrível terremoto de 1655 e ao maremoto de outubro de 1687, que arrasou Callao e parte de Lima, derrubando inclusive a capela construída em volta da imagem do Cristo, mas a parede com a imagem pintada ficou de pé. A imagem conservou-se surpreendentemente, dando origem a um culto que foi crescendo ao longo dos séculos, culminando com o ato solene desta terça-feira. (ED)


Igreja no Mundo

100 DO MOVIMENTO FÉ E CONSTITUIÇÃO

◊ Genebra, 20 out (RV) - O Movimento "Fé e Constituição" comemorou, nesta terça-feira, os seus 100 anos de existência. O movimento trabalha pela busca da unidade cristã, através do diálogo teológico entre representantes de diversas Igrejas.

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) menciona a ligação entre o "Fé e Constituição" e a Conferência Mundial das Missões, a qual, desde 1910, trabalha na mediação das questões doutrinárias que dividem as diversas Igrejas na Escócia.

A idéia de dar vida ao Movimento foi do Bispo Missionário Canadense Charles Brent, que buscava promover a unidade dos cristãos e resolver as questões de fé entre as Igrejas e outras instituições. Foi então, em 19 de outubro de 1910, que a Convenção Geral da Igreja Episcopal adotou unanimemente uma resolução que invocava uma conferência mundial de representantes de todas as Igrejas. O objetivo foi o de estudar as questões relativas à fé e à constituição da Igreja de Cristo.

O Movimento "Fé e Constituição" passou a ser um componente do Conselho Mundial de Igrejas desde quando este foi inaugurado, em 1948. (ED)


SUDÃO: BISPO PEDE ORAÇÃO PELA PAZ NO PAÍS

◊ Londres,20 out (RV) - O Bispo de Tombura-Yambio (Sudão), Dom Edward Hiiboro Kussala, ressaltou durante dois encontros realizados em Londres e Edimburgo que os católicos no mundo devem ser solidários para com a Igreja perseguida através de suas orações e da ajuda material. O bispo citou o caso do Sudão, no contexto do próximo referendo que decidirá em janeiro se as regiões do norte e do sul devem seguir unidas no país. Nos encontros, organizados pela organização católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o prelado agradeceu aos fiéis da Grã-Bretanha por sua ajuda neste “delicado e histórico momento”. “Pedimos sua amizade. Nossa terra ainda necessita paz”, disse Dom Eduardo.

Ao agradecer à Ajuda à Igreja que Sofre por seu grande trabalho pela Igreja no Sudão como por exemplo na ajuda ao seu seminário, o Bispo comentou que “quando penso nesta Associação penso no Bom Samaritano, o único que ajudou o que tinha sido abandonado e esquecido". Dom Eduardo exortou os benfeitores da mesma a unirem-se em uma cruzada de oração pela paz em Sudão em vista do próximo referendum.

Na Catedral de Westminster, o Bispo se dirigiu aos refugiados sudaneses que tiveram que fugir durante a guerra civil do país. Comparou-os com os judeus do Antigo Testamento no exílio na Babilônia e os exortou a retornarem a casa para votar. (SP)


BISPO ANGLICANO DECIDE FAZER PARTE DA IGREJA CATÓLICA

◊ Londres, 20 out (RV) - O Bispo anglicano de Fulhan, na Inglaterra, John Broadhurst, anunciou que antes do fim deste ano renunciará ao seu cargo para poder fazer parte da Igreja Católica junto com os seus fiéis, explicando que uma das razões para esta decisão é a posição atual dos anglicanos a favor da ordenação de mulheres.

Segundo o jornal vaticano L’Osservatore Romano, Broadhurst fez este anuncio na última sexta-feira durante um discurso diante da Assembléia nacional do grupo "Forward in Faith" (Avante na fé) em Londres: “caros fiéis, antes do fim do ano tenho a intenção de demitir-me de meu cargo atual como bispo (anglicano) de Fulham. Além disso espero poder fazer parte do Ordinariato católico, assim que ele for estabelecido”.

O jornal do Vaticano explica que o bispo anglicano Broadhurst “é responsável pelo cuidado pastoral das paróquias nas quais a maioria dos fiéis é contrária à ordenação de mulheres. Além disso, no âmbito da diocese em Londres também estão sob seus cuidados pastorais as paróquias anglicanas de Southwark e Rochester".

O Bispo Broadhurst também comentou que espera passar à Igreja Católica de maneira mais simples possível e espera ansioso saber se seu pedido de adesão será acolhido”, precisando que não renunciará à presidência da organização Forward in Faith, já que esta não depende da igreja anglicana na Grã-Bretanha.

Segundo o jornal inglês Sunday Telegraph, o bispo afirmou que diante da atual situação dos anglicanos ele tem a impressão de que não resta outra opção a não ser abandonar a Igreja anglicana e aceitar a oferta do Papa Bento XVI, apresentada na constituição apostólica Anglicanorum coetibus que explica o processo de passagem dos anglicanos que desejam fazer parte da Igreja Católica.

No Sínodo anglicano, que se realizou em Nova Iorque de 8 a 13 de julho último, de fato, o Arcebispo de Cantuária e primaz da Comunhão anglicana, Dr. Rowan Williams, apresentou uma proposta segundo a qual no futuro uma mulher bispo poderia encarregar outro bispo, necessariamente homem, dos cuidados pastorais das paróquias contrárias à consagração episcopal de mulheres, para assim preservar a unidade das dioceses. A proposta, porém, após uma animada discussão, foi rejeitada. (SP)


PORTUGAL: JORNADA DO VOLUNTARIADO MISSIONÁRIO

◊ Leiria, 20 out (RV) - Realiza-se no próximo dia 23, em Leiria, Portugal, a 11ª Jornada do Voluntariado Missionário que abordará o tema da luta contra a pobreza e a exclusão social.

"Contra a pobreza, você pode fazer a diferença" é o slogan da iniciativa promovida pela Fundação Evangelização e Cultura (FEC), com o apoio do Grupo Missionário Ondjoyetu e do município de Leiria.

A conferência de abertura será sobre o tema "Promover o desenvolvimento humano: da realidade local à realidade global". Com a finalidade de motivar os participantes a agirem contra a pobreza, serão apresentados alguns projetos promovidos por Anistia Internacional, CAIS, Jesuit Refugee Service (Serviço Jesuíta para Refugiados) e pela Caritas Diocesana de Leiria.

Neste ano, celebra-se o Ano Europeu contra a pobreza e a exclusão social e se festejam os 10 anos da Declaração do Milênio das Nações Unidas sobre a luta contra a pobreza extrema. "Dois exemplos de iniciativas que requerem uma ação conjunta, em comunhão, pelo mesmo objetivo: o desenvolvimento humano integral" – afirma a FEC. Num mundo sempre mais interdependente, o grande desafio à globalização é transformar justamente esta interdependência em interação. De modo que esta mudança se realize no âmbito global, a transformação deve acontecer antes em nível local e pessoal.

João Paulo II afirmava que "todos somos realmente responsáveis por todos". "Esta é uma meta que deveria ser permanente: cada um se empenhe para que toda a humanidade possa viver em permanente relação solidária, onde todos são responsáveis por todos" – conclui a FEC. (MJ)


ANGOLA: BISPO LAMENTA CRESCIMENTO DE CASOS DE INFIDELIDADE CONJUGAL

◊ Luanda, 20 out (RV) - O bispo de Dundo, província de Lwena, Angola, Dom José Manuel Imbamba, lamentou, nesta quarta-feira, em Luanda, os numerosos casos de infidelidade conjugal na sociedade angolana, indicando-os como a causa de tantos casos de divórcio.

De acordo com o prelado, que falava à agência de notícias Angola Press à margem da II Assembleia Ordinária da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe (Ceast), a infidelidade conjugal tornou-se, para muitos, algo normal diante da sociedade.

Segundo o prelado, essa situação tem originado a degradação dos valores éticos e morais no seio da sociedade angolana.

Nesse contexto, ele exortou a Igreja a assumir, cada vez mais, seu papel e, à luz do Evangelho, buscar soluções para que as famílias em Angola vivam num clima de amor e paz.

Durante o encontro, os líderes católicos debaterão ainda, sobre questões inerentes à assembleia anual da juventude, ao protocolo de saúde entre o Ministério da Defesa e a Ceast, ao plano estratégico das Caritas e à criação de novas dioceses, entre outros.

Participam desse encontro, que terá a duração de sete dias, o núncio apostólico em Angola e São Tomé e Príncipe, Dom Novatus Rugambwa, o cardeal-arcebispo emérito de Luanda, Alexandre do Nascimento, o arcebispo de Lubango, Dom Gabriel Mbilingi, além de outros bispos e arcebispos de Angola e de São Tomé e Príncipe. (AF)


CINCO MINEIROS RESGATADOS NO CHILE CASAM NA IGREJA

◊ Copiapó, 20 out (RV) - Cinco dos 33 mineiros resgatados da galeria onde passaram 70 dias, na mina San José, Chile, irão se casar na igreja e, em alguns casos, mais de 20 anos depois da cerimônia no civil, inspirados pela graça de sua sobrevivência.

De joelhos, os mineiros pediram suas esposas e namoradas em casamento, numa festa realizada na noite desta terça-feira, na cidade litorânea de Caldera, no norte do Chile. Foi o primeiro evento público do grupo, desde o dramático resgate da semana passada, depois de mais de dois meses a 700m da superfície, em razão do desabamento da galeria da mina onde trabalham.

"Depois destes dez anos que passamos juntos, agora é hora de nos casarmos" – disse o mineiro Claudio Yañez a sua namorada, Cristina Nuñez, durante a festa realizada em uma estação de trem adaptada.

Durante o período transcorrido na galeria, o mineiro Esteban Rojas prometeu casar na igreja, com sua esposa, 25 anos após a cerimônia civil. O pedido foi mandado à superfície numa carta inserida dentro de um tubo de plástico usado para enviar os alimentos que mantiveram os homens vivos até serem resgatados.

"Eu disse a minha esposa que se eu saísse de lá vivo, eu me casaria na igreja" – disse Rojas. "E eu aceito. Ainda tenho a carta na qual você escreveu" – brincou a esposa, Jessica Yañez.

O resgate dos mineiros, um a um, por meio de uma cápsula que atravessava um túnel estreito (pouco mais que a largura do tórax de um homem) e de 625m de profundidade, atraiu a atenção do mundo e transformou os homens em celebridades. Todos passam bem, apesar de alguns ainda estarem enfrentando traumas psicológicos. (AF)


ÁFRICA: ENCONTRO DOS BISPOS DOS GRANDES LAGOS

◊ Bujumbura, 20 out (RV) - Foi inaugurado ontem e se encerra amanhã, quinta-feira, 21 de outubro, a Conferência do Episcopado Católico da região dos Grandes Lagos em Bujumbura, capital do Burundi. O objetivo do encontro, do qual participam delegados das duas Conferências episcopais regionais, da África Central (ACEAC) e da África Oriental (AMECEA) e das Conferências episcopais nacionais, é lançar uma ação sinérgica para tornar a Igreja da região promotora de uma cultura de paz e reconciliação.

A iniciativa foi inicialmente promovida pelas Conferências Episcopais da Tanzânia e Burundi, sob proposta da Comissão mista para os Refugiados, composta pelas duas Conferências. A Tanzânia, de fato, recorda a agência Fides, por muito tempo hospedou milhares de refugiados do Burundi que nos útimos anos estão sendo reenviados para casa e assistidos nesta fase, com o apoio de várias organizações, pelas Igrejas locais.

Presentes também no encontro, entre outros, os presidentes e secretários das Conferências Episcopais organizadoras do evento, os bispos presidentes das respectivas Comissões Justiça e Paz, os bispos das dioceses que fazem fronteira com o Burundi e delegados da Conferência Episcopal dos Estados Unidos. (SP)


BÉLGICA: IGREJA CATÓLICA INDENIZARÁ VÍTIMAS DE ABUSOS

◊ Bruxelas, 20 out (RV) - A Igreja Católica da Bélgica decidiu indenizar algumas das vítimas de abusos sexuais cometidos por membros do clero, bem como afastar os autores desses crimes, anunciou nesta quarta-feira, um porta-voz da Conferência Episcopal do país.

A Igreja deve custear as despesas terapêuticas para a recuperação de "algumas" das pessoas que sofreram abusos, afirmou hoje, o assessor de imprensa do arcebispo de Malines-Bruxelas, Dom André-Joseph Leonard.

A Igreja belga cobrirá somente os gastos que houver a partir de agora, e decidirá "caso por caso" quais vítimas receberão indenizações, esclareceu o porta-voz, Jurgen Mettepenningen, em entrevista concedida aos jornais De Standaard e Nieuwsblad.

Segundo Jurgen Mettepenningen, a Conferência Episcopal Belga tomou essa decisão na última reunião que manteve, na semana passada.

Por sua vez, o representante de um grupo de vítimas, Jan Hertogen, reivindicou à Igreja, uma indenização de 120 euros por mês, a todas as pessoas que sofreram abusos. (AF)


Formação

A ATIVIDADE MISSIONÁRIA

◊ Rio de Janeiro, 20 out (RV) - Quando se fala em atividade missionária, aflora à nossa mente o apelo dos Bispos da América Latina recordando-nos a importância de ser Discípulos-Missionários de Jesus Cristo, para que n'Nele nossos povos tenham vida: "Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14,6). Ser discípulo, para fazer discípulos. Há um profundo e estreito envolvimento da Missão com o discipulado. O foco da Missão é também ser e fazer discípulos.

Quando a Igreja do Brasil, através de seus pastores, os bispos, convoca toda a comunidade cristã para a missão, sinaliza-se que algo novo e determinante está acontecendo. Há aqui uma chave de leitura das mais consistentes: a eclesialidade da Missão aponta para as exigências de uma ação evangelizadora que seja toda ela iluminada pela ação missionária. A dimensão missionária é parte integrante do caminho evangelizador da Igreja.

A conversão pastoral de nossas comunidades exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária. É preciso reconhecer que o itinerário missionário da Igreja no Brasil tem se fortalecido. Por outro lado, ainda é frágil nossa consciência de vivermos em estado permanente de missão. Necessitamos também melhorar nossa ação e presença no âmbito da Missão além-fronteiras, universal.

Devemos recordar que os discípulos, por essência, são também missionários, em virtude do Batismo e da Confirmação, formamo-nos com coração universal. A Missão do anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo tem destinação universal. O Papa Bento XVI nos exorta dizendo que a Missão "ad gentes" se abra a novas dimensões: o campo da Missão ‘ad gentes' tem se ampliado notavelmente, e não é mais possível defini-lo baseando-se apenas em considerações geográficas ou jurídicas. Na verdade, os verdadeiros destinatários da atividade missionária do Povo de Deus não são somente os povos não-cristãos e das terras distantes, mas também os campos socioculturais e, sobretudo, os corações.

A Igreja discípula-missionária realiza-se, portanto, na Missão universal, na fidelidade a Deus e ao Evangelho. Toda reflexão teológica e missiológica aponta hoje para uma missão que leva a estar muito em Deus e com Deus, e muito com os seres humanos; uma missão que seja lugar de diálogo e encontro, diálogo com os valores das culturas e em sintonia com a humanidade. Missão "ad gentes" é equivalente à Missão para a humanidade. Assim, as primeiras comunidades cristãs não concebiam viver o Evangelho de Jesus, sem a Missão; não existiam só para si, mas para o mundo, para a sociedade na qual estavam inseridas (Mc 16,19-20).
Quanto à atividade missionária no âmbito da Igreja particular, vê-se que esta deve representar de modo mais perfeito possível a Igreja universal e, neste sentido, exige-se ademais o ministério da Palavra, para que o Evangelho atinja a todos. Somos chamados a ser arautos da fé para levar novos discípulos a Cristo e ser sinais de presença cristã no mundo.

A Arquidiocese, como Igreja Particular, deve dar um passo importante na realização da atividade missionária. Mesmo que já estejamos presentes em Dioceses e Prelazias irmãs com nossa ação missionária e com todo o trabalho interno da “missão continental temos ainda um longo caminho a percorrer. Toda atividade missionária deve nascer de um projeto inspirado pelo Espírito Santo, dando, assim, a oportunidade para as comunidades particulares, as suas lideranças, mostrarem seu crescimento espiritual e apostólico. Assim, através das mais diversas iniciativas, promovem-se o espírito missionário entre os fiéis e o anúncio da Boa Nova aqui e no mundo inteiro.

Cabe, portanto, a cada paróquia assumir esta causa no corajoso trabalho de evangelização, impregnando em suas vidas os dizeres do apóstolo das nações: “Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória, é uma obrigação que nos foi pedida: “ai de mim se eu não evangelizar” (1Cor 9,16). Desta forma, iremos formando verdadeiras redes de comunidades, aonde o trabalho missionário chegue em regiões distantes e abandonadas dentro da própria paróquia.

Rogamos à Trindade Santa para que a luz do Espírito missionário de Jesus fortaleça nosso entusiasmo missionário! E que Maria, a mãe das missões, nos enriqueça com a graça do ardor missionário!

† Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ


Atualidades


ONU: SILÊNCIO DEIXA CRIANÇAS DESPROTEGIDAS

◊ Nova York, 20 out (RV) - Está sendo debatida, no âmbito das Nações Unidas, a violência contra as crianças. Para representantes da Organização, é importante que se intensifiquem os trabalhos de apuração dos dados sobre o tema, porque o silêncio impede que avanços sejam feitos e deixa as crianças desprotegidas.

De acordo com informações da Rádio ONU, as crianças que não entram nas estatísticas não são consideradas para formalização de políticas, decisões orçamentárias, sendo assim privadas dos seus direitos. Todos os anos, 50 milhões de crianças não recebem certidão de nascimento.

Ainda novos indícios de violência contra menores, em países de rendas baixa e média, foram divulgados, a partir de pesquisas da Organização: três de cada quatro crianças pesquisadas já foram vítimas de alguma forma de disciplina violenta, 50% dos menores entrevistados sofreram castigos físicos e três de cada quatro foram submetidos a agressões psicológicas.

Ameaçar uma criança – complementa o documento -, expô-la ao ridículo ou intimidá-la é prejudicial não só à pessoa no período da infância, mas também na fase adulta.

Apenas um em cada quatro entrevistados com responsabilidade de cuidar de crianças considera que "é preciso bater para educar bem", contudo, a maioria das culturas é permissiva quanto às agressões físicas e psicológicas. (ED)


NÚMEROS DO TRÁFICO NO MUNDO

◊ Viena, 20 out (RV) - Um número alarmante: 11 bilhões de reais é o que arrecadam, por ano, os contrabandistas de migrantes latino-americanos para os Estados Unidos e Canadá.

A cifra do tráfico humano, em dólares, equivale a seis bilhões e meio, enquanto o tráfico de cocaína da região dos Andes para a América do Norte e Europa movimenta 72 bilhões. Segundo informações do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, o Unodc, o comércio ilegal de cocaína e heroína movimenta quase 200 mil dólares por minuto no mundo.

De acordo com a Rádio ONU, o chefe da agência, Yuri Fedotov, afirmou que a globalização está expandindo o crime organizado em proporções jamais vistas.

No início desta semana, na abertura de um encontro, em Viena, para debater o tema, o Unodc pediu à comunidade internacional que atue com mais vigor na aplicação da Convenção da ONU sobre Crime Organizado Transnacional.

A Convenção existe há dez anos e foi ratificada por 157 países, dando à comunidade internacional uma base global para extradição e assistência jurídica mútua.

Outro dado fornecido pela ONU, é o de que o tráfico da madeira do sudeste da Ásia, para a Europa e para o resto da Ásia, gera 3,5 bilhões de dólares anuais, e causa desmatamento, pobreza rural e perdas para o meio ambiente. (ED

Nenhum comentário: