Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Patriarca Laham e a importância da visita do Papa ao Líbano

Cidade do Vaticano (RV) - Estou feliz de ir ao Líbano: foi o que disse ontem o Papa durante o Angelus. Também no Líbano cresce a expectativa pela visita apostólica de Bento XVI, que se realizará em menos de duas semanas. Uma visita esperada não só pela comunidade cristã, mas por toda a sociedade civil libanesa e à qual olha com grande esperança todo o Oriente Médio. Foi o que destacou em entrevista à Rádio Vaticano o Patriarca de Antioquia, Gregório III Laham:

R. – “Estamos muito satisfeitos de que o Santo Padre possa vir e fazer uma peregrinação a este país que é uma parte da Terra Santa. É um país muito acolhedor. Apesar das dificuldades e de um pouco de medo, o Santo Padre virá. Esta é a alegria de todos os libaneses”.

P. - Qual a importância desta viagem para um testemunho comum dos cristãos na região, em um momento tão delicado?

R. – “A visita é ao Líbano, e através do Líbano é uma visita a todo o Oriente Médio, porque o Líbano é uma mensagem, como disse João Paulo II: ‘O Líbano é pequeno, mas é uma mensagem para todo o mundo, especialmente para o Oriente Médio’. Esta visita é para entregar a Exortação Apostólica que é o resultado do pensamento de todos os bispos e patriarcas orientais que participaram do Sínodo, e que é um sinal de afeto e grande solicitude do Santo Padre, pelo Líbano, e pelo Oriente Médio”.

P. – O Líbano, a Síria, em síntese todo o Oriente Médio precisa de paz. Quanta esperança há que a visita do Papa ajude a fortalecer a paz?

R. – “A paz é um bem para todos nós e por isso essa visita é muito importante. É uma mensagem de paz para o Líbano, mas sobretudo para a Síria. Não devemos esquecer que o Santo Padre, nesses 18 meses de conflito na Síria, já falou cerca de 15 vezes e em muitas outras ocasiões, chamando à paz, ao diálogo, e à unidade na Síria. Por isso, o Santo Padre tem realmente no seu coração, também a Síria: Eu acho que ele vai deixar uma mensagem especial para a Síria!” . (SP)

Nenhum comentário: