Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 1 de setembro de 2012

Seminário de Comunicação reúne agentes de pastoral no Rio

O Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove neste domingo, 2, o 4º Seminário de Comunicação (SECOM-Rio) do Estado do Rio de Janeiro. Além de agentes da Pastoral da Comunicação, o Seminário, que será realizado no Auditório do Edifício João Paulo II, na Glória, contará também com a participação de membros das diversas pastorais.

Com o tema: “Comunicação e Igreja: comunicando pela rede e em rede”, o evento visa à unidade entre as equipes e agentes de Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Leste 1 e a formação de uma rede de comunicação eficiente para que as ações da Igreja possam ser melhor comunicadas aos fiéis e à sociedade.

O encontro, que deve reunir mais de 160 agentes de 10 dioceses do Estado do Rio de Janeiro, terá como palestrantes o técnico em Informação Alexandre Rangel, que durante a manhã falará sobre as diferenças de “Comunicar em rede e Comunicar pela Rede”. Também estará presente no evento padre Clóvis Melo, que apresentará a Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA), no período da tarde.

De acordo com a coordenadora da Pascom do Regional Leste 1, Andréia Gripp, a proposta desta vez é trabalhar a formação de redes de comunicação, tendo em vista que a formação e a estruturação da pastoral nas 10 dioceses do regional é um passo que já foi organizado pelo regional.

“Até o momento, tínhamos como preocupação a formação e estruturação da Pastoral da Comunicação nas 10 dioceses do Regional Leste 1. Atingido esse objetivo, vimos a necessidade de articularmos o trabalho das dioceses e trabalharmos numa grande rede de informação e comunicação, respondermos aos desafios hoje lançados pela sociedade midiática à ação evangelizadora”, disse.

Para a integrante da Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, em Olaria, Tânia Mara Mendonça, que participará do SECOM-Rio pela primeira vez, esta será uma oportunidade de aprender com aqueles que já têm a experiência de trabalho dentro do âmbito da comunicação.

“Para nós, da Pascom da Nossa Senhora da Cabeça, tudo é muito novo. Estamos iniciando um trabalho muito legal e a união dos membros está fazendo a diferença. Encontros de comunicação promovidos pela Arquidiocese do Rio e pelo Regional Leste 1, como o SECOM-Rio, fazem com que aprendamos com a experiência de quem já trabalha na comunicação há tempo”, contou Tânia.

A Coordenadora da Pascom do Regional Leste 1 também destacou o crescimento significativo na participação e no fortalecimento do vínculo entre as dioceses. “A cada edição, temos mais participantes, refletindo o crescimento na unidade e a consolidação da Pascom nas dioceses do Estado do Rio. Hoje, a Pascom já está formada nas 10 dioceses. A realização dos encontros foi sempre muito importante para impulsionar esse trabalho e atingirmos mais dioceses”. 

Da Canção Nova, com Arquidiocese do Rio

Nenhum comentário: