Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Falece bispo emérito de Corumbá, Dom José da Costa


Arquivo
bispo emérito de Corumbá (MS), Dom José Alves da Costa
Faleceu na manhã desta terça-feira, 4, por volta das 9h45, o bispo emérito de Corumbá (MS), Dom José Alves da Costa. O bispo, natural de Catanduva (SP), era portador do mal de Alzheimer, doença que causa uma deterioração geral da saúde.

Dom José exerceu importantes funções durante o episcopado. Foi bispo auxiliar de Ponta Grossa (PR), no período entre 1986 e 1991; e também foi bispo de Corumbá (MS), entre 1991 e 1999. No Regional Oeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi responsável pela Dimensão Catequética e Dimensão Missionária.

Seu lema era: “Confio no Senhor”.


CNBB expressa pesar por falecimento de bispo emérito de Corumbá

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma nota nesta terça-feira, 4, para expressar seu pesar pela morte do bispo emérito de Corumbá (MS), Dom José Alves da Costa, na manhã de hoje.

Na nota, a CNBB destacou que Dom José soube imprimir em sua vida e ministério o seu lema episcopal: "Confio no Senhor". E convidou os fiéis a se deixarem inspirar pelo dinamismo e ardor apostólico demonstrados pelo bispo.

Leia, abaixo, a nota na íntegra:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta o seu pesar pela morte de Dom José Alves da Costa, Bispo Emérito de Corumbá (MS). O falecimento ocorreu na manhã desta terça-feira, 4.

Nascido em Catanduva (SP), Dom José Alves estudou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma. Recebeu a Ordenação Presbiteral, em Roma, no ano de 1965. Nomeado Bispo Auxiliar de Ponta Grossa, foi ordenado em 1986.

Dom José Alves da Costa exerceu o Ministério Episcopal em Ponta Grossa, de 1986 a 1991, sendo transferido para a Diocese de Corumbá, onde atuou até 1999, quando se tornou Bispo Emérito. No Regional Oeste 1 da CNBB (Mato Grosso do Sul) foi Bispo Referencial para a Dimensão Catequética e Missionária.

A vida e ministério de Dom José é expressão de seu lema episcopal: “Confio no Senhor”. A mesma confiança e esperança ilumine o Povo de Deus da Diocese de Corumbá, mas também se deixe inspirar por seu dinamismo e ardor apostólico neste momento da visita da Irmã Morte. As nossas preces aos familiares, a dom Segismundo Martinez Alvarez, bispo de Corumbá, e a todo povo que acompanhou a vida de nosso irmão. Agradeçamos a Deus, o dom da vida e o ministério de Dom José e caminhamos na esperança da vida que o Crucificado-Ressuscitado nos conquistou.

Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Nenhum comentário: