De acordo com os organizadores do evento em Pelotas, mais do que apenas festejar, o Bote Fé é uma forma de manifestação de fé, louvor, agradecimento e, sobretudo, de incentivo a juventude, que em um mundo cheio de incertezas precisa se posicionar com coragem para conseguir viver na verdade de Cristo. Além, é claro, de servir como uma preparação para a JMJ 2013, que ocorrerá entre os dias 23 a 28 de julho.
A abertura do evento já ocorreu nesta manhã às 5h, com a chegada da Cruz Peregrina na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, seguida de uma celebração eucarística. Das 8h às 9h, foi exposta na praça em frente à Catedral e depois a visita à FASE (antiga FEBEM), e na sequência a CAEX (Casa do Amor Exigente).
Na parte da tarde, visita a UCPEL (Universidade Católica de Pelotas), onde ocorrerá um diálogo sobre as cruzes e as luzes da juventude. Depois desse momento, a cruz será levada para o Quadrado (no Porto, antiga Doquinhas). Ali se realizará a Via-Sacra, preparada pelos grupos de jovens. À noite, a partir das 19h, está prevista a chegada da cruz ao Centro de Eventos da Fenadoce, onde será realizada uma noite de encontro e celebração. A vigília do Bote Fé terá início a meia-noite.
No dia 18 de setembro, a Cruz Peregrina enviada pelo Papa Bento XVI para a JMJ 2013 foi acolhida com festa por mais de 100 mil jovens em São Paulo, dando início a sua trajetória missionária no Brasil. A cruz, acompanhada do ícone de Nossa Senhora, percorrerá as dioceses de todos os estados brasileiros até chegar ao Rio de Janeiro em 2013, cidade sede da Jornada Mundial da Juventude. A Cruz Peregrina foi oferecida pelo Papa João Paulo II aos jovens em 1985. Desde então, ela se tornou símbolo da Jornada Mundial da Juventude. Em 2003 ganhou a companhia do ícone com a imagem da Virgem Maria.
Entretanto, a Campanha da Fraternidade de 2013 terá como tema “Fraternidade e Juventude” e várias ações já estão em elaboração para que a campanha cumpra seu papel evangelizador junto a toda a sociedade. Seja para a criação dos subsídios, para a escolha do hino e até mesmo para traçar o plano de comunicação da campanha, a CNBB preocupou-se em deixar a Campanha o mais próximo possível da linguagem jovem.
Para isso, uma equipe de comunicação jovem foi montada para pensar as ações de comunicação nas mídias digitais da Campanha como o Twitter @cf2013Oficial, a página no Facebook “CF 2013″ e o site www.cf2013.org.br.
A Campanha da Fraternidade realiza-se sempre, na Igreja no Brasil, no período da Quaresma e, para já incentivar a participação do público-alvo, uma equipe de comunicação específica para a Campanha foi criada com o objetivo de disseminar o conteúdo do texto base da CF por meio das redes sociais, produção de vídeos e interação com os jovens de todo país.
Sobre a atuação dos jovens dentro da Igreja eis o que nos disse o Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner. (SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário