Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Diretores e secretários das POM do Cone Sul encontram-se em Brasília (DF)

POMdiretores23092013 640x424O 6º Encontro de diretores e secretários das Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Cone Sul, realizado neste fim de semana, dias 20 a 22 de setembro, em Brasília (DF), proporcionou momentos de comunhão e partilha sobre diversas atividades de Animação Missionária nos países do bloco. Participaram representantes da Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Brasil.
O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da CNBB, dom Sérgio Braschi, presidiu a missa de abertura do encontro. Na ocasião, ele sublinhou a importância do trabalho das POM para a missão. Também o padre Nelito Dornelas, assessor da 5ª Semana Social Brasileira, apresentou um panorama sobre a realidade social, econômica, política e eclesial do Brasil.

Os participantes também fizeram uma avaliação e partilha sobre a participação das POM na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a preparação dos países ao 4º Congresso Missionário Americano e 9º Latino-Americano e sobre a comunicação para a animação missionária. Além das palavras e gestos do papa Francisco, o que mais impactou foi a Semana Missionária realizada em São Gonçalo (RJ), que reuniu em duas paróquias, cerca de 100 jovens ligados às POM de pelo menos 15 países. A acolhida dos peregrinos pelas famílias também foi avaliada muito positiva bem como o empenho dos jovens da JMJ na organização das várias atividades.

Outro tema partilhado foi como cada país do Cone Sul organiza e dinamiza o Mês das Missões como, por exemplo,  a Campanha Missionária. Os participantes discutiram a prepaação do 1º Congresso Americano da Infância e Adolescência Missionária (IAM) previsto para maio de 2014, em Aparecida (SP).
POR: CNBB / POM

Nenhum comentário: