Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Papa e Santa Sé


ESPÍRITO DE NATAL: BENTO VXI VAI PRESENTEAR CRIANÇAS E CARENTES

◊ Cidade do Vaticano, 14 dez (RV) - O sentido cristão do natal é profundamente baseado no valor da caridade vivenciada. Nesse espírito natalício, Bento XVI irá oferecer, às 13 horas do dia 26 de dezembro, um almoço às pessoas que recebem assistência nas diversas comunidades romanas das Missionárias da Caridade de Madre Teresa de Calcutá. O Papa participará do almoço, a ser servido na Sala Paulo VI.

Esse evento também será uma comemoração pelos 100 anos de nascimento de Madre Teresa.

Já na tarde de 5 de janeiro, vigília da Festa de Reis, Bento XVI irá ao Hospital Policlínico Gemelli, onde, às 17 horas, levará pessoalmente presentes às crianças internadas na pediatria e abençoará um dos centros de tratamento dessa ala do hospital. (ED)


AGENDA DE VIAGENS APOSTÓLICAS DE BENTO XVI PARA 2011

◊ Cidade do Vaticano, 14 dez (RV) – Com os últimos acertos sobre as datas da viagem de Bento XVI à Alemanha em 2011, está agora completo o calendário das viagens apostólicas do Papa para o próximo ano. O Santo Padre estará em terras germânicas de 22 a 25 de setembro. Ao todo, estão previstas quatro viagens internacionais e mais quatro para dioceses italianas.

A primeira visita pastoral será para Udine e Veneza (norte da Itália), em 7 e 8 de maio. O cardeal patriarca de Veneza, Ângelo Scola, anunciou a chegada de Bento XVI com muita alegria e comoção.

Depois, entre 4 e 5 de junho, o Papa estará na Croácia, viagem durante a qual deverá deter-se em oração aos pés do túmulo do Beato Stepinac. Ainda em junho, dia 19, o Pontífice fará uma visita pastoral à diocese de São Marino-Montefeltro.

Em agosto, Bento XVI irá à Espanha para a tão esperada Jornada Mundial da Juventude, a terceira do Papa depois de Colônia (Alemanha) e Sydney (Austrália). Lá, o Santo Padre ficará de 18 à 21 de agosto, junto a milhares de jovens do mundo todo. O tema dessa Jornada será “Enraizados e Edificados n’Ele...Firmes na Fé”.

Em setembro serão duas viagens apostólicas, no dia 11 a Ancona (centro-oeste da Itália), para a conclusão do Congresso Eucarístico Nacional, e de 22 a 25 na Alemanha, mais especificamente em Berlim, Friburgo e Erfurt. “A visita do Santo Padre – disse o presidente do episcopado alemão, Dom Robert Zollitsch – representará um momento importante para o nosso país e a Igreja na Alemanha”.

A última viagem do Papa, dentro da Itália, em 2011, será no dia 9 de outubro, será para Lamezia Terme e Certosa di Serra San Bruno, na região da Calábria, sul do país. E a última viagem internacional do ano que vem será para Benin, país da África Ocidental, inserindo-se no contexto das celebrações do Jubileu de 150 anos da evangelização do país. Bento XVI, durante a visita, irá entregar aos bispos africanos a Exortação Apostólica, fruto do Sínodo Especial para a África, realizado no Vaticano em outubro de 2009. (ED)


A SOLIDARIEDADE DO PAPA AOS COLOMBIANOS

◊ Cidade do Vaticano 14 dez (RV) - O Embaixador da Colômbia junto à Santa Sé, César Mauricio Velásquez, informou que o Papa Bento XVI se solidarizou com as vítimas do gigantesco deslizamento de terra ocorrido no último dia 5 de dezembro na localidade de Bello (perto de Medellín) e exortou à solidariedade para com as vítimas das chuvas que afetam 80% do país.

Durante uma visita no último domingo à localidade de Bello, o Embaixador Velásquez assinalou aos jornalistas que “o Papa exortou a Caritas Internacional para que ajude os necessitados, e de forma concreta os familiares das vítimas mortais de Bello. A Caritas é a maior rede com a qual a Igreja no mundo conta para atender tragédias”, afirmou.

O Santo Padre “une-se à dor das vítimas das chuvas torrenciais na Colômbia, em especial das vítimas e familiares da tragédia em Bello”, destacou o diplomata, acrescentando: o Papa Bento XVI reza “pelas crianças que morreram sepultadas neste deslizamento, e por suas famílias, para que recebam o consolo e a fortaleza de Deus”. Velásquez se declarou impressionado pela magnitude da tragédia, e também pela organização e determinação dos organismos de resgate em seus trabalhos, que qualificou de “exemplares”.

Até o momento os grupos de socorro recuperaram 62 corpos e conseguiram remover 70 % da terra da avalanche. (SP)


JOÃO PAULO II E O NATAL

◊ Roma, 14 dez (RV) - O Arcebispo de Cracóvia, Polônia, Cardeal Stanislaw Dziwisz, que foi Secretário particular do Papa João Paulo II durante 40 anos, recordou que para Karol Wojtyla a alegria do Natal era algo que, meditado e contemplado na liturgia e na vida cotidiana, devia ser compartilhada com os outros.

O Cardeal Dziwisz fez esta reflexão ao comentar o livro “A Noite das luzes: Páginas e homilias de Natal” que recolhe diversas intervenções do Papa João Paulo, antes e depois de chegar à Sé de Pedro, sobre esta importante festa.

Na análise, publicada pelo jornal vaticano L'Osservatore Romano em sua edição do último dia 10 de dezembro, o Arcebispo recordou que para João Paulo II “as festas natalinas eram sobretudo um momento muito importante para celebrar o mistério da encarnação de Deus, quer dizer do Amor que se faz próximo a todos os homens, quando nasce como menino em Belém”.

Depois de relatar que o Papa Peregrino celebrava o Natal com toda a Igreja, o Cardeal afirmou que esta festa “era para o Servo de Deus João Paulo II a festa da família, apesar de que ele mesmo tinha perdido a sua”: sua mãe morreu quando era menino, a irmã faleceu logo que nasceu, o irmão mais velho quando era doutor e o seu pai durante a Segunda guerra mundial.

O Papa polonês celebrava o Natal “com grande alegria com a família de sacerdotes e religiosas que trabalhavam com ele. Sempre estava rodeado pela ‘família’ de seus estudantes dos tempos em que foi capelão em São Floriano, em Cracóvia. Convidava-os ao palácio episcopal em Cracóvia e em Roma, porque acreditava que a alegria do Natal devia ser compartilhada com os outros”.

No Vaticano, prosseguiu Dom Stanislaw, “celebrava o Natal com a família pontifícia, composta não só pelos senhores cardeais e monsenhores que trabalhavam na cúria, mas também pela guarda vaticana e por aqueles que desempenhavam outros serviços”.

Depois de comentar que João Paulo II também celebrava o Natal com o presépio e a grande árvore da Praça São Pedro, o Arcebispo de Cracóvia recordou que o Papa Peregrino gostava “das canções de natal e comidas típicas deste período, porque ajudavam a criar uma atmosfera inesquecível e viver assim o mistério do nascimento de Deus”.

“O nascimento do Senhor era para o servo de Deus um mistério a ser contemplado na liturgia e na vida cotidiana e que, contemplado, deve ser compartilhado com outros”. (SP)


NOVIDADES NAS TRANSMISSÕES DA RÁDIO VATICANO PARA ESTE NATAL

◊ Cidade do Vaticano, 14 dez (RV) - Novidades nas transmissões da Rádio Vaticano e Centro Televisivo. Neste Natal 2010, a Rádio Vaticano e o Centro Televisivo Vaticano, CTV transmitirão via internet as celebrações papais em áudio e vídeo, ao vivo, com a tecnologia smooth streaming. O smoothstreming permite, a quem quiser seguir a cerimônia ao vivo, ver o vídeo com a melhor qualidade obtida com recurso disponibilizado ao usuário (banda internet, velocidade do computador, etc).

Outra novidade será a possibilidade de seguir ao vivo, áudio-vídeo, as cerimônias: do dias 24, Missa do Galo; de 25 de dezembro, Benção Urbi et Orbi; e de 1º de janeiro, Santa Missa na Basílica de São Pedro, em uma das 7 transmissões radiotelevisivas nas línguas disponíveis, que a Rádio Vaticano e CTV efetuarão. A visualização chegará através da utilização do novo player multimedial desenvolvido pela Rádio Vaticano.

O player está desenvolvido em silverlight, com o qual é possível também escutar a RV em todas a redes disponíveis, e ver os vídeos notícias escolhidos dentro de um fuso horário, na modalidade vídeo por solicitação. Com o novo player da RV será possível ver o vídeo ao vivo e por solicitação na qualidade HD (alta definição).

Trata-se de um primeiro experimento que, entre outros, na modalidade de transmissão ao vivo, áudio-vídeo multilinguístico, jamais foi realizado na Europa. O objetivo é realizar sempre este serviço por ocasião das celebrações papais e durante as viagens apostólicas. (SP)


Igreja na América Latina


ARGENTINA: IGREJA OFERECE SUA MEDIAÇÃO NO CONFLITO DE VILLA SOLDATI

◊ Buenos Aires, 14 dez (RV) - O Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Maria Bergoglio, pediu aos sacerdotes que trabalham na área da Pastoral Social para que ajam a fim de contribuir na resolução do conflito na área de Villa Soldati.

A capital argentina está vivendo momentos difíceis por causa da ocupação dos terrenos do Parque Indo-americano na área "Soldati" por pessoas sem-teto. Segundo informações locais, dentre os ocupantes está um grupo de imigrantes que chegou ao país há dois anos.

Nos confrontos com a polícia, quatro pessoas morreram: 2 bolivianos, um paraguaio e uma pessoa não identificada. A Comissão Episcopal para as Migrações denunciou que alguns expoentes políticos haviam previsto meses atrás a ocupação dos terrenos do Parque Indo-americano.

"Devemos obter a paz" – disse Pe. Carlos Acaputto, presidente da Pastoral Social, que esteve em Villa Soldati com outros membros da Pastoral. A delegação encontrou-se com lideranças dos residentes na Paróquia de San Juan Diego e fez uma ampla visita na área do conflito. "Dialogamos com os vizinhos e com os párocos da área para encontrar uma solução ao conflito. Acreditamos que o caminho certo seja o da paz; a violência é apenas um obstáculo na resolução do problema"– concluiu Pe. Acaputto.

Um comunicado emitido pela sede regional da Organização Internacional para as Migrações (OIM), condena as violências perpetradas na área de Villa Soldati. Além disso, a OIM lamenta as expressões xenófobas e a discriminação contra os imigrantes de países vizinhos que vivem na cidade de Buenos Aires.

Por sua vez, o organismo expressa sua profunda preocupação pelas declarações públicas de alguns funcionários da cidade que relacionaram a presença de estrangeiros à criminalidade e ao tráfico de drogas e criticaram as atuais leis de imigração, consideradas exemplares em todo o mundo. (MJ)


Igreja no Mundo


SENADO FILIPINO RECONHECE TRABALHO DO CARDEAL VIDAL

◊ Manila, 14 dez (RV) - O Senado das Filipinas aprovou uma resolução que reconhece o compromisso do arcebispo emérito de Cebu, Cardeal Ricardo Vidal, em favor da paz e do bem do povo filipino.

"O Cardeal Vidal foi uma guia espiritual e um modelo, pois ajudou sua comunidade a evitar ou superar numerosas crises e conflitos, agindo como pacificador e pedindo moderação nos confrontos de opiniões e interesses em questões locais e nacionais" – lê-se na resolução n° 306.

O presidente do Senado filipino, Juan Ponce Enrile, recordou as intervenções do purpurado nos momentos de tensão e confronto que marcaram a vida pública do país nas últimas três décadas, evitando inúteis derramamentos de sangue.

Enrile sublinhou o compromisso do purpurado na defesa da cultura e das tradições locais e suas iniciativas criativas em favor dos pobres e desfavorecidos. "A sua obra – concluiu o presidente do Senado – estimulará outros líderes religiosos a serem pastores de suas comunidades promovendo o desenvolvimento".

O Cardeal Vidal fará oitenta anos no próximo ano. Foi arcebispo de Cebu de 1982 até 15 de outubro passado, destacando-se pela sua ação e capacidade de mediação. (MJ)


COSTA DO MARFIM: DIAS DE ORAÇÃO E JEJUM PELA PAZ

◊ Abidjan, 14 dez (RV) - Os líderes religiosos da Costa do Marfim promovem seis dias de jejum e oração pela paz no país, após os resultados do segundo turno das eleições presidenciais realizadas em 28 de novembro passado.

Numa nota, assinada pelo Coletivo de Religiosos pela Paz, os líderes religiosos fizeram um apelo à população para que não ceda à provocações e violência. Os seis dias de jejum e oração se concluirão no próximo dia 18.

No último dia 3, o Conselho Constitucional anulou os resultados proclamados pela Comissão Eleitoral que declarou como vencedor do segundo turno das presidenciais Alassane Ouattara, que obteve 54% dos votos.

O Conselho Constitucional não reconheceu tal resultado declarando vencedor do segundo turno o presidente Laurant Gbagbo. A Costa do Marfim tem agora dois presidentes, com dois respectivos primeiros-ministros e governos.

A comunidade internacional reconheceu a vitória de Ouattara e na Costa do Marfim está crescendo o medo de uma nova onda de violência, alimentada também pela divisão étnica.

Diante desse cenário, os líderes religiosos marfinenses pedem à população para não proferir palavras de exclusão das minorias étnicas, religiosas e nacionalistas, e não perpetrar agressões e ameaças.

A União Europeia estabelecerá medidas restritivas contra a Costa do Marfim, relativas a quem impede o andamento do processo de paz, sobretudo contra aqueles que não querem aceitar os resultados eleitorais.

A Costa do Marfim foi suspensa das atividades da União Africana. (MJ)


BISPOS IRAQUIANOS NO PARLAMENTO EUROPEU

◊ Estrasburgo, 14 dez (RV) - Uma delegação de bispos do Iraque ilustrará hoje e amanhã, em Estrasburgo, a situação dos cristãos em seu país na sede do Parlamento Europeu, perante os membros do organismo. “Queremos que a Europa e o Ocidente pressionem o governo iraquiano para que garanta os direitos dos cristãos e das minorias religiosas”, disse o Arcebispo de Mossul dos Sírios, Dom Basile Georges Casmoussa.

A delegação é composta pelo Arcebispo Casmoussa, pelo Vigário patriarcal caldeu de Bagdá dos Sírios, Dom Matti Shaba Matoka, e pelo vigário patriarcal caldeu de Bagdá, Dom Shlemon Warduni. “Nós não queremos fugir e deixar o Iraque”, disse o Arcebispo Casmoussa. “Queremos continuar a viver ali, mas em paz. Agradecemos todos os países dispostos a aceitar os cristãos iraquianos em fuga, mas esta não é a solução”, acrescentou.

Segundo o prelado, “não podemos aceitar” a situação de violência que vive o país. “Para ajudar os cristãos no Iraque é necessário garantir a segurança, poder professar livremente o próprio credo e freqüentar lugares de culto, sem medo”. A iniciativa dos bispos de viajar até Estrasburgo – refere a agência de notícias Zenit - é parte de uma série de medidas destinadas a sensibilizar a opinião pública e as instituições internacionais sobre a violência anti-cristã no Iraque. (SP)


Atualidades


BÉLGICA: CEM MILHÕES DE EUROPEUS AMEAÇADOS PELA POBREZA

◊ Bruxelas, 14 dez (RV) - Mais de cem milhões de europeus estão ameaçados pela pobreza e a exclusão social, segundo dados revelados num relatório do Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) intitulado "Rendimento e condições de vida na Europa".

Tal relatório será apresentado na conferência de encerramento do ano europeu de luta contra a pobreza que se realizará nos próximos dias 16 e 17, em Bruxelas, na Bélgica.

O gabinete utilizou três critérios básicos e dados numéricos relativos a 2008: risco de pobreza, com renda abaixo de 60% da renda per capita nacional; grave situação de privação material, com pessoas que não podem pagar as contas de casa, aquecer adequadamente a moradia e não possuem uma televisão colorida ou telefone; e famílias com baixa intensidade de trabalho.

O relatório revela que 81 milhões de pessoas estão ameaçadas pela pobreza em 27 países membros da União Europeia. As realidades mais preocupantes se verificam na Letônia, Romênia e Bulgária. Além disso, 34 milhões de pessoas vivem em famílias que possuem poucos trabalhos, sobretudo na Irlanda, Hungria, Bélgica e Alemanha. (MJ)


SITUAÇÃO É AINDA DRAMÁTICA NO HAITI POR CAUSA DO CÓLERA

◊ Porto Príncipe, 14 dez (RV) - "A situação no Haiti piora sempre mais, estamos já com 2.100 mortos e fala-se de 400 mil contágios e 200 mil mortos se a epidemia de cólera não for detida" – disse o Responsável pela Missão Camiliana no Haiti, Pe. Antonio Menegòn.

"A situação é dramática também por causa da violência que assola o país depois das eleições; tudo está fechado e parado. O porto e o aeroporto estão fechados. Existem poucos vôos. Por causa da violência, os Estados Unidos e o Canadá fecharam suas embaixadas. As lojas estão sendo saqueadas. Não conseguimos nos abastecer de medicamentos e gasolina porque está tudo fechado" – disse ainda Pe. Menegòn.

O missionário Camiliano ressalta que o hospital dos Camilianos continua acolhendo os doentes de cólera. "Alguns morreram, outros se curaram. Durante um velório em que não se sabia que a causa da morte era o cólera, morreram 25 membros de uma mesma família. Com outros hospitais, estamos tentando deter esta emergência, mas é tudo muito complicado" – frisou o missionário.

A Província Camiliana de Turim, na Itália, está enviando ao Haiti éter, antibióticos e outros medicamentos para combater o cólera.

Da cidade de Jérémie, a comunidade camiliana informou que a epidemia de cólera já provocou a morte de 500 pessoas. Também na casa dos religiosos existem doentes e algumas pessoas morreram por causa do cólera. No hospital público, são várias as pessoas abandonadas e contagiadas. (MJ)


ARGÉLIA: SENTENÇA CONTRA CRISTÃOS

◊ Argel, 14 dez (RV) - O juiz do Tribunal Penal de Larbaa Nath Irathen, perto de Tizi Ouzou, na Cabília, região de língua e tradição berbere da Argélia, publicou no último domingo, a sentença contra quatro cristãos do vilarejo de Ath Attel, entre os quais o pastor da pequena comunidade evangélica, Mahmoud Yahou, de 43 anos. O processo contra os quatro, acusados de “abertura de um lugar de culto sem autorização da Comissão Nacional de culto não-muçulmano, teve início no último dia 28 de novembro.

Conforme revelado pelo jornal El Watan, três dos réus - Abdenour Raid, Nacer Mokrani, e Idir Haoudj - foram condenados a uma pena de dois meses de prisão, com a liberdade condicional. O pastor Yahou, contra o qual tinha sido movido também a acusação de “ter acolhido sem permissão”, um pastor francês que foi à Argélia para uma conferência, recebeu uma sentença de três meses de prisão em liberdade condicional e uma multa de 10.000 dinares. A Lei n º 03/06, promulgada em fevereiro de 2006 representa uma verdadeira ofensiva contra os cultos não-muçulmanos em um país que na década de 90 foi alvo dos fundamentalistas islâmicos. (SP)


ASSASSINATO SACERDOTE NO EQUADOR

◊ Quito, 14 dez (RV) - Foi assassinado nos dias passados no Equador, Frei Miroslaw Karczewski, frade menor Conventual. Ele tinha 45 anos. Foi morto na casa paroquial de Santo Antônio de Pádua em Santo Domingo de Los Colorados, norte do país, cerca de 300 km de Quito. O sacerdote fazia parte da Província polonesa da Ordem dos Frades Menores e trabalhava nesta paróquia há cinco anos.

De acordo com informações recolhidas pela agência Fides, o franciscano devia celebrar a Santa Missa às 19 horas, mas não apareceu, assim os paroquianos foram procurá-lo em casa, e o encontraram morto. O responsável dos Franciscanos do Equador, Padre Juan Luna, afirmou em comunicado que o sacerdote tinha cortes no pescoço e em outras partes do corpo, por isso se presume que tenha lutado com o assassino.

Parece que Frei Miroslaw quando abriu a canônica ao seu agressor, estava sozinho. Depois de assassiná-lo, atingindo-o com um grande crucifixo, o criminoso roubou o celular e o computador do sacerdote. A polícia disse que o franciscano tinha sido já assaltado há um ano, em sua casa, e tinha visto o rosto dos criminosos que haviam ameaçado de matá-lo se ele os denunciasse.

Frei Miroslaw pertencia à Província de São Maximiliano Kolbe (Polônia - Gdansk). Nasceu em 1965 em Połczyn Zdrój, e foi ordenado sacerdote em 1993 em Koszalin. Após sua ordenação, trabalhou por dois anos no convento de S. Maximiliano em Gdynia. Em 1995, partiu para o Equador. (SP)

© Rádio Vaticano 2010

Nenhum comentário: