Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Papa sai do Vaticano em visita: "Idoso entre os idosos"

Roma (RV) - O Papa visitou na manhã desta segunda-feira os hóspedes da Casa "Viva os Idosos", no bairro do Gianicolo, em Roma. Neste ano, em que a Europa reflete sobre o Envelhecimento Ativo e a Solidariedade entre as Gerações, Bento XVI foi convidado pessoalmente pelos 28 hóspedes da estrutura criada pela Comunidade de Santo Egídio. 

Ao chegar, foi acolhido pelo Ministro da cooperação e integração, Andrea Riccardi, fundador da Comunidade, o Professor Marco Impagliazzo, seu sucessor na presidência do movimento, o Arcebispo Vincenzo Paglia, atual Presidente do Dicastério vaticano para a Família e assistente eclesiástico da Comunidade, e por Dom Matteo Zuppi, atual bispo auxiliar de Roma. 

O Papa entrou no edifício e foi diretamente para um mini-apartamento no andar térreo onde vive um casal de refugiados haitianos. No terceiro andar, existem 6 quartos que abrigam idosos não auto-suficientes, e esta foi a etapa sucessiva da visita. Descendo um piso, se encontra um jardim, local onde o Papa proferiu um discurso aos idosos mais autônomos, aos voluntários que trabalham na Casa e a vários membros da Comunidade. O discurso de Bento XVI foi transmitido ao vivo em um telão montado na calçada fora da casa, onde centenas de moradores do bairro acompanharam o evento. 

“Venho como um idoso, visitar meus coetâneos”. Com estas palavras ele começou explicando o que o levou ali: o fato de conhecer muito bem problemas, dificuldades, limites da terceira idade, ainda mais agravados hoje pela crise econômica. 

Com convicção, o Papa disse que ser ancião é belo; que a tristeza não deve vencer sobre a alegria de se sentir amados por Deus:

“É verdade que a sociedade, dominada pela lógica da eficiência e do lucro, considera os anciãos pessoas inúteis, não produtivas”. Neste sentido, o Papa pediu um maior esforço das instituições e das próprias famílias para que as pessoas idosas não tenham que deixar suas casas. “A qualidade de uma civilização se julga pelo modo em que os idosos são tratados e pelo lugar que ocupam na comunidade”.

Dirigindo-se aos residentes da morada, Bento XVI lembrou que sentir-se acompanhados e assistidos e sentir o carinho dos outros é uma graça de Deus: “Ninguém pode viver sozinho e sem ajuda e, nesta casa, vejo que as pessoas que ajudam - e as ajudadas - formam uma única família cuja seiva de vida é o amor”. 

Enfim, tocando o tema da solidão, o Papa falou que existem dias longos, infinitos, que por vezes parecem vazios pela falta de uma ocupação... “mas esta fase da vida é um dom, é ideal para aprofundar a relação com Deus”. 

Bento XVI pediu aos idosos que rezem pela Igreja, por ele, pelas necessidades do mundo, pelos pobres, para que não haja mais violência no mundo. E concluiu confiando à sua oração o bem da Igreja e a paz no mundo. 

(CM)

Nenhum comentário: