Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Três mil fieis participam da ordenação de dom Marcello Romano


dommarcellosetembro2012Na manhã do sábado, 8 de setembro, dia da Natividade de Nossa Senhora, a cidade de Conceição do Mato Dentro (MG) recebeu cerca de três mil fiéis para a ordenação episcopal do monsenhor Marcello Romano, bispo de Araçuaí (MG).
Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo da diocese de Caratinga (MG), e segundo bispo de Guanhães (1998 a 2011) foi o bispo ordenante. “Monsenhor Marcello foi um padre dedicado, disponível, sempre soube que teria um futuro brilhante. Um padre piedoso, prestou muitos serviços à diocese. Fiquei feliz com a escolha do Santo Padre Bento XVI”, disse dom Emanuel.
Padre Eduardo Ribeiro animou a celebração. Inicialmente, contou uma breve biografia do monsenhor Marcello. Saudando a todos os bispos, padres, diácono, seminaristas, religiosos, o pároco de Conceição do Mato Dentro falou sobre a importância da ordenação do monsenhor Marcello para a paróquia e para a diocese. Em seguida, os sinos anunciaram com festa o momento mais esperado por todo o povo de Deus: o começo do rito litúrgico da missa. Participaram da celebração padres das dioceses de Guanhães e de Aracuaí, bem como de outras dioceses. Presidiu a celebração dom Emanuel Messias de Oliveira. Os bispos co-ordenantes foram dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba, e dom Jeremias Antônio de Jesus, bispo de Guanhães. O arcebispo da arquidiocese de Diamantina, dom João Bosco Óliver de Faria, o bispo da diocese de Almenara, dom Hugo Maria Van Steekelenburg; o bispo emérito de Teixeira de Freitas (BA), dom Antônio Zuqueto; o bispo auxiliar de Vitória (ES), dom Rubens Sevilha, da diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, dom Odilon Guimarães Moreira e diocese de Sete Lagoas, dom Guilherme Porto, participaram da celebração.
No início do rito de ordenação, padre Fabrizzio Clemente Fonseca, então administrador diocesano de Araçuaí, apresentou o eleito. Padre Hermes Firmiano Pedro, coordenador de pastoral da diocese de Guanhães, fez a leitura da Carta Apostólica (carta em que o papa Bento XVI nomeia bispo de Araçuaí monsenhor Marcello Romano). O então administrador diocesano de Araçuaí e o coordenador diocesano de pastoral de Guanhaes foram os presbíteros assistentes.
Homilia
Dom Emanuel Messias de Oliveira prosseguiu com a homilia. O bispo de Caratinga recordou o dia da nomeação do padre Marcello Romano, aos 13 de junho de 2012. “Obrigado pelo seu sim à Igreja de Araçuaí!”, exclamou o bispo de Caratinga. Dom Emanuel ressaltou a alegria da Igreja de Guanhães pela nomeação do monsenhor Marcello.
Dom Emanuel acrescentou durante a homilia que o ministério episcopal exige firmeza, simplicidade, oração. “Grande é a responsabilidade eclesial que lhe é conferida.” No final, o bispo ordenante ressaltou as três funções do bispo: santificar, ensinar, pastorear.
No final da missa, dom Marcello expressou a alegria por este momento tão especial em sua vida. Recordou instantes da sua vida, falou da sua vocação, da importância dos seus pais e familiares nesse processo de formação humana e espiritual, que o levaram ao ministério presbiteral, e agora episcopal, na Igreja. O bispo de Araçuaí agradeceu os padres da diocese de Guanhães pela presença em sua trajetória vocacional.

Nenhum comentário: