Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Consep promove seminário sobre Documento 104 da CNBB

IMG 8989 640x427 2 612x381Bispos e assessores que fazem parte do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) participam hoje e amanhã, na sede da CNBB, em Brasília (DF), do seminário sobre o Documento 104,Comunidade de comunidades: uma nova paróquia. O evento acontece durante a reunião ordinária do Consep, que teve início hoje e vai até a próxima quinta-feira.
Os padres Leomar Brustolin, Manoel Godoy e José Carlos Pereira irão discorrer sobre os quatro capítulos do Documento 104. Em seguida, os membros do Consep se reunirão em grupos e discutirão o texto, fazendo suas considerações, que devem ser apresentadas até o final da manhã desta quarta-feira.
O documento, publicado pelas Edições CNBB, tem o objetivo de servir de subsídio para a reflexão, bem como o aprofundamento, sobre a vida paroquial. Entretanto, deverá ser enriquecido com as contribuições enviadas pelos regionais e dioceses, até o dia 15 de outubro. Em 2014, será submetido à apreciação e à aprovação dos bispos do Brasil, durante a 52ª Assembleia Geral.
5ª SSB
Entre os diversos assuntos tratados durante a reunião do Conselho Episcopal Pastoral, na manhã de hoje, esteve a 5ª Semana Social Brasileira (5ª SSB). O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, dom Guilherme Werlang, destacou a presença de representantes de diferentes povos no seminário da 5ª SSB, como indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco. Ressaltou ainda a capacidade de organização e a consciência desses povos em querer participar da construção do país.
O assessor da Comissão, padre Nelito Dornelas, lembrou as três principais bandeiras assumidas pelos participantes deste seminário. São elas: uma constituinte exclusiva para a reforma política, a defesa dos territórios dos pescadores, quilombolas e indígenas e a carta pública ao papa Francisco, que deverá ser elaborada pelos grupos e movimentos sociais, pedindo a convocação de uma assembleia mundial para discutir a defesa da vida na Terra.
O Seminário da 5ª SSB reuniu cerca de 250 pessoas de todo o Brasil, entre os dias 2 e 5 de setembro, em Brasília.
Pauta do Consep
Entre outros temas previstos na pauta da reunião do Consep estão a Coalização Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas; os trabalhos desenvolvidos pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e a questão da diversidade religiosa.
POR: CNBB

Nenhum comentário: