Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

VATICANO

O Papa nomeia novo Arcebispo para Santiago no Chile

VATICANO, 15 Dez. 10 (ACI) .- O Papa Bento XVI nomeou hoje Dom Ricardo Ezzati Andrello, até agora Arcebispo de Concepción, como novo Arcebispo de Santiago no Chile. Este Prelado que acaba de ser eleito há poucos dias como Presidente da Conferência Episcopal deste país sucede assim ao Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, cuja renúncia ao cargo foi aceita por atingir o limite de idade.

Até que Dom Ezzati assuma a nova Arquidiocese encomendada pelo Santo Padre, o Cardeal Errázuriz será o Administrador Apostólico de Santiago.

Conforme informa a Conferência Episcopal do Chile, Dom Ezzati Andrello nasceu na Campiglia dei Berici (Vicenza, Itália), em 7 de janeiro de 1942. Cursou o ensino básico na Escola Comunal de seu povo e o ensino médio no Colégio Salesiano de Penango (Asti, Itália).

Em 1959 chegou ao Chile e ingressou no Noviciado da Congregação Salesiana, localizado-se no Quilpué. Ali, em 31 de janeiro de 1961 emitiu a primeira profissão como religioso salesiano. Estudou Filosofia e Pedagogia no Instituto da Congregação, afiliado à Universidade Católica do Valparaíso. Desde 1964 a 1966 ensinou no Liceu Camilo Ortúzar Montt, de Santiago.

Estudou Teologia na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e recebeu o título de Licenciado em Sagrada Teologia. Posteriormente estudou na Universidade de Estrasburgo, França, onde obteve o título de mestre em Pedagogia Religiosa. Em 30 de dezembro de 1966 emitiu a Profissão perpétua como religioso salesiano, e em 18 de março de 1970 foi ordenado sacerdote.

Em 28 de junho de 1996, o Papa João Paulo II o nomeou Bispo de Valdivia. Recebeu a ordenação episcopal em 8 de setembro do mesmo ano. Adotou como lema episcopal "Para evangelizar".
Em 10 de julho de 2001 foi designado Bispo Auxiliar de Santiago e Administrador Apostólico de Valdivia.

Em 24 de abril de 2006, a Presidenta da República, a solicitude do Congresso Nacional, promulgou a Lei N.º 20.100 que outorgou a nacionalidade chilena por graça especial. Foi nomeado Arcebispo de Concepción pelo Papa Bento XVI em 27 de dezembro de 2006. Em 29 de junho de 2007 recebeu o pálio Arcebispal de mãos do Santo Padre. Ele participou da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e o Caribe em Aparecida, no Brasil, em 2007.
Entre 2009 e 2010 foi um dos cinco bispos encarregados da Visita Apostólica à Legião de Cristo.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Bento XVI visitará a Alemanha em setembro de 2011

VATICANO, 15 Dez. 10 (ACI) .- O Papa Bento XVI visitará a Alemanha pela terceira vez em seu Pontificado de 22 a 25 de setembro do próximo ano. Com esta visita, anunciada pela Conferência Episcopal Alemã e a Rádio Vaticano, serão quatro as viagens apostólicas internacionais do Santo Padre em 2011.

O Santo Padre visitará a Croácia nos dias 4 e 5 de junho. Aqui se deterá na Catedral de Zagreb para rezar sobre a tumba do Beato Aloisio Stepinac, cabeça da Igreja Católica na Croácia durante o difícil período da Segunda guerra mundial e a posterior ditadura comunista que governou a Iugoslávia.

Em agosto irá a Madrid para presidir a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o destino mais importante dos jovens católicos para no próximo ano. Esta será a terceira ocasião em que Bento XVI se encontre com a juventude católica de todo o planeta, depois de ter presidido a JMJ de Colônia (Alemanha) em 2005 e Sidney (Austrália) em 2008.

O Papa visitará Madrid entre os dias 18 e 21 de agosto para reunir-se com milhares de jovens sob o lema "Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé" (São Paulo).

De 22 a 25 de setembro estará na Alemanha em sua primeira visita de estado.

O presidente alemão Christian Wulff afirmou à imprensa que será uma "grande alegria" recebê-lo em sua visita de três dias a Berlim, Friburgo e Erfurt.

"A visita do Santo Padre representará um momento importante na vida de nosso país e de nossa Igreja", declarou Dom Robert Zollitsch, Arcebispo de Berlim.

Do 18 a 20 de novembro, o Papa fará sua última viagem apostólica do ano e visitará Benin, na África. A viagem forma parte das celebrações jubilares pelo 150 aniversário da evangelização do país africano e durante sua estadia entregará aos bispos africanos a Exortação Apostólica fruto do Sínodo Especial para a África, desenvolvido no Vaticano em outubro de 2009.

Viagens na Itália

A agenda do Papa Bento XVI para o ano 2011 também inclui quatro viagens pastorais dentro da Itália. O 7 e 8 de maio visitará Aquilea e Veneza, ao sudeste da Itália.

Poucas semanas depois, no dia 19 de junho irá à diocese de San Marino-montefreltro. O Bispo local, Dom Luigi Negri sublinhou que o Pontífice encontrará "uma Igreja que está fazendo um caminho significativo para preparar a tradição de um povo cristão" e de uma sociedade que vive um momento difícil.

Bento XVI também participará da jornada de clausura do 25º Congresso Eucarístico Nacional que se celebrará na cidade italiana de Ancona, no dia 11 de setembro, sobre o tema "Senhor, a quem iremos? A Eucaristia para a vida cotidiana".

Finalmente, em 9 de outubro o Papa visitará a região da Calábria, ao sul da Itália. Dom Luigi Antonio Cantafora, bispo nesta região italiana, expressou seu entusiasmo pela visita papal e explicou que "os fiéis esperam um estímulo para fazer frente aos numerosos problemas que afligem a terra da Calábria".

------------------------------------------------------------------------------------------------

Dom Celli: Comunicadores devem escutar a Deus em silêncio para transmitir sua Palavra

VATICANO, 15 Dez. 10 (ACI) .- O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, convidou aos comunicadores para ouvir deus no silêncio para assim converter os meios em autênticos portadores do Evangelho.

"Só no silêncio se assumem de maneira mais consciente as próprias opções; no silêncio se escuta a voz de Deus. Assim poderemos ser autênticos portadores de sua Palavra", assegurou o Prelado em sua mensagem de 12 de dezembro aos comunicadores sociais da América Latina, com motivo da festa de Nossa Senhora do Guadalupe.

Dom Celli disse que "possivelmente este é um conselho difícil de seguir neste momento de bombardeio informativo, de exigências pastorais, de agitação nas famílias, em nossos meios de comunicação e paróquias".

Por isso exortou a dedicar tempo ao Senhor durante o Advento porque "o que podemos dar de substancioso, se nossa vida vai ficando repleta apenas de palavras repetidas, com escassa profundidade e apenas algo de conteúdo?".

A autoridade vaticana recordou que ser autênticos discípulos de Cristo implica um encontro com Ele, que é pessoal e também comunitário, "se dá na solidão e no silêncio, mas também de maneira privilegiada nas celebrações litúrgicas e na vida de família. Alimenta-se no diálogo e na oração comunitária, (...) culmina na ação e no serviço".

Por isso insistiu na necessidade de "viver tempos e espaços de silêncio durante estes dias do Advento, para escutar a voz de Jesus que nos fala com coração. (...) Ponhamos um dique à inundação de afazeres e ruídos que tantas vezes nos arrastam sem freio".

Dom Celli pediu à Virgem do Guadalupe, Padroeira da Rede Informática da Igreja na América Latina, que "nos alcance de Deus o dom do silêncio interior (...) para que Ele faça frutificar nossas palavras, textos, imagens e notas musicais portadoras da Boa Nova".

------------------------------------------------------------------------------------------------

Dar a vida inteira em resposta ao amor de Cristo crucificado, exorta Bento XVI

VATICANO, 15 Dez. 10 (ACI) .- Na audiência geral de hoje o Papa Bento XVI falou sobre Santa Verônica Giuliani. O Santo Padre disse que podemos aprender dela a entrega total de nós mesmos em resposta ao amor de Cristo crucificado que deu sua vida pela salvação de todos.

O Papa presidiu a audiência geral no Sala Paulo VI e dedicou sua catequese a Santa Verônica, monja clarisa capuchinha do século XVII, cujo 350º aniversário de nascimento será celebrado no próximo 27 de dezembro.

Esta Santa nasceu em Mercatello (Itália) em 1660, "era a última de sete irmãs, das quais três abraçaram a vida monástica". Recebeu o nome de Ursula. Aos 17 anos entra no monastério das Clarisas Capuchinhas de Città di Castello, onde permanece durante o resto de sua vida. Ali recebe o nome de Verônica.

"Um ano depois faz a profissão religiosa solene e inicia um caminho de configuração com Cristo através de muitas penitências, grandes sofrimentos e algumas experiências místicas relacionadas com a Paixão de Jesus".

Em 1716, aos 56 anos, chega a ser abadessa do monastério e é confirmada nesse cargo até a sua morte em 1727, depois de uma dolorosa agonia de 33 dias. Foi proclamada santa em 26 de maio de 1839 pelo Papa Gregorio XVI.

O Santo Padre assinalou que a principal fonte para reconstruir o pensamento da santa é seu diário de 22 mil páginas manuscritas: "Santa Verônica tem uma espiritualidade marcadamente cristológico-esponsal: a experiência de ser amados por Cristo, Marido fiel e sincero, e de querer corresponder com um amor cada vez mais participativo e apaixonado".

"Oferece suas orações e sacrifícios pelo Papa, seu bispo, os sacerdotes e todos aqueles que o necessitam, incluindo as almas do purgatório. Verônica vive de uma maneira profunda a participação no amor sofredor de Jesus. Ela chega a pedir a Jesus para ser crucificada com Ele".

Santa Verônica "está convencida de participar já no Reino de Deus, mas ao mesmo tempo invoca a todos os Santos da Pátria celestial para que a ajudem no caminho terreno de sua doação, em espera da bem-aventurança eterna; esta é a aspiração constante de sua vida".

"Os momentos fortes da experiência mística de Verônica nunca se separam dos acontecimentos salvíficos celebrados na liturgia, onde ocupa um lugar especial a proclamação e a escuta da Palavra de Deus. A Sagrada Escritura, portanto, ilumina, purifica, confirma a experiência de Verônica, fazendo-a eclesiástica. Ela, de fato, não só se expressa com as palavras da Sagrada Escritura, mas também vive delas".

O Santo Padre sublinhou que "Verônica se revela, em particular, uma valente testemunha da beleza e do poder do amor divino. Também com a Virgem Maria ela mantém uma relação de profunda intimidade".

"Santa Verônica Giuliani nos convida a fazer crescer em nossa vida cristã a união com o Senhor, abandonando-nos à sua vontade com confiança plena e total, e a união com a Igreja, Esposa de Cristo".

Esta santa, conclui o Santo Padre, "nos convida a alimentar-nos cotidianamente da Palavra de Deus para acender nosso coração e orientar nossa vida. As últimas palavras da Santa podem ser consideradas a síntese de sua experiência mística apaixonada: 'encontrei o Amor, e o Amor se deixou contemplar!'.

Aos peregrinos de língua portuguesa, o Papa dirigiu uma cordial saudação de boas-vindas:
"Fortes na fé, possam os vossos corações estar sempre ao serviço dos irmãos por amor de Deus. Sobre vós e vossas famílias, invoco abundantes bênçãos do Céu, sendo a maior e o resumo de todas elas Jesus Cristo, Deus feito homem. A sua presença alegre a vossa vida, como sucedeu com a Virgem Mãe, que O concebeu por obra do Espírito Santo! Feliz Natal!", expressou o Pontífice.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Bento XVI cria nova diocese no Nordeste e nomeia dois novos bispos no Brasil

VATICANO, 15 Dez. 10 (ACI) .- O Serviço de Informação do Vaticano (VIS) anunciou, na manhã de hoje, 15, que o Papa Bento XVI criou a diocese de Camaçari, no estado da Bahia, e nomeou Dom João Carlos Petrini, até então Auxiliar da arquidiocese de Salvador (BA), como seu primeiro bispo. Além da nomeação de Dom Petrini para a recém-criada diocese, o Papa designou Dom Josafá Menezes da Silva, 51, também bispo auxiliar de Salvador, como bispo diocesano de Barreira (BA). Ele sucederá a Dom Ricardo Josef Weberberger, de 71 anos, falecido em agosto deste ano.

A diocese de Camaçari, que fica na região metropolitana de Salvador, terá uma população de 708 mil habitantes, sendo 481 mil católicos, em uma área de 2.382 km2. São nove municípios com 18 paróquias, 20 padres, 15 seminaristas, 47 irmãs e 8 congregações religiosas. A CNBB comunica que com a nova diocese sobe para 274 o número das circunscrições eclesiásticas no Brasil (41 arquidioceses; 213 dioceses; 3 eparquias; 13 prelazias; 1 exarcado; 1 ordinariado para fieis de Rito Oriental; 1 ordinariado militar e 1 administração apostólica pessoal).

Segundo a informação divulgada pela CNBB, Dom João Carlos Petrini nasceu em novembro de 1945, em Fermo (Itália) e cursou pós-graduação de ciência política na Universidade de Perugia. Como um membro do Movimento de Comunhão e Libertação foi enviado como missionário leigo para a arquidiocese de São Paulo. No Brasil, cursou Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção. Após sua ordenação, ele se formou em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ele foi ordenado sacerdote em 28 de junho de 1975 e designado "fidei donum" da arquidiocese de São Paulo e, desde 1988. Em 2005 foi nomeado bispo auxiliar de São Salvador da Bahia, recebendo a ordenação episcopal em março do mesmo ano. Atualmente Dom Petrini é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

O novo bispo de Barreira, Dom Josafá Menezes da Silva nasceu em de janeiro de 1959, na cidade de Salinas de Margarida (BA). Após os estudos primários e secundários na sua cidade natal, como um estudante no Seminário da Bahia, obteve seu bacharelado em filosofia pela Universidade Católica de Salvador, em 1983 e Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em 1987. Ademais, Dom Menezes da Silva é doutor em Antropologia Teológica pela Pontifícia Universidade Lateranense.

Ele foi ordenado sacerdote 14 de maio de 1989, incardinando-se no clero da arquidiocese de São Salvador da Bahia. Foi coordenador da Comissão Teológica da Arquidiocese de Salvador e professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Salvador. Em janeiro de 2005 foi nomeado bispo auxiliar de São Salvador da Bahia, e recebeu a ordenação episcopal em 10 de março do mesmo ano.

A diocese de Barreiras possui uma área de 72,675Km2, com uma população de 345,000 habitantes dos quais 292,000 são católicos. Para o governo da diocese Dom Menezes terá a ajuda de 15 sacerdotes, 10 diáconos permanentes e 33 religiosos.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Delegado de Legião de Cristo pede adesão a Deus para renovar a congregação

VATICANO, 15 Dez. 10 (ACI) .- O Cardeal Velasio de Paolis, Delegado Pontifício da Legião de Cristo, exortou os membros desta congregação e do movimento Regnum Christi, seu ramo laical, a viver a liberdade e o discernimento para aderir-se à vontade de Deus no processo de renovação do instituto, concretamente com a revisão de suas Constituições.

Em uma carta titulada "Chamados a olhar ao alto", com data de 10 de dezembro, o Cardeal assinala que o trabalho de revisão das Constituições, texto fundamental da congregação, "exige liberdade interior e discernimento, para dar a própria adesão à vontade divina. Não são as idéias de um ou de outro as que devem prevalecer ou alcançar o êxito".

Neste processo "trata-se de ficar à escutar da vontade divina, na escola da Igreja, para reler corretamente a história do Instituto e da própria vocação, para escolher o melhor segundo o intuito de Deus".

O Cardeal assinala que no Natal, contempla-se a Jesus "que nos acompanha" e que "nos salva libertando-nos das más raízes que ainda há em nós e nos doa a vida nova de filhos de Deus".

Depois de agradecer a quem colabora neste processo de renovação da Legião de Cristo, o Delegado se dirige de maneira particular aos "que souberam comprometer-se para fazer crescer o clima de fraternidade e de confiança, oferecendo, ali onde tenha sido necessário, o perdão, como filhos de Deus que imitam o seu Pai celestial".

O Cardeal se refere logo à importante tarefa da revisão das Constituições, que constitui "um trabalho de extrema importância, ao qual todos estão chamados a participar ativamente, segundo as próprias possibilidades e o próprio papel".

"Dessa comissão formarão parte não só o Delegado Pontifício, como Presidente, mas também dois de seus conselheiros, peritos em vida consagrada (o Pe. Gianfranco Ghirlanda e o Pe. Agostino Montan). O resultado depende da colaboração de todos, e será certificado por um capítulo geral extraordinário e logo pela aprovação da Santa Sé".

Logo depois de apresentar a Santa Maria como modelo de obediência, liberdade interior e adesão a Deus, o Cardeal de Paolis indica que "o Senhor entrará em nós para tomar posse de nossa vida, na medida em que encontre abertas as portas de nosso coração".

Finalmente, destaca que "assim será instaurado o Reino de Cristo em nosso coração e na vida da Legião, que será verdadeiramente dessa maneira a Legião de Cristo. Desejo-lhes todo o bem no Senhor e os abençôo a todos e a cada um, unidos na oração junto ao altar do Senhor".

------------------------------------------------------------------------------------------------

Igreja na Argentina reafirma que com o diálogo se erradica a pobreza e a violência

VATICANO, 15 Dez. 10 (ACI) .- A Comissão Permanente da Conferência Episcopal Argentina (CEA), reafirmou esta quarta-feira que o diálogo é o caminho para solucionar os problemas de pobreza e violência, e assim promover o desenvolvimento e o respeito à dignidade humana.

Em um comunicado, os bispos se referiram ao conflito no parque Indo americano, que permaneceu invadido até o dia de hoje por perto de seis mil pessoas sem teto, em sua maioria imigrantes bolivianos e paraguaios.

"Faz-se patente o drama da falta de uma moradia digna, como também de gente que vive e dorme nas ruas", expressaram, ao recordar que Jesus "nasceu em uma família pobre e sem lugar entre as casas de Belém".

Os prelados advertiram que este fato mostrou "os sérios problemas que manifestam sinais de fragmentação social: a persistência da pobreza e iniqüidade, a dificuldade para o diálogo, a violência e a agressão, o desprezo aos migrantes. Esta situação se manifesta a diversas manipulações que ferem no profundo a dignidade humana e acrescentam ainda mais a injustiça".

Entretanto, advertiram que isto se estende a outras regiões do país, de onde comunidades aborígenes e camponesas "são deslocadas de seus lugares de trabalho e subsistência, e terminam engrossando os cordões de pobreza de várias cidades".

Por isso, exortaram os argentinos "e irmãos de outros países que habitam nosso chão" a reconhecer que Deus é "a garantia e a base sobre a que se constrói nossa sociedade".

"Reafirmemos o direito primário à vida, como à integridade física e moral de toda pessoa" e "recuperemos a vigência e o sentido dos valores morais como fundamento da convivência social", acrescentaram.

Finalmente pediram trabalhar "pela dignidade humana, para erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento integral", assim como renovar o compromisso "pelo bem comum e o fortalecimento do Estado", pois "só o diálogo sincero é o caminho que nos afasta do enfrentamento e da violência".


BRASIL


Perito rebate a falácia abortista de Sérgio Cabral e recorda que a maioria dos brasileiros defende a vida

SÃO PAULO, 15 Dez. 10 (ACI) .- Em um evento em São Paulo, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral criticou a atual legislação brasileira de hipócrita lançando ao público a pergunta: "Quem aqui não teve uma namoradinha que precisou abortar?" "Meus amigos, vamos encarar a vida como ela é", afirmou também.
Em resposta à falácia abortista do governador do Rio, o autor e apresentador brasileiro Felipe Aquino, do Canal Canção Nova, afirma que "a posição do sr. governador contrasta radicalmente contra o que deseja o povo brasileiro" que em sua grande maioria (82%) desaprova a legalização da prática anti-vida.

O governador do Rio de Janeiro fez esta pergunta ao criticar a legislação brasileira que condena o aborto com pena de prisão exceto em dois casos: quando a mãe corre risco de vida ou no caso de estupro. Vale à pena recordar, que no Município do Rio de Janeiro, onde vive o governador Cabral, um conhecido promotor do aborto, o MPF suspendeu a necessidade da ocorrência policial de estupro para que as mulheres possam fazer um aborto através do SUS. Em outubro deste ano o site pró-vida Espaço Vital denunciou que "as gestantes vítimas de estupro que quiserem interromper a gravidez têm o direito de fazer a cirurgia pelo SUS, independente de apresentar registro de ocorrência policial" na cidade do Rio de Janeiro.

Em resposta à pergunta do governador no evento em São Paulo, o Prof. Felipe Aquino assevera:
"É preciso responder esta sua infeliz pergunta".

"Gostaria de responder ao Governador, em meu nome – e creio, em nome de muitos – que jamais tive "uma namoradinha que fez aborto". Jamais eu teria a coragem de usar uma moça; e, pior ainda, depois fazê-la abortar. A formação que recebi de meus pais, de meus professores, e pela voz de Deus que fala na minha consciência, jamais eu teria a coragem de tal ato hediondo e pecaminoso" , afirmou o Prof. Aquino.

"A pergunta do sr. governador nos leva a entender que ele deseja que o aborto seja descriminalizado para que os jovens imaturos possam continuar matando o fruto de um namoro sem compromisso, irresponsável? Será que há meninas que possam ser usadas como "namoradinhas" de uso e abuso? Quem aceitaria isso para sua filha ou irmã? Ora, é preciso ter mais respeito a tantas meninas e moças que se tornam vítimas nas mãos de rapazes desumanos. Quantas tiveram mesmo que abortar? E quantas estão sozinhas criando seus filhinhos porque tiveram a coragem e a dignidade de respeitar a vida do seu filho?", questionou o apresentador e blogger da CN.

O Prof. Aquino recordou também que «quando o Papa João Paulo II esteve no Brasil a última vez, em 1997, fez uma pregação para os jovens no Maracanã, quando disse, entre muitas coisas que: "Por causa do chamado "amor livre" há no Brasil milhares de filhos órfãos de pais vivos. E muitos nem mesmo tem o "direito de nascer"».
"Que uma criança seja órfã porque o pai morreu, paciência, mas deixá-la órfã com o pai vivo, sem o seu carinho e proteção, é uma covardia", afirmou o autor católico brasileiro.

"O Sr. governador do Rio de Janeiro afirma que manter a lei da criminalização do aborto é hipocrisia. Eu gostaria de perguntar-lhe o que é, então, matar uma criança inocente e indefesa no ventre da mãe?", rebateu o Professor Felipe.

O perito em temas de família, recorda também a recente pesquisa do Instituto de Pesquisa "Vox Populi", encomendada pelo Portal iG, "divulgada em 5/12/2010, onde mostra que 82% dos brasileiros são contra a legalização do aborto, 87% contra a liberação das drogas e 60% contra as uniões civis de homossexuais. Para 72% das pessoas, "o futuro governo da presidente Dilma Rousseff não deveria sequer propor alguma lei que descriminalize o aborto" – a posição é compartilhada por católicos (73%), evangélicos (75%) e membros de outras religiões (69%)".

"Portanto, a posição do sr. governador contrasta radicalmente contra o que deseja o povo brasileiro", afirmou energicamente Aquino.

"Como pode um governante se opor tão paradoxalmente à vontade popular, se ele foi eleito para representar esse povo? Por outro lado, a pergunta do governador mostra um descaso tão grande à vida do ser humano ainda não nascido, e um desrespeito tão grande ao namoro, que faz doer o coração", pergunta o Prof. Felipe Aquino.

"Será que não há lições melhores a serem dadas aos nossos jovens? Será que algumas autoridades não deveriam pensar melhor naquilo que dizem?", concluiu.

O artigo completo do Prof. Felipe Aquino pode ser visto no seu blog em:
http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/

MUNDO

Cristãos no Iraque decididos a celebrar o Natal "não importa o que aconteça"

KONIGSTEIN, 15 Dez. 10 (ACI) .- Entre os cristãos do Iraque "há uma espécie de desespero", mas apesar disso e "aconteça o que for, as pessoas estão decididas a celebrar a liturgia de Natal por qualquer meio possível", afirmou Dom Bashar Warda, Arcebispo de Erbil, ao norte de Bagdá.

Em declarações à organização católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), Dom Warda elogiou o governo iraquiano por tomar medidas para melhorar a segurança, apesar de que o ingresso às igrejas faça que os paroquianos se sintam ingressando "a um acampamento militar".

Recentemente, o governo do Iraque dispôs que se erijam paredes de concreto de até três metros ao redor das igrejas no Bagdá e Mossul, com pontos de acessos para quem vai a Missa, controlados pela polícia com equipamentos de detecção.

Dom Warda assinalou que funcionários do governo entraram em contato com os sacerdotes das paróquias para consultar se queriam os muros de segurança ao redor de sua igrejas. Embora muitos tenham aceito, outros rechaçaram pois sentiam que as medidas simplesmente intimidariam ainda mais a comunidade cristã.

Isto se deve, segundo o Arcebispo de Erbil, a que "a tristeza das gente está em todos as partes. A insegurança está em todos os lugares. A pergunta nos lábios de todos é 'o que vai acontecer?'"

Em 31 de outubro passado, um comando do Al Qaeda atacou a Catedral siro-católica de Bagdá, em plena Missa dominical. Os extremistas tomaram como reféns durante várias horas dezenas de paroquianos. No ataque –que terminou com um enfrentamento entre as forças de segurança e os terroristas– morreram 44 cristãos, dois sacerdotes, sete agentes do das tropas do governo e todos os terroristas.

A onda de violência continuou com a detonação de várias bombas em vizinhanças cristãs e o assassinato de dois cristãos em Mossul, no dia 16 de novembro ao noroeste de Bagdá. No dia 5 de dezembro um casal de esposo foi assassinado em sua casa.

Nenhum comentário: