Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Campanha Missionária 2012 pauta encontro de formação do Comidi de Brasília


comidibsbsetembro2012“Brasil missionário partilha a tua fé”. O tema da Campanha Missionária deste ano foi norteador do Encontro de Formação do Conselho Missionário Arquidiocesano (Comidi) do Distrito Federal (DF), realizado no sábado, 1º setembro, que reuniu 56 pessoas de 17 paróquias e teve como palestrantes a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Dimensão Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Dirce Gomes e o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti.
Os palestrantes repassaram os principais temas discutidos no 3º Congresso Missionário Nacional, realizado em Palmas (TO), de 12 a 15 de julho, e os preparativos para o Mês Missionário 2012, que reflete sobre a missão no Brasil e no mundo e incentiva as paróquias a estarem em estado permanente de missão.
Após apresentar o hino da Missão Continental, a assessora da CNBB falou sobre “mundo secularizado e pluricultural”, tema abordado pelo assessor teológico, padre Paulo Suess, durante o 3º CMN. “A secularização hoje não diz respeito, diretamente, à Igreja, nem à frequência dominical, mas à visão que o homem de hoje tem do mundo e do transcendente. Esta é uma questão global no mundo contemporâneo, embora devamos contemplá-la no horizonte latino-americano e especificamente brasileiro”, disse.
Irmã  Dirce destacou ainda que a secularização é usada, em teologia e filosofia, por pessoas de fé religiosa que procuram viver em honestidade com o mundo, não negando a realidade, por trás de idealizações ou sublimações religiosas. Ela apontou que atualmente “entende-se por secularidade, ter consciência do mundo em que vivemos, pensar a fé com os pés no chão, ou seja, observando a realidade e secularismo, a negação do transcendente”.
Com base nas apresentações do presidente da Sociedade dos Catequetas Latino-americanos, irmão Israel José Nery, no 3º CMN, irmã Dirce levantou dois questionamentos aos participantes. “Será possível continuar cristão sem adotar o ‘quadro bíblico-cristão’, cheio de intervenções de um agente extramundano, chamado Deus, que, além de criar o mundo em seis dias, continuamente intervém nas leis da natureza e da sociedade? E,  sem a intervenção da autoridade eclesiástica? Como realizar a tarefa missionária num contexto assim?”. Logo após foi conduzido um trabalho em grupo, com exposição em plenário.
O padre Camilo Pauletti relatou seu trabalho na organização, bem como sua experiência na África, como missionário por seis anos. “Padre Camilo falou da importância do material da Campanha Missionária a todas as dioceses do Brasil e deu dicas de como podemos participar do Mês Missionário. Ele apresentou três partes do DVD da Campanha e todos sentiram a importância do testemunho dos Missionários que estão em diversas partes do mundo”, comentou a coordenadora do Comidi, Déa Cláudia Duarte Queiroz.
O encontro foi encerrado com uma missa presidida pelo arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha.

Nenhum comentário: