Montevidéu (RV) – “No mundo todo, a Igreja está dando particular atenção à juventude e muitos jovens encontram na Igreja um lugar privilegiado onde viver e crescer. Nas paróquias, nos movimentos e nas comunidades, os jovens encontram verdadeiros amigos e aprendem juntos a descobrir o sentido da vida. Tudo isto é fruto do encontro com Cristo na Igreja; porque, como escreveu o Papa Bento, ‘no início do ser cristão não se encontra uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um evento, com uma Pessoa, que dá à vida um novo horizonte e com isso a direção decisiva’ (Deus caritas est, 1)”. Só o encontro com Jesus, portanto, “nos abre para um futuro novo”. Essas são palavras do Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanisław Ryłko, na mensagem escrita por ocasião da 34º Jornada Nacional da Juventude do Uruguai, que se celebrará em Maldonado nos dias 1º e 2 de setembro, com a participação de pelo menos 4 mil jovens que representarão todas as Dioceses do País.
O tema do encontro, organizado pela Comissão episcopal da Pastoral Juvenil, é “Encontrate con Cristo! Tu vida cambiará” (Encontre Cristo! Sua vida mudará). O cardeal convida os jovens a abrirem realmente o coração a Cristo e a ouvir sua palavra: “Ele é o Bom Pastor que os levará a viver uma vida boa e útil. Aceitem converter-se cotidianamente para segui-Lo melhor. Ele não lhe castigará. Tenham confiança n’Ele e nos pastores que Ele lhes enviou: seus bispos e sacerdotes, os responsáveis pela Pastoral Juvenil”.
O Cardeal Ryłko cita ainda Bento XVI, que “convidou os jovens do mundo todo a participarem da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro no mês de julho de 2013”. O presidente do Pontifício Conselho para os Leigos espera que os jovens uruguaios possam participar numerosos e os aconselha a se prepararem para esse encontro meditando sobre o tema “Ide e fazei discípulos todos os povos” (Mt, 28, 19).
Os Bispos da América Latina, reunidos em Aparecida (SP), em maio de 2007, lançaram toda a Igreja rumo a uma missão continental: e estes jovens — lê-se na mensagem do cardeal — “são os missionários do Evangelho para os outros jovens de seu País. A Igreja os envia em missão em nome de Jesus. Quem melhor do que eles podem anunciar o amor de Cristo a seus contemporâneos? Rezemos e busquemos juntos responder do melhor modo a esta missão. E receberemos a imensa alegria de ver nascer e crescer entre seus amigos novos discípulos de Cristo”, finaliza o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos. (SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário