Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Papa e Santa Sé

AUDIÊNCIA: PAPA FALA SOBRE SANTA CLARA E FAZ APELO PELA PAZ NO SUL DA ÁSIA
◊ Cidade do Vaticano, 15 set (RV) - Bento XVI encontrou-se nesta quarta-feira, dia de Audiência Geral, na Sala Paulo VI, no Vaticano, com os fiéis e peregrinos provenientes de várias partes do mundo.
O Papa continuou o ciclo de catequeses dedicadas às grandes mulheres relevantes na história da Igreja, falando na audiência de hoje sobre Santa Clara de Assis, que viveu no século XIII.
Santa Clara nasceu em 1193 e pertencia a uma família aristocrática e rica. Renunciou à nobreza para viver humilde e pobre, adotando a forma de vida de São Francisco de Assis, seu contemporâneo. Aos 18 anos, Clara deixou a casa paterna e na companhia de sua amiga Bona di Guelfuccio, foi secretamente, no Domingo de Ramos de 1211, aos frades menores na pequena Igreja da Porciúncula, onde São Francisco cortou seu cabelo e ela vestiu o hábito penitencial.
Numa das quatro cartas que escreveu a Santa Inês de Praga, que queria segui-la, Clara fala de Cristo, seu dileto Esposo com expressões nupciais. "A espiritualidade de Santa Clara, a síntese de sua proposta de santidade é descrita na última carta escrita a Santa Inês de Praga, em que Clara convida a sua amiga a se refletir naquele espelho de perfeição de toda virtude que é o Senhor" – sublinhou o Papa em sua catequese.
"Como Clara e suas companheiras, várias mulheres no decorrer da história ficaram fascinadas pelo amor de Cristo que, na beleza de sua Divina Pessoa, encheu seus corações" – disse ainda o Santo Padre.
Bento XVI ressaltou que no princípio de sua experiência religiosa, Clara teve em São Francisco de Assis não somente um mestre, mas também um amigo fraterno. "Como São Francisco e Santa Clara, também outros santos viveram uma profunda amizade no caminho rumo à perfeição cristã, como São Francisco de Sales e Santa Joana Francisca de Chantal" – frisou o Papa.
Santa Clara morou com as primeiras companheiras na Igreja de São Damião onde os frades menores construíram um pequeno convento para elas. Naquele mosteiro, ela viveu mais de quarenta anos até sua morte, em 1253.
O Papa fez um resumo de sua catequese em português. A seguir, saudou os fiéis de língua portuguesa, sobretudo os provenientes do Brasil e Portugal, e concedeu a todos a sua bênção apostólica.
Queridos irmãos e irmãs,
Clara de Assis foi um verdadeiro clarão luminoso que brilhou na Idade Média, sendo uma das santas mais amadas pelo povo cristão. Seu profundo desejo de seguir Cristo e sua amizade fraterna e grande admiração por São Francisco de Assis a inspirou a deixar a vida aristocrática e rica da sua casa paterna para consagrar-se inteiramente a Cristo, pobre e humilde. Temos aqui um exemplo de como a amizade é um dos sentimentos humanos mais nobres e elevados, que a graça divina purifica e transfigura. Decidida a viver uma pobreza radical associada com uma confiança total na providência divina, conseguiu obter um privilégio papal para que, no seu convento de São Damião, ninguém possuísse qualquer propriedade material. Brilhou pela prática heróica da virtude da humildade, servindo a todas as irmãs com alegria, e pela sua grande fé na Eucaristia. Pela sua grande fama de santidade, foi canonizada somente dois anos após a sua morte.
A minha saudação a todos peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente para os grupos vindos do Brasil e para os fiéis da Torreira e da diocese da Guarda, em Portugal. Que a graça de Deus, pela intercessão de Santa Clara, fortaleça a vossa vida para mostrardes a todos a felicidade que é amar Jesus Cristo. De coração, dou-vos a minha Bênção, extensiva às vossas famílias e comunidades.
No final da audiência o Papa fez um apelo contra a violência no sul da Ásia e pediu paz e respeito pela liberdade religiosa.
"Acompanho com preocupação os acontecimentos que se verificaram nestes dias em várias regiões do sul da Ásia, sobretudo na Índia, Paquistão e Afeganistão. Rezo pelas vítimas e peço que o respeito pela liberdade religiosa e a lógica da reconciliação e da paz prevaleçam sobre o ódio e a violência" - concluiu Bento XVI. (MJ)

TONY BLAIR ELOGIA BENTO XVI ÀS VÉSPERAS DA "DELICADA VISITA" AO REINO UNIDO
◊ Londres, 15 set (RV) - O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, que se converteu ao Catolicismo há três anos, depois de deixar a Igreja Anglicana, elogiou, nesta terça-feira, a "coragem intelectual" de Bento XVI, que inicia nesta quinta-feira, uma delicada visita ao Reino Unido.
Em artigo publicado pelo jornal "L'Osservatore Romano", intitulado "O Papa e Newman", o líder britânico classifica de "admirável a coragem intelectual" tanto de Bento XVI como do Cardeal John Henry Newman (1801-1890).
O cardeal inglês, que será beatificado no domingo, 19 de setembro, por Bento XVI, era um brilhante intelectual e pensador do século XIX, que se converteu ao Catolicismo.
O Cardeal Newman é considerado um pensador de vanguarda para a sua época. Ele influenciou muito o Concílio Vaticano II, e é um dos autores católicos mais citados pela Igreja Católica.
"Muitos católicos veem na pessoa de Bento XVI a mesma coragem intelectual de Newman" - comenta Blair, em seu artigo, acrescentando que o papa "vive em concordância com o espírito e com as ideias de Newman".
De acordo com alguns observadores, a beatificação de uma figura que abandonou a Igreja Anglicana – majoritária no Reino Unido – pode gerar tensões entre as duas Igrejas que enfrentam problemas relacionados à ordenação de mulheres e de bispos homossexuais.
Bento XVI presidirá pessoalmente à cerimônia de beatificação do Cardeal Newman – algo raro – já que no início de seu pontificado, em 2005, anunciou que se limitaria a celebrar pessoalmente apenas as canonizações, ou seja, a proclamação de santos e não de bem-aventurados, primeiro passo em direção à glória dos altares. (AF)

PRESIDENTE DOS BISPOS INGLESES: EXPECTATIVA PARA VISITA DO PAPA AO REINO UNIDO
◊ Londres, 15 set (RV) - Bento XVI chegará nesta quinta-feira a Edimburgo – Escócia – primeira etapa da viagem apostólica ao Reino Unido, XVII viagem internacional de seu Pontificado. A visita de quatro dias culminará no domingo, dia 19, com a beatificação do Cardeal John Henry Newman, em Birmingham – Inglaterra.
O Pontífice visitará também Glasgow e Londres, onde manterá encontros de caráter ecumênico, e dirigirá um grande discurso à sociedade civil, no Westminster Hall.
Pastoral, ecumênica, institucional e cultural: são as muitas dimensões dessa viagem apostólica de Bento XVI. Uma visita que se diferencia substancialmente da visita de João Paulo II, em 1982, como nos ressalta o Arcebispo de Westminster e Presidente da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales, Dom Vincent Nichols, entrevistado pela Rádio Vaticano:
Dom Vincent Nichols:- "Há uma grande diferença entre essas duas viagens, porque João Paulo II veio a convite da comunidade católica. O Papa celebrou os Sacramentos da Igreja com a comunidade católica e o restante da sociedade inglesa assistiu ao evento como expectadora, embora, certamente, houvesse curiosidade entre as pessoas. Desta vez, o Papa foi convidado pela Rainha e pelo Governo britânico a visitar o país. É claro, o Papa visitará a comunidade católica, mas se trata de uma visita de Estado que é uma coisa bem diferente. Portanto, o público agora é toda a sociedade britânica e essa forma particular da visita ditou a agenda dos eventos que se realizarão e que culminarão com a beatificação do Cardeal Newman."
P. O lema da visita é "Cor ad cor Loquitur", "O coração fala ao coração". O senhor pensa que Bento XVI conseguirá falar ao coração de uma sociedade secularizada como a sociedade britânica?
Dom Vincent Nichols:- "Penso que não devemos dar por certo a ideia de que todos neste país têm uma mentalidade secularizada. A meu ver, isso não é verdade. Certamente o é para as instituições, como, por exemplo, para os meios de comunicação, mas a vida do povo está muito aberta à realidade de Deus e existem numerosas expressões de religiosidade neste país. Na vida das pessoas comuns existe uma sensibilidade para as coisas de Deus. Penso que Bento XVI falará a essa realidade e que a mídia o entenderá, porque o povo acompanhará a visita participando diretamente dos eventos ou seguindo-os pela televisão. Portanto, o impacto será direto e não lido através das lentes da mídia. Considero que seja uma oportunidade e que haja uma certa receptividade na sociedade inglesa às palavras do Papa. Ademais, é preciso recordar que o lema dessa visita é extraído dos escritos de São Francisco de Sales, que é o Padroeiro da mídia. Portanto, peço a São Francisco de Sales (fui ordenado no dia de sua festa) que mediante a sua intercessão se alcance um entendimento comum entre o Papa, o público, o povo inglês e também a mídia."
P. Essa visita tem uma significativa dimensão ecumênica. O senhor acredita que ela será profícua para as relações com a Comunhão Anglicana?
Dom Vincent Nichols:- "As relações entre a Comunhão Anglicana e a Igreja Católica são bastante delicadas neste momento. Portanto, creio que a visita de Bento XVI ao Lambeth Palace, para encontrar pessoalmente o Arcebispo de Cantuária e Primaz da Comunhão Anglicana, Rowan Williams, será um momento muito importante e profícuo. Haverá depois um momento importante de encontro com uma mais ampla parcela da família cristã deste país, na Abadia de Westminster, onde, colocando de lado as suas divisões históricas, os fiéis de todas as comunidades cristãs se reunirão para rezar com o Santo Padre e o Arcebispo de Cantuária diante do túmulo de Santo Eduardo o Confessor, um dos grandes soberanos ingleses proclamado Santo pela Igreja. Será uma ocasião para voltar às raízes comuns culturais e religiosas que tanto contribuíram para formar a Grã-Bretanha de hoje." (RL)

PAPA ENVIA MENSAGEM ÀS FAMÍLIAS DA ESPANHA
◊ Torreciudad, 15 set (RV) – O Papa Bento XVI enviou uma mensagem às famílias que participam do 21º Dia Mariano da Família, que se realiza em Torreciudad, Espanha. O Pontífice pediu às famílias espanholas e aos quase 15 mil presentes neste evento que coloquem no “centro dos seus lares o Amor de Cristo”.
O Papa animou com suas palavras os maridos e esposas a “oferecerem o testemunho feliz de uma vida familiar na qual se expresse a fé, que conversem com Deus através da oração e procurem o bem de cada um de seus membros”.
Durante a Santa Missa por ocasião do Dia Mariano da Família, o Arcebispo de Oviedo, Dom Jesus Sanz Montes, destacou que “Deus quis começar sua aventura humana como nós começamos a nossa: no seio de uma família”. Por isso, “a Sagrada Família é o mais belo ícone onde Deus mesmo se faz próximo e visível a nós”.
Em seguida o prelado se referiu à importância do cuidado da vida humana, por isso “a Igreja quer prestar sua humilde voz para dizer sim à vida, a toda a vida, porque nela Deus sempre nos sussurra ou nos grita”.
“Este é o Evangelho da Vida, e esta é a preciosa contribuição que em nosso querido mundo - do qual também fazemos parte - podem dar as nossas famílias a partir dos seus valores humanos e cristãos”.
Durante o 21° Dia Mariano da Família, os participantes puderam participar de conferências, concertos musicais, rezar o terço, adoração do Santíssimo, confissões, entre outras atividades. (SP)

AS ATIVIDADES DO PAPA NOS PRÓXIMOS DOIS MESES
◊ Cidade do Vaticano, 15 set (RV) – A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou ontem o calendário das celebrações litúrgicas que serão presididas pelo Papa Bento XVI nos próximos meses de outubro e novembro de 2010.
No dia 3 de outubro, domingo, o Santo Padre irá realizar uma visita pastoral a Palermo, na Ilha da Sicília, por ocasião do encontro regional das famílias e dos jovens. No domingo seguinte, 10 de outubro, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, às 9h30 o Papa celebrará a Santa Missa de abertura da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio.
Já no dia 17 de outubro, também domingo, na Praça São Pedro, às 10 da manhã, hora de Roma, o Santo Padre canonizará os bem-aventurados Stanislaw Soltys (Kazimierczyk), André (Alfred) Bessette, Cândida María de Jesus Cipitria e Barriola, Maria da Cruz (Mary Helen) MacKillop, Giulia Salzano e Battista (Maca) Varano.
Dia 24 de outubro, na Basílica Vaticana, às 9h30 da manhã Bento XVI presidrá a Santa Missa de encerramento da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio.
No mês de novembro, precisamente no dia 4, uma quinta-feira, o Papa presidirá às 11h30 no altar da Cátedra da Basílica Vaticana, a Santa Missa em sufrágio dos cardeais e bispos falecidos ao longo do ano. Nos dias 6 e 7 de novembro Bento XVI fará uma viagem apostólica a Santiago de Compostela e Barcelona. (SP)

Igreja no Brasil

RENÚNCIA DO BISPO AUXILIAR DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO
◊ Cidade do Vaticano, 15 set (RV) - O Santo Padre aceitou, nesta quarta-feira, o pedido de renúncia do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, Dom Geraldo Dantas de Andrade, conforme os artigos 411 e 401 §1 do Código de Direito Canônico, isto é, por limite de idade. (MJ)

Igreja na América Latina

EQUADOR: SEMANA NACIONAL DA MOBILIDADE HUMANA
◊ Quito, 15 set (RV) - Está em andamento no Equador, até o próximo domingo, a Semana Nacional da Mobilidade Humana sobre o tema "Crianças, adolescentes e a mobilidade humana".
Com o slogan "Procuro os meus sonhos", o evento é promovido pela Pastoral Social da Caritas e pela Pastoral dos Migrantes do Equador e foi inaugurado com uma marcha em favor do direito à mobilidade humana.
A Semana Nacional da Mobilidade Humana 2010 quer atrair o olhar de todos para a segurança e a defesa dos direitos das crianças e adolescentes envolvidos nos processos de mobilidade humana.
Nestes dias serão realizadas celebrações eucarísticas, marchas, oficinas, conferências, exposições culturais, feiras gastronômicas e mini campeonatos esportivos que contarão com a participação da população local e dos povos envolvidos nos processos de migração.
No último dia 1º, realizou-se em Guayaquil um encontro sobre a Mobilidade Humana Equador-Peru, a fim de partilhar experiências e planejar ações conjuntas em favor da promoção e da proteção dos direitos das pessoas em situações de mobilidade na fronteira entre Equador e Peru. Estavam presentes bispos, sacerdotes e agentes pastorais.
De 2000 a 2006, cerca de 900 mil equatorianos deixaram o país em busca de um futuro melhor para si e suas famílias, enquanto o Equador recebeu 450 mil colombianos que entraram no país de forma legal ou clandestina. O Equador também acolheu cerca de 300 mil peruanos que chegaram à procura de um emprego melhor.
A Pastoral dos Migrantes é promovida à luz do espírito do Documento de Aparecida, onde se afirma que "a realidade das migrações não deve ser vista apenas como um problema, mas como um grande recurso para o caminho da humanidade". (MJ)

Igreja no Mundo

REINO UNIDO: VOLUNTÁRIOS PARA EXPLICAR O CATOLICISMO
◊ Londres, 15 set (RV) - Uma equipe de mais de quarenta voluntários está pronta para responder a pedidos de informação sobre a fé católica. A presença desses voluntários insere-se entre as várias iniciativas empreendidas em vista à próxima visita apostólica do Papa Bento XVI ao Reino Unido que tem início amanhã, quinta-feira. A coordenação foi confiada ao Catholic Enquiry Office, o escritório especial de informação da Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales que há mais de 50 anos trabalha para promover o conhecimento sobre o catolicismo no país. O escritório responde a uma média anual de mil pedidos feitos por telefone, cartas e e-mails.
Uma cifra destinada, com toda a probabilidade, a aumentar após a viagem do Santo Padre, como já aconteceu por ocasião da histórica visita do Papa João Paulo II em 1982 e que, segundo o Bispo de Wrexam, Dom Edwin Regan, mostra que, apesar das aparências, na sociedade britânica “não falta interesse sobre a espiritualidade e a fé católicas. Muitas pessoas estão buscando a sua fé - afirma o prelado -, mas não sabem onde ir para ter orientação e apoio neste caminho. Esta equipe de informação serve precisamente para ajudar aqueles que querem saber mais. É também um contato para quem já é batizado, mas não tem mais relações com a Igreja”.
A equipe de voluntários do Catholic Enquiry Office está presente em todas as dioceses da Inglaterra e País de Gales e é composta por sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos, cujos contatos estão disponíveis no website da visita papal http://www.thepapalvisit.org.uk/, na página dedicada à fé católica. (SP)

AUSTRÁLIA: SEMANA DA JUSTIÇA SOCIAL
◊ Sydney, 15 set (RV) - A Igreja na Austrália promove no próximo dia 26, o Domingo da Justiça Social.
No documento intitulado "Violência na Austrália: uma mensagem de paz", os bispos denunciam a violência no âmbito pessoal, familiar, comunitário e nas estruturas nacionais.
Numa nota, o vice-diretor do Conselho Australiano Católico da Justiça Social, John Ferguson, afirma que "a paz não é meramente a ausência de conflitos, mas implica o desenvolvimento real das pessoas. Paz significa garantir o direito e os meios a fim de que as pessoas possam participar ativamente da vida da sociedade e estarem cientes de seu potencial espiritual, cultural, social e econômico".
A violência pode causar trágicos resultados. Um exemplo recente é a difamação das pessoas que pedem asilo político à Austrália e são vistas como uma ameaça à segurança nacional.
Os bispos australianos pedem ao Governo para que se comprometa com as obrigações internacionais em favor das pessoas mais vulneráveis do mundo.
O documento pede aos australianos para que promovam a paz em todos os campos da sociedade e identifiquem aqueles setores da vida do país atingidos pela exclusão, opressão e violência.
Os prelados encorajam as pessoas comprometidas com a causa da paz e convidam os australianos a refletirem sobre como responder ao convite do Evangelho de levar a paz ao mundo. (MJ)

CONGRESSO MUNDIAL DE PASTORAL DAS PEREGRINAÇÕES E SANTUÁRIOS
◊ Santiago de Compostela, 15 set (RV) - Realiza-se em Santiago de Compostela, de 27 a 30 deste mês, o 2° Congresso Mundial de Pastoral das Peregrinações e Santuários.
O evento é promovido pelo Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes junto com a Arquidiocese de Santiago de Compostela.
O subsecretário do organismo vaticano, Pe. Gabriele Ferdinando Bentoglio, disse na coletiva de imprensa realizada ontem, em Santiago de Compostela, que 250 pessoas participarão do congresso entre bispos, sacerdotes e leigos representantes de santuários provenientes de 75 países.
O tema escolhido para orientar as reflexões é "Ele entrou para ficar com eles" frase extraída do Evangelho de São Lucas da narração dos Discípulos de Emaús.
O objetivo do evento é criar uma atmosfera de comunhão eclesial, encorajar os que sofrem pela falta de liberdade em seus países e conscientizar os delegados sobre a importante tarefa de promover a idéia de que a peregrinação tem um papel importante de fé e cultura, e responde às expectativas fundamentais da vida, além de ajudar a redescobrir a espiritualidade cristã e a familiaridade com a dimensão transcendental da existência.
Pe. Bentoglio retomou as palavras de Bento XVI por ocasião do Ano Santo Compostelano, em que define a peregrinação uma "ocasião particular a fim de que os fieis reflitam sobre sua vocação à santidade de vida, reconheçam Cristo e mergulhem na Palavra de Deus que ilumina e interpela. (MJ)

INAUGURADA A MAIOR CRUZ LUMINOSA DO MUNDO
◊ Beirute, 15 set (RV) - A maior cruz luminosa do mundo foi inaugurada segunda-feira última na colina Canabakich (Monte Líbano), coincidindo com a festa da Santa Cruz que se celebrou ontem, terça-feira.
A cruz tem uma altura de 73 metros e 80 centímetros, em alusão à altura do monte Gólgota (738 metros), onde foi crucificado Jesus e onde hoje se encontra a Igreja do Santo Sepulcro.
Segundo informações da agência de notícias EFE, a colocação deste monumento, denominado “Cruz de todos os povos”, na localidade de Baskenta é uma iniciativa da Associação Terra de Deus e da ordem de monges maronitas, católicos orientais.
Participaram da Santa Missa de inauguração deputados libaneses e milhares de fiéis, que depois da cerimônia religiosa soltaram pombas e lançaram foguetes.
A festa da exaltação da Santa Cruz, celebrada ontem, recorda o dia em que Santa Helena, mãe do imperador romano Constantino encontrou a Cruz de Cristo, no dia 14 de setembro do ano 320.
No Líbano esta festa se celebra cada ano nas aldeias e cidades cristãs onde os fiéis fazem procissão carregando velas acesas até as colinas onde colocam cruzes. (SP)

Formação

50 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DE MALI: HISTÓRIA E ATUALIDADE
◊ Cidade do Vaticano, 15 set (RV) - No mês de setembro, a República do Mali está comemorando os seus 50 anos de independência. Em vista desse aniversário, vamos conhecer um pouquinho mais sobre esse país africano, que já foi um dos impérios mais ricos do mundo. (ED)

SANTUÁRIO DO BOM JESUS DA LAPA
◊ Cidade do Vaticano, 15 set (RV) - Em nosso espaço de Memória Histórica de hoje, vamos fazer uma viagem ao Estado da Bahia, vamos ao Santuário do Bom Jesus da Lapa, que hospeda a terceira maior peregrinação do Brasil.
A cidade de Bom Jesus da Lapa recebe anualmente 700 mil romeiros provenientes de todo o nordeste e demais regiões do Brasil e também do exterior.
O Morro do Bom Jesus é um cenário de devoção há pelo menos 300 anos, quando o ourives português Francisco de Mendonça Mar deixou Salvador e iniciou uma vida de peregrinação ao atravessar o sertão da Bahia a pé até instalar-se numa das grutas de Bom Jesus da Lapa.
Em 1688, Francisco foi encarregado de pintar o palácio do Governador Geral do Brasil, em Salvador, mas, ao invés de receber o pagamento, Francisco foi levado à cadeia e cruelmente açoitado. Tocado pela divina graça, reconhecendo a vaidade do mundo, ele aprendeu que a única coisa que vale é a salvação. Distribuindo seus bens, fez-se pobre e, acompanhado de uma imagem do Cristo crucificado, enveredou-se pelo sertão adentro.
Uma tarde, depois de vários meses de incessante caminhada, Francisco de Mendonça Mar avistou um morro, subiu uma áspera ladeira e, por uma abertura na pedra, entrou numa gruta.
Lá dentro, encontrou uma cavidade ideal para colocar a cruz que levava. Ali, à margem do rio São Francisco, começou uma vida de eremita.
Dedicado à oração e à penitência, Francisco logo percebeu que o amor a Deus não podia ser isolado da vida; então começou a trabalhar em favor dos mais necessitados, trazendo para junto de si pobres, doentes e infelizes, a fim de servi-los com amor.
Em 1702, foi a Salvador onde iniciou a preparação ao sacerdócio. Estudou durante três anos e, em 1705, foi ordenado sacerdote.
Tomando o nome de Francisco da Soledade após a ordenação sacerdotal, voltou à Lapa onde viveu até sua morte, em 1722. Seu corpo foi sepultado ao lado do altar.
A gruta, onde o monge Francisco colocou a cruz, tornou-se o santuário do Bom Jesus da Lapa que é mais do que uma cavidade na pedra: é um santuário construído pela mão da natureza e escolhido por Deus. Diante da imagem de Jesus crucificado, ajoelham-se os romeiros de todas as idades.
Eles trazem consigo o coração penitente, uma oração fervorosa de palavras simples que brotam espontaneamente. Ao Bom Jesus o romeiro recomenda sua vida e a de seus familiares e amigos, entregando-se à sua proteção. (MJ/Folha Uol/PIME)

Atualidades

NO MUNDO 925 MILHÕES DE PESSOAS PASSAM FOME
◊ Roma, 15 set (RV) - São 925 milhões as pessoas que sofrem a fome crônica no mundo apesar de ter-se registrado em 2010 uma diminuição de 9,6%, a primeira nos últimos 15 anos. O alarme foi lançado pela FAO, a Agência da ONU para a Alimentação e Agricultura que apresentou na manhã de ontem em Roma, junto com o Programa Mundial de Alimentação uma antecipação do seu último relatório sobre o estado da insegurança alimentar no mundo, na véspera da reunião de cúpula da ONU sobre os Objetivos de desenvolvimento do Milênio que se realizará de 20 a 22 de setembro: “objetivos que correm o risco de não serem respeitados”, disse o Diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, que reafirmou que a cada seis segundos uma criança morre por causa da falta de alimento.
“A queda do número de pessoas que passam fome – explica o relatório – é em grande parte devido à retomada econômica prevista para este ano, em particular nos países emergentes, e à diminuição dos preços dos alimentos, registrada na metade de 2008”. “Mas com uma criança que morre a cada seis segundos, por causa de problemas ligados à desnutrição - denunciou Jacques Diouf – a fome continua sendo o escândalo e a tragédia de maior proporção no mundo; é absolutamente inaceitável”.
Dois terços de pessoas desnutridas vivem em somente sete países: Bangladesh, China, República Democrática do Congo, Etiópia, Índia, Indonésia e Paquistão e mais de 40% se encontra somente na China e na Índia. A região com o maior número de pessoas continua sendo a Ásia, com uma queda de 12% em relação a 2009. A África subsaariana é a região com a proporção mais alta de pessoas subnutridas: cerca de 30%. Nos países emergentes, 16% da população ainda hoje passa fome.
A FAO, portanto, exorta os governos a encorajar o aumento dos investimentos na agricultura, a ampliar os programas de assistência social e a melhorar as atividades que criam renda para os países mais pobres. (SP)

BRASIL PRETENDE AJUDAR BOLÍVIA CONTRA TRÁFICO DE DROGAS
◊ La Paz, 15 set (RV) - O Brasil anunciou sua disposição de ampliar suas ajudas à Bolívia, para combater o narcotráfico e a erradicação de arbustos de coca em zonas proibidas, informou nesta terça-feira, 14, o vice-ministro boliviano da Defesa Social.
"O Brasil está disposto a rever o convênio bilateral que mantém conosco, para uma maior cooperação em matéria de interdição. Também existe interesse na erradicação forçosa de cultivos ilegais nos parques nacionais" – revelou o vice-ministro, Felipe Cáceres, a agência estatal boliviana ABI.
Cáceres disse que se estuda a possibilidade de que o Brasil duplique a cifra de um milhão de dólares que atualmente destina à Bolívia para esse fim, e também anunciou sua visita ao Brasil nas próximas horas.
O objetivo da viagem de Cáceres é reunir-se com as autoridades brasileiras para rever o convênio bilateral e otimizar o plano Bra-Bo levado a cabo nas zonas de fronteira.
Segundo a ONU, a Bolívia é o terceiro país produtor de coca e cocaína no mundo, depois de Colômbia e Peru. E o Brasil é o principal mercado da cocaína boliviana e da proveniente do Peru. (AF)

POLÊMICA LEI ANTIRRACISMO PREOCUPA MÍDIA NA BOLÍVIA
◊ La Paz, 15 set (RV) - A oposição conservadora, empresários e organizações de jornalistas da Bolívia denunciaram, nesta terça-feira, como atentado à liberdade de expressão, um projeto de lei que prevê o fechamento dos meios de comunicação que veiculem reportagens de cunho racista.
Todavia, o Presidente Evo Morales, que conta com a maioria na Câmara dos Deputados e no Senado, deu poucas esperanças de mudar a chamada Lei de Luta Contra o Racismo e Toda Forma de Discriminação, defendida por ele como parte de um processo de "descolonização" do país.
O projeto – já aprovado na Câmara e em tramitação no Senado – diz em seu artigo mais polêmico, que o veículo que vier a publicar ideias racistas e discriminatórias "será passível de sanções econômicas e da suspensão de seu alvará de funcionamento".
A inclusão dessa disposição rompeu o consenso que se havia criado durante o processo de redação da Lei contra o Racismo – a primeira desse tipo, num país de maioria indígena no qual as diferenças sociais e raciais ganharam força desde que Morales chegou ao poder, em 2006.
O Senador Germán Antelo – de direita – disse aos jornalistas que a oposição conservadora "brigará em defesa da liberdade democrática", para forçar o oficialismo a mudar o projeto, considerado por ele como "alinhado" com o discurso do presidente venezuelano, Hugo Chávez, aliado de Morales.
A Associação Nacional da Imprensa controlada pelos proprietários de jornais, enviou uma carta, nesta terça-feira, ao Senado, exigindo a abolição do artigo questionado, classificando-o como "flagrante censura de imprensa e uma violação à Constituição e às convenções internacionais sobre direitos humanos". (AF)

CONGO: MARCHA MUNDIAL DE MULHERES
◊ Bukavu, 15 set (RV) - Realiza-se em Bukavu, na República Democrática do Congo, de 10 a 17 de outubro próximo, a 3ª edição da marcha mundial das mulheres.
Trata-se de uma expressão de solidariedade sem confim e um encontro de paz onde as participantes poderão confrontar suas experiências, desde as violências sofridas até o desejo de paz, o desafio do trabalho e o difícil acesso aos bens comuns.
No entanto, estão em andamento no local, várias atividades de sensibilização a fim de denunciar a violência perpetrada contra as mulheres no nordeste do país e uma coleta de roupas, sapatos e outros bens que serão entregues às vítimas da violência.
O último caso de violência contra as mulheres congolesas ocorreu em julho passado, em Luvungi, no Kivu Norte, onde 200 mulheres foram violentadas pelos rebeldes. O estupro continua sendo utilizado, no Kivu Norte, como arma de guerra.
Além da marcha das mulheres estão programadas mostras, espetáculos, a inauguração de uma memorial para lembrar as mulheres vítimas da violência e a execução do "Hino das mulheres do mundo inteiro pela paz", escrito pela ativista congolesa dos direitos humanos, Bestine Kazadi Ditabala. (MJ)

© Rádio Vaticano 2010

Nenhum comentário: