Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Assessores da CNBB se encontram em retiro anual


CNBB
Assessores da CNBB estão reunidos em Santo Antônio do Descoberto (GO) para retiro anual.
Os assessores da CNBB estão reunidos, nesta terça-feira, 4, em Santo Antônio do Descoberto (GO) para o retiro anual. O pregador é o bispo de Teófoli Otoni (MG), dom Aloísio Vitral e o tema do aprofundamento espiritual deste ano é “A ética do cuidado como estratégia de sobrevivência”

A proposta abrange uma profunda revisão de vida de cada um dos colaboradores mais próximos da Conferência. Dom Leonardo Steiner, secretario geral, esteve na abertura do retiro, agradeceu a presença de Dom Vitral e a disponibilidade dos assessores e desejou que todos fizessem uma experiência significativa nestes dias. O encontro termina na quarta-feira, 5.

O grupo dos assessores tem papel de grande importância nos trabalhos das comissões episcopais pastorais porque se responsabiliza pela elaboração e acompanhamento da execução de todos os projetos do Plano Bienal de Pastoral que se fundamenta nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Além disso, os assessores, quando solicitados, estão presentes nos eventos das dioceses em vários campos da pastoral.

Dom Vitral orienta o retiro de modo que todos os assessores tenham tempo para a meditação comunitária e pessoal e apresenta elementos de reflexão sobre o cuidado como expressão de fé do compromisso com Cristo.

Na manhã desta terça-feira, no primeiro momento de exposição ao grupo, recordando o clima de aniversário do início dos trabalhos do Vaticano II, ele sugeriu que esse encontro dos assessores procure favorecer uma “experiência conciliar” deixando o fundamento claro para justificar essa sua sugestão. Ele disse que quem arrisca fazer a experiência do Concílio tem de “escutar as aspirações mais profundas do ser humano”.

Na noite da segunda-feira, 3 dezembro, os assessores também tiveram oportunidade de realizar uma reunião de confraternização para marcar o final dos trabalhos do ano.

Nenhum comentário: