Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Termina encontro de Bispos amigos do Movimento Focolares


 Beata Chiara Luce Badano

Encerrou-se nesta quinta-feira, 9, na cidade de Forno di Coazze, região de Piemonte, norte da Itália, o Encontro anual dos Bispos Amigos do Movimento dos Focolares. Sessenta e dois bispos e três cardeais de todos os continentes estiveram reunidos desde o dia 1º de agosto, e no dia 6, festividade da Transfiguração, fizeram uma peregrinação à Sassello, pequena cidade natal da Beata Chiara Luce Badano (1971-1990).

Do Brasil, participaram o Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa, e o Arcebispo de Maringá (PR), Dom Anuar Battisti, além do Cardeal-Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Dom Dom João Braz de Aviz.
Dom Anuar, em entrevista à Rádio Vaticano, explica o tema "O Amor ao próximo", e a finalidade do Encontro.
“O encontro sempre é uma atualização para nós na área da teologia, tem participação de teólogos, mas principalmente, o campo da espiritualidade que nasce do Movimento dos Focolares. Este ano, o tema principal foi o Amor ao próximo. Claro, para nós, foi o tema central do Encontro, renovando mais que tudo a mística de nosso serviço, a espiritualidade em nosso ministério episcopal, para as nossas dioceses, onde queremos ser, de modo especial, o sinal concreto do amor de Deus aos irmãos: amar a todos, a cada um e sempre: a disposição de dar a vida. Nosso ministério vale enquanto somos capazes de doar a vida às pessoas que estão ao nosso redor e que foram entregues a nossos cuidados”.
Dom Anuar explica que a participação dos bispos no Movimento dos Focolares, aprovada pela Santa Sé para favorecer a colegialidade afetiva e efetiva entre os bispos em espírito de comunhão e fraternidade, é um compromisso de natureza exclusivamente espiritual.

Temas como o Ano da Fé, o próximo Sínodo sobre a Nova Evangelização e a JMJ Rio 2013 também estiveram em debate durante o evento.

Rádio Vaticano

Nenhum comentário: