Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Leigos e leigas de todo o Brasil se reúnem para assembleia geral

CNBB


CNLB
Cerimônia de abertura da 32ª Assembleia Geral do CNLB
O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) desde a última quinta-feira, 30, a 32ª Assembleia Geral Ordinária. O encontro acontece no Centro Nova Evangelização (CENE), em Cuiabá (MT), e segue até próximo domingo, 2.

Leia mais:
.: CNBB poderá declarar 2015 como o "Ano dos Leigos"


Refletindo sobre o tema: “À luz da memória, projetando a história: O Conselho Nacional do Laicato do Brasil”, os leigos e leigas dos mais diferentes regionais da CNBB se encontrarão para avaliar e refletir, projetar e encaminhar estratégias para a articulação do CNLB, como espaço de fortalecimento e resgate da identidade e da missão dos leigos e leigas, para uma atuação mais corajosa e eficaz na Igreja, na vida do povo e na sociedade.

Durante a assembleia, haverá a escolha da nova presidência do CNLB, bem como do novo conselho fiscal para o mandato de 2013 a 2016. Espera-se uma participação significativa das mais variadas organizações e expressões laicais, reforçando assim o desejo de se construir uma Igreja viva e atuante, essencialmente ministerial e encarnada na história humana, preferencialmente, na vida de tantos excluídos da sociedade.

Na primeira conferência da assembleia, o assessor do CNLB, João Décio Passos, destacou a fé do laicato na Igreja. "Os leigos e leigas precisam ser "sujeitos" de sua fé. O sujeito é aquele que tem consciência de sua missão, clareza de sua pertença à comunidade e assume corajosamente o seu protagonismo na Igreja e na sociedade", disse. 

De acordo com o site do CNLB, o conselho "é uma associação de fiéis leigos e leigas católicos de direito público, que congrega e representa o laicato brasileiro na sua diversidade e riqueza de movimentos, pastorais, e associações dos mais variados tipos".

Nenhum comentário: