Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 2 de setembro de 2012

Estima e gratidão ao Cardeal Martini: unânime afeto ao purpurado morto nesta sexta-feira

Milão (RV) - Continuam incessantes, nestas horas, as muitas manifestações de afeto e atestação de estima e gratidão ao Cardeal Carlo Maria Martini, falecido na tarde desta sexta-feira na casa dos jesuítas em Gallarate, na província de Varese – norte da Itália –, aos 85 anos. O Papa definiu-o "caro irmão" e "insigne pastor".

Desde o meio-dia deste sábado, o corpo do purpurado está sendo velado na Catedral de Milão. Acolhido com caloroso e prolongado aplauso, o corpo do Cardeal Martini permanecerá exposto para a última saudação dos fiéis, até esta segunda-feira, com a catedral milanesa permanecendo aberta também durante a noite numa longa vigília de oração e cantos. O corpo estará exposto ao público até o meio-dia desta segunda-feira. A missa exequial será celebrada às 16h locais.

Ao término das exéquias – da qual participará também o premier italiano Mario Monte –, o purpurado será sepultado na catedral milanesa, num túmulo colocado aos pés do altar da Cruz de São Carlos Borromeu.

O Cardeal Martini nasceu em Turim – noroeste da Itália – em 15 de fevereiro de 1927. Entrou na Companhia de Jesus com apenas 17 anos, tornou-se sacerdote aos 25 – em 13 de julho passado celebrou 60 anos de ordenação sacerdotal. Foi o primeiro reitor do Pontifício Instituto Bíblico e, depois, foi reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana.

João Paulo II nomeou-o arcebispo de Milão em 1979, estando à frente da arquidiocese até 2002. Insigne biblista, dentre as iniciativas mais importantes recordamos a criação, na arquidiocese, da "Escola da Palavra" para, com o método da Lectio divina, aproximar os leigos das Sagradas Escrituras. (RL)

Nenhum comentário: