Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Encontro sobre anistia e redemocratização

Tem início na tarde desta quarta-feira, 26 de junho, o Seminário Internacional Memória e Compromisso. O evento, que tem por objetivo relembrar a atuação dos cristãos no processo de anistia política e de redemocratização do Brasil durante o período de 1964 a 1988, vai até a próxima quinta-feira, 27 de junho. Organizado pela Comissão Brasileira de Justiça e Paz, organismo vinculado à CNBB, o seminário será realizado no Centro Cultural de Brasília.

Na pauta do primeiro dia, conferência sobre a conjuntura do Brasil e do mundo no período de 1964 a 1988 e os desafios teológicos e institucionais da Igreja nesse momento. Participam desta primeira mesa, a socióloga Maria Victoria Benevides e o Pe. José Oscar Beozzo.
O seminário trará ainda reflexões a cerca da conjuntura político-social brasileira com discussões que envolvem o modelo atual de Estado e de desenvolvimento adotado pelo país e suas consequências para a sociedade.
Segundo dia
No segundo dia, falas sobre o envolvimento dos cristãos na luta por transição em e conquista de anistia em diversos países. No centro da conferência, as experiências de El Salvador, com a teóloga e catedrática salvadorenha Sonia Suyapa Pérez; da África do Sul, com o pastor Walter Altmann, presidente do Conselho Mundial de Igrejas (CMI); e do Brasil, com o jurista Cândido Mendes. O sociólogo chileno Andréz Opazo trará um panorama mais geral sobre toda a Latino América.
Ainda no dia 27, exposições sobre Justiça de transição e desafio cristão de reconciliação; A memória do compromisso e o compromisso da memória: superar uma aparente amnésia; e relatos e testemunhos de pessoas e instituições religiosas, que a partir da fé, defenderam a anistia política e a redemocratização do país.
Participam das reflexões, dom Tomás Balduíno, Chico Whitaker, padre Leonez Narvaez, representante da Comissão Nacional da Verdade e dom Antônio Celso de Queiroz, além de representantes de entidades como CIMI, CPT, Cáritas, Ibrades, Conic, CRB e CBJP, entre outras.
Mística e Escrituras
O encontro contará ainda com uma mesa sobre a mística, o canto, a poesia e as Escrituras em tempo de opressão. Na luta dos cristãos é importante compreender de que forma tais elementos serviram de instrumento de resistência e esperança pela redemocratização e como podem ser úteis aos desafios atuais. A reflexão ficará por conta de Andréz Opazo, Frei Carlos Mesters, Hamilton Pereira – poeta e secretário de Cultura do Distrito Federal, Maria Clara Bingemer e Zé Vicente.
Memória e Compromisso
O Seminário consiste na primeira fase do projeto Memória e Compromisso. Esse projeto é realizado em parceria com a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, e conta com apoio da Comissão Nacional da Verdade e da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal.
O projeto também conta com a participação do padre Zezinho e Frei Betto, que não participarão do Seminário, mas vão colaborar em outras etapas (como a publicação do livro, do DVD e do CD com as conclusões do projeto).
Participação
Podem participar estudantes, pessoas de todas as denominações religiosas, agentes pastorais, membros de organismos, profissionais e militantes da área de direitos humanos, e demais interessados. Será emitido certificado de participação, com as horas correspondentes.
Serviço:
Seminário Internacional Memória e Compromisso
Quando: 26 e 27 de junho de 2013
Onde: Centro Cultural de Brasília (CCB) – L2 Norte
Informações: (61) 84802524 ou comunicação.cbjp@gmail.com – com Cleymenne Cerqueira, Assessoria de Comunicação da CBJP
Por CNBB, com Rádio Vaticano

Nenhum comentário: