Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Catedral Notre Dame de Paris comemora 850 anos



A famosa Catedral de Notre Dame de Paris, na França, comemora nesta quarta-feira, 12, 850 anos de existência e 150 de restauração, realizada pelo arquiteto francês Viollet-le-Duc. A construção de Notre Dame na “Île de la Cité”, uma pequena ilha no centro de Paris rodeada pelas águas do rio Sena, durou 182 anos: começou em 1163 e foi concluída em 1345. 

Para este aniversário dos 850 anos, a iluminação da Catedral foi melhorada, o órgão renovado, foi construída uma plataforma para poder apreciar sua fachada gótica e em breve haverá novos sinos. “Durante 850 anos, esta catedral foi um símbolo de beleza, verdade e bondade que atraiu as gerações até aqui”, disse Mons. Patrick Jacquin, Pároco de Notre Dame.

A partir de amanhã até 24 de novembro de 2013, Notre Dame espera dar as boas-vindas a mais de 20 milhões de peregrinos e turistas, mais que a média anual que é de 14 milhões de visitantes. 

Para as celebrações deste aniversário no marco do Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI, já está planejada uma série de concertos, diálogos culturais e religiosos. No lugar onde está localizada agora a Catedral gótica, existiu antes uma catedral românica. Ali mesmo tinha sido edificada a primeira igreja cristã de Paris, a Basílica de Saint-Etienne, projetada em meados do ano 528.

Nenhum comentário: