Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

DOM FRANCISCO BIASIN É EMPOSSADO NA DIOCESE DE BARRA DO PIRAÍ VOLTA REDONDA

“O bispo é acolhido com expectativa, esperança e alegria”. Esses foram os sentimentos facilmente perceptíveis pelas cerca de 20 mil pessoas que participaram da Missa de Posse do bispo Dom Francisco Biasin, presidida por ele, na Diocese de Barra do Piraí Volta Redonda, com a Ilha São João, completamente tomada de fiéis, 20 bispos, centenas de padres, religiosos/as, autoridades das esferas municipais, estaduais e federais.

Dom João Maria Messi (OSM) apresentou Dom Francisco a assembleia destacando a necessidade e importância do Pastor conforme Jesus o mestre que dá a vida por suas ovelhas.
O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta cumprimentou Dom João e acolheu Dom Francisco, lembrando da comunhão episcopal e chamou o chanceler da Diocese de Barra do Piraí Volta Redonda, padre Jorge Pereira, para a leitura da Bula de Nomeação, seguido do comentário do núncio apostólico no Brasil, Dom Lourenzo Baldisseri que ressaltou as qualidades de Dom Francisco, seu pastoreio e experiência acumulada na Diocese de Pesqueira (PE) e a nova missão confiada na nova diocese.
Dom Orani passou o Báculo Episcopal a Dom Francisco que recebeu sob aplausos da assembleia e cumprimentos de todo o presbitério.

Na homilia, Dom Francisco agradeceu ao Senhor pelo chamado e os desafios do futuro. “Obrigado ao povo de Pesqueira (PE) que não quis chamar de despedida minha transferência para Volta Redonda, mas um: `Envio´. Espero poder contar com todos/as para continuar a missão do Pai”, disse ressaltando e lembrando com emoção da trajetória de Dom Waldyr Calheiros nos tempos da Ditadura Militar e perseguições políticas, e Dom João Messi como exemplos de fidelidade ao amor a Igreja e ao Cristo.

“Nós fazemos parte como bispos, fiéis e povo de Deus de uma Igreja que se revitaliza constantemente nas suas estruturas e pessoas, e o fato do bispo ter que deixar espaço para outro bispo é algo normal, porque realmente existe a continuidade visível do ministério do bispo e da hierarquia, que deve sempre se renovar, embora até sentimos a mudança, mas faz parte da revitalização! Agradeço ao Senhor por dar-me oportunidade de servi-lo nesta diocese, vou continuar servindo de uma outra maneira na fidelidade”, declarou o bispo emérito Dom João Maria Messi (OSM).

“É a primeira vez que visito Volta Redonda em uma ocasião muito especial, acompanhando a posse de Dom Biasin, pelo qual sei que conhece a realidade da região e da baixada fluminense; asseguro que será um pastoreio muito profinco, eficaz e de continuidade do trabalho de seus antecessores, dando impulso; uma nova etapa para evangelização, de estar com o povo e suas solicitudes para avançar, porque o Brasil é muito grande e a Igreja precisa acompanhar as transformações sociais, respeitando os valores humanos e cristãos”, comentou Dom Lourenzo Baldisseri.

“É sempre um momento de fé e esperança, de poder ver a sucessão apostólica que naturalmente respaldada pelo trabalho que Dom João fez até hoje e agora Dom Francisco vem continuar. Essa apostolocidade nos garante a continuidade, e isto é o lado belíssimo da Igreja Católica, o de poder suceder”, ressaltou Dom Orani, acrescentando que Dom Francisco chega com experiência do nordeste e que certamente vai ajudar avançar o Regional Leste 1, na importante tarefa de evangelizar.

“Já conheço Dom Francisco e trabalhamos juntos por 10 anos, ele é uma Benção e sua transferência para Volta Redonda confirma e coroa a missão. Acredito que é um homem bem indicado para a Igreja da qual é confiada”, disse o bispo emérito Dom Waldyr Calheiros.
“Sinto-me feliz pela recepção calorosa e se o começo da caminhada for assim, percebo que será uma trajetória bonita cheia de alegrias, enfrentando às dificuldades do dia-a-dia em conjunto com todos os padres, leigos e leigas”, acredita Dom Francisco, que no final da celebração foi homenageado por familiares, pela prefeita de Pesqueira (PE), recebendo a Bandeira do Estado de Pernambuco (PE) e pelo prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto moção de boas vindas.

Vagner Mattos, jornalista da Diocese de Barra do Piraí Volta Redonda

Nenhum comentário: