Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Papa e Santa Sé

PAPA AOS JOVENS: DEUS QUER SER AMIGO DE VOCÊS

◊ Londres, 17 set (RV) - No Saint Mary's University College de Twickenham, na Inglaterra, além do discurso aos professores e religiosos, o Papa falou também aos alunos que ali estudam enfatizando a vida de santidade.

"Tenho a esperança de que entre vocês, que hoje estão aqui me ouvindo, existam alguns futuros santos do século XXI. O que Deus mais deseja para cada um de vocês é que sejam santos" – disse o Papa aos jovens.

Bento XVI frisou que hoje vivemos numa cultura de celebridade e os jovens são muitas vezes encorajados a ter como modelo personagens do mundo da televisão. "Quando convido vocês a se tornarem santos, estou pedindo para que não se contentem com segundas escolhas. A verdadeira felicidade deve ser buscada em Deus. Precisamos ter coragem de pôr as nossas esperanças mais profundas somente em Deus: não no dinheiro, na carreira, no sucesso mundano, ou nas relações com os outros, mas em Deus. Somente Ele pode satisfazer as necessidades mais profundas do nosso coração" – ressaltou.

O Pontífice disse aos jovens que Deus quer ser amigo deles e uma vez que eles entram em amizade com Deus, tudo em suas vidas começa a mudar. "Vocês serão atraídos pela prática das virtudes. Começarão a ver a avidez e o egoísmo e as tendências destruidoras e perigosas que causam profundo sofrimento e desejarão evitar cair nessas armadilhas. Começarão a sentir compaixão por aqueles que estão em dificuldades e irão desejar fazer algo para ajudá-los. Vocês serão bons e generosos. Quando essas coisas começarem a ser importantes, vocês praticamente já estarão no caminho da santidade" – sublinhou o Santo Padre.

Bento XVI frisou que o trabalho das escolas católicas deve ser colocado no contexto do crescimento na amizade com Deus. "Dessa maneira vocês aprendem não somente a serem bons estudantes, mas bons cidadãos e boas pessoas".

O Papa concluiu dizendo "que uma boa escola católica oferece uma formação integral e deve ajudar seus estudantes a serem santos. O respeito e a amizade pelos membros de outras tradições religiosas devem estar entre as virtudes que se aprendem numa escola católica". (MJ)

PAPA EM LONDRES: EDUCAR SIGNIFICA FORMAR A PESSOA HUMANA

◊ Londres, 17 set (RV) - Bento XVI encontra-se no Reino Unido em sua 17ª viagem apostólica internacional.

Depois de passar pela Escócia, o Papa chegou a Londres na noite de ontem, e na manhã desta sexta-feira encontrou-se com o mundo da educação católica no Saint Mary's University College de Twickenham, localizada a 12 quilômetros da capital inglesa.

Ali, Bento XVI inaugurou a Fundação João Paulo II para o Esporte, uma entidade católica que busca promover os valores esportivos em honra ao falecido pontífice.

Em seu discurso aos professores e religiosos, Bento XVI homenageou a notável contribuição que os religiosos e as religiosas deram à Inglaterra no nobre dever da educação.

"Aos homens e mulheres que dedicaram suas vidas ao ensino dos jovens, desejo expressar meus sentimentos de profunda gratidão. Vocês formam as novas gerações não apenas no conhecimento da fé, mas em cada aspecto do que significa viver como cidadãos maduros e responsáveis no mundo atual" – frisou Bento XVI.

"Como vocês sabem, a tarefa do professor não é apenas passar informações ou providenciar uma preparação técnica para trazer benefícios econômicos à sociedade; a educação não é e não deve ser mais considerada como puramente utilitarista. Ela deve formar a pessoa humana, prepará-la para viver a vida na plenitude – em poucas palavras se refere a educar para a sabedoria" – disse ainda o Santo Padre.

O Pontífice ressaltou que a dimensão transcendente do estudo e do ensino foi compreendida pelos monges que desse modo muito contribuíram na evangelização do Reino Unido. "Penso nos beneditinos que acompanharam Santo Agostinho em sua missão na Inglaterra, nos discípulos de São Columba que difundiram a fé na Escócia e na Inglaterra do Norte, em São Davi e nos seus companheiros em Gales" – sublinhou Bento XVI.

O Papa recordou os religiosos que nos dias de hoje têm como carisma a educação dos jovens. "Agradeço a Deus pela vida e o trabalho da Venerável Mary Ward, nascida nesta terra, cuja visão pioneira de vida religiosa apostólica para as mulheres, deu vários frutos" – frisou o Santo Padre.

Enfim, o pontífice agradeceu às pessoas que se empenham para garantir que as escolas católicas proporcionem um ambiente seguro para as crianças e os jovens. (MJ)

BENTO XVI E ARCEBISPO DE CANTERBURY, DOM ROWAN WILLIAMS, EM CELEBRAÇÃO ECUMÊNICA NA ABADIA DE WESTMINSTER

◊ Cidade do Vaticano, 17 set (RV) – Na seqüência do discurso à sociedade civil, realizado no Westminster Hall, Bento XVI seguiu para a Abadia de Westminster, onde celebrou a oração das vésperas juntamente com o arcebispo de Cantuária, Dom Rowan Williams.

Durante a cerimônia, eles veneraram os Evangelhos de Santo Agostinho, que são manuscritos datados do século seis, e supõe-se terem sido levados à Inglaterra pelo santo no ano 597. Trata-se de um dos manuscritos mais antigos da humanidade.

Dom Williams dedicou grande parte do seu discurso ao Papa São Gregório. “Cristãos da Bretanha – disse o Arcebispo durante a cerimônia -, olhem para o ano de 597 com a mais fervorosa gratidão, quando Santo Agostinho chegou a essas terras para pregar o Evangelho aos anglo-saxões a pedido do Papa São Gregório o Grande.” “Para cristãos de todas as tradições e confissões, São Gregório representa uma autoridade espiritual completa – pastor e líder, erudito e guia espiritual.”

O arcebispo ainda lembrou que “os cristãos têm diversos pontos de vista sobre a natureza da vocação que pertence à Sé Apostólica de Roma. Ainda assim – continuou ele -, como João Paulo II nos lembrou na sua encíclica Ut Unum Sint, devemos aprender a pensar juntos sobre como o ministério da Igreja Romana e o seu pastor supremo podem falar aos católicos da autoridade de Cristo e seus apóstolos para seremos um só corpo no amor de Cristo”.

Dirigindo-se a Bento XVI, o arcebispo disse: “rezamos para que o seu tempo conosco seja um grande passo para todos nós em direção ao mistério da cruz e da ressurreição. Dessa forma, crescendo juntos, nos transformemos em canais mais efetivos dos propósitos de Deus para a humanidade, restabelecendo, mais uma vez, em nossas sociedades e ambientes, a bondade e a glória de Deus como reveladas na face de Jesus Cristo”. (ED)

PAPA NO REINO UNIDO: ENCONTRO COM LÍDERES DE OUTRAS RELIGIÕES

◊ Cidade do Vaticano, 17 set (RV) - No final da manhã de hoje, Bento XVI reuniu-se com os líderes de confissões cristãs e das religiões majoritariamente representadas no Reino Unido, ou seja, líderes judeus, muçulmanos, hinduístas, sikhs e muitos outros. Aplaudido longamente por todos os dignitários religiosos, a mensagem do Papa foi muito bem acolhida.

Nela, Bento VXI ressaltou o quanto a Igreja Católica está feliz com o testemunho espiritual oferecido pelos seus interlocutores. Segundo as palavras do Santo Padre, é o testemunho comum de uma busca do sagrado com o objetivo de responder à questão última, que é aquela do sentido da existência humana, pois a ciência, apesar de toda a sua contribuição, não pode responder a essa questão.

O Papa congratulou-se pelas trocas e pela colaboração entre as diferentes religiões do Reino Unido. Bento XVI relembrou que, desde o Concílio Vaticano II, a Igreja tem dado cada vez mais importância a esse diálogo e a essa colaboração. “Certamente – explicou – a cooperação e o diálogo exigem um respeito mútuo. Para que a liberdade da prática religiosa traga frutos, a reciprocidade é necessária.”

“É importante – declarou ainda o Santo Padre - estabelecer um diálogo face à face para poder cooperar lado à lado. Um diálogo formal (teológico, compartilhando nossas experiências de oração e de alegria no encontro com o amor divino), mas também um diálogo de ação que defenda a vida humana e a não exclusão da dimensão religiosa dos indivíduos e da comunidade na nossa sociedade.” (ED)

PAPA RECORDA MARY WARD, FUNDADORA DAS "JESUITINAS", ACUSADA DE HERESIA

◊ Londres, 17 set (RV) – No discurso feito esta manhã, na St. Mary's University College, de Twickenham, em Londres, aos religiosos e religiosas que ensinam nas escolas católicas, Bento XVI recordou a figura de Mary Ward, fundadora da congregação das "Damas Inglesas" também conhecidas como "jesuitinas".

"Olhando em torno – disse o pontífice – vejo muitos religiosos de vida apostólica, cujo carisma compreende a educação dos jovens. Isso me oferece a oportunidade de dar graças a Deus pela vida e obra da Venerável Mary Ward, oriunda destas terras, cuja visão pioneira da vida religiosa apostólica para as mulheres deu tantos frutos. Eu mesmo – sublinhou Bento XVI – quando jovem, fui educado pelas "Damas Inglesas" e tenho para com elas um profundo débito de gratidão."

Mary Ward foi reconhecida Serva de Deus por meio de um decreto assinado no ano passado, pelo papa, tornando-a Venerável. Esse reconhecimento é o primeiro passo rumo à canonização de uma mulher e de uma religiosa que, em vida, foi olhada com maus olhos por parte da Igreja, que a acusou até mesmo de heresia e fechou a congregação por ela fundada.

Nascida na Inglaterra, na época das perseguições anticatólicas, Mary Ward foi para a França, para dedicar-se à vida religiosa, mas recusou-se a limitar-se à vida contemplativa à qual todas as religiosas eram obrigadas em razão da Contrarreforma, e em 1609, abriu uma escola na França, com o objetivo de educar as adolescentes.

A iniciativa – revolucionária para a época – teve grande sucesso e as "Damas Inglesas" – como eram conhecidas as religiosas de Mary Ward – difundiram-se rapidamente. Foi o Papa Paulo V (1605-1621)que reconheceu a nova congregação, modelada a exemplo dos Jesuítas – daí o apelido "jesuitinas" com o qual elas são conhecidas.

Seus sucessores, todavia, viram com maus olhos a nova congregação, pela isenção da obrigação da clausura, pela dependência direta do Papa e pela semelhança com os Jesuítas. O Papa Urbano VIII (1623-1644) em 1631, suprimiu a congregação, acusando Mary Ward de heresia, acusação pela qual ela foi presa.

Mary Ward recusou-se a assinar uma confissão e, mais tarde, pôde voltar a abrir escolas na França e na Inglaterra, todavia a congregação – com seu nome mudado para Congregação da Beatíssima Virgem Maria – foi reconhecida pelo Papa Clemente XI (1700-1721) apenas em 1703, mas teve que esperar três séculos – até 2003 – para poder adotar o nome de Congregatio Jesu (Congregação de Jesus) explicitando, assim, a própria inspiração nas regras de Santo Inácio de Loyola e da Companhia de Jesus. (AF)

DISCURSO DO PAPA À SOCIEDADE CIVIL

◊ Cidade do Vaticano, 17 set (RV) - Na tarde de hoje, Bento XVI foi recebido pelos presidentes das Câmara dos Lordes e da Câmara dos Comuns, por quem foi acompanhado ao local de onde fez seu discurso à sociedade civil, na Westminster Hall.

“Ao dirigir-me a vocês tenho consciência do privilégio que me é concedido de falar ao povo britânico – iniciou o Papa - e a seus representantes na Westminster Hall, um edifício que tem um significado único na história civil e política dos habitantes destas Ilhas. Permitam-me manifestar a minha estima pelo Parlamento, que há séculos tem sede neste lugar e que exerceu no mundo uma tão profunda influência no desenvolvimento de formas de governo participativas, especialmente na Commonwealth (Comunidade de nações britânicas, ndr) e mais em geral nos países de língua inglesa.”

O Santo Padre falou sobre política, história e parlamentarismo, sugerindo que “o mundo da razão e o mundo da fé – o mundo da secularidade racional e o mundo do credo religioso – precisam um do outro e não deveriam ter temor de entrar num profundo e contínuo diálogo, para o bem da nossa civilização.”

“Em outras palavras – disse o Papa -, a religião, para os legisladores, não é um problema a ser resolvido, mas um fator que contribui de modo vital para o debate público na nação. Em tal contexto, não posso deixar de expressar a minha preocupação diante da crescente marginalização da religião, em particular, do Cristianismo, que está tomando pé em alguns ambientes, inclusive em nações que atribuem à tolerância um grande valor.”

“Existem alguns que defendem que a voz da religião deveria ser silenciada – continuou - ou relegada à esfera puramente privada. Há alguns que defendem que a celebração pública de festividades como o Natal deveria ser desencorajada, segundo a discutível convicção de que ela poderia, de certo modo, ofender aqueles que pertencem a outras religiões ou a nenhuma. E existem outros ainda que – paradoxalmente com a finalidade de eliminar as discriminações – consideram que os cristãos que ocupam cargos públicos deveriam, em determinados casos, agir contra a sua consciência. Esses são sinais preocupantes da incapacidade de manter em justa consideração não só os direitos dos fiéis à liberdade de consciência e de religião, mas também o papel legítimo da religião na esfera pública.”

Bento VXI falou ainda sobre esse convite sem precedentes do país para a sua visita e lembrou os setores nos quais o Reino Unido se comprometeu junto à Santa Sé. “Houve, no campo da paz – afirmou - uma troca de pontos de vista acerca da elaboração de um tratado internacional sobre o comércio de armas; acerca dos direitos humanos, a Santa Sé e o Reino Unido viram positivamente o difundir-se da democracia, especialmente nos últimos 65 anos; no campo do desenvolvimento houve colaboração no perdão da dívida, no comércio equitativo e no financiamento ao desenvolvimento.

Bento VXI disse ainda que “esse olhar geral à cooperação recente entre Reino Unido e Santa Sé mostra bem quanto progresso foi feito nos anos passados, desde o estabelecimento de relações diplomáticas bilaterais, em favor da promoção no mundo dos muitos valores de fundo que partilhamos”.

“Espero e peço – continuou o Papa - que essa relação continue produzindo frutos e que se reflita numa crescente aceitação da necessidade de diálogo e respeito, em todos os níveis da sociedade, entre o mundo da razão e o mundo da fé.”

Dirigindo-se a Presidente da Câmara dos Comuns e ao Presidente da Câmara dos Lordes, Bento XVI encerrou seu discurso com as seguintes palavras: “permita-me assegurar à senhora e ao senhor Presidente da Câmara dos Lordes as minhas felicitações e a minha constante oração por vocês e pelo frutuoso trabalho de ambas as Câmaras desse antigo parlamento. Obrigado, e Deus abençoe a todos!”. (RL/ED)

VATICANO INCLUI BRASIL NA ROTA DO TURISMO RELIGIOSO

◊ Cidade do Vaticano, 17 set (RV) - A Obra Romana de Peregrinações – atividade institucional do Vicariato de Roma, que atua na promoção e organização de peregrinações – vai acrescentar o Brasil nos roteiros oferecidos aos peregrinos católicos. A parceria foi firmada nesta terça-feira, dia 14, no Vaticano, e divulgada pelo Ministério do Turismo brasileiro nesta quinta, dia 16.

Inicialmente, serão indicadas como metas de peregrinações as cidades de São Paulo (capital), Aparecida (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG) e cidades históricas mineiras.

O Ministério do Turismo espera expandir o potencial do turismo religioso no Brasil. Uma pesquisa encomendada à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em 2007, apontou que 3,6% dos entrevistados declararam a religião como motivação para viagens. Considerando o volume total das viagens realizadas no país – estimado em 225 milhões – o resultado significaria um volume de cerca de 8 milhões de viagens.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, estima que a parceria com a Obra Romana de Peregrinações, que divulga metas mundialmente famosas, como Santiago de Compostela, na Espanha, e Fátima, em Portugal – "deve proporcionar um grande impacto no fluxo turístico estrangeiro rumo ao nosso país".

A definição dos roteiros está sendo debatida pela equipe do Vaticano e representantes de operadoras brasileiras. Espera-se que os primeiros pacotes comecem a ser vendidos no congresso da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), em outubro próximo, no Rio de Janeiro. Mas o impacto maior está previsto para junho de 2011, quando se realizará o Josp Fest (Festival Internacional dos Itinerários do Espírito), na Itália.

Enquanto o Vaticano avalia as metas de peregrinações a serem indicadas, alguns estados brasileiros se antecipam na divulgação de sua vocação para o turismo religioso. Na Bahia, eventos como a lavagem da Igreja do Bonfim, a festa de Santa Bárbara (em Salvador), a romaria de Bom Jesus da Lapa e a festa da Boa Morte atraem multidões, anualmente.

Minas Gerais, por sua vez, conta com festas particulares na Semana Santa e no Corpus Christi, que reúnem turistas do mundo todo, principalmente em cidades históricas como Ouro Preto, Diamantina e Tiradentes. Para a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, a notícia foi animadora: "Certamente, este acordo poderá contribuir para o aumento do fluxo turístico ao estado" – concluiu ela.

Nos próximos meses, o administrador delegado da Obra Romana de Peregrinações, o ganense Pe. Caesar Atuire, deverá visitar o Brasil com uma comitiva. Na ocasião, o governo brasileiro pretende apresentar outras opções nas regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, além de metas de ecoturismo como a Amazônia, Foz do Iguaçu e o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. (AF)

Igreja no Brasil

PROJETO DE SOLIDARIEDADE ENVIA MISSIONÁRIAS BRASILEIRAS AO HAITI

◊ Brasília, 17 set (RV) - "Solidariedade entre a Igreja no Brasil e Igreja no Haiti" é o nome do projeto missionário assumido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cáritas Brasileira e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Será a primeira vez que a Igreja no Brasil enviará uma comunidade de missionárias para o Haiti. Depois de três meses de preparação das missionárias no Curso Missionário "Ad Gentes" (Além-Fronteiras), realizado no Centro Cultural Missionário (CCM), foram enviadas recentemente ao Haiti três religiosas, acompanhadas pela representante da CRB, Ir. Antônia Mendes.

O envio da comunidade, composta por irmãs de três congregações, dará início à concretização do projeto previsto para se efetivar em etapas. O grupo enviado será uma ponte de comunicação, uma base do Brasil no Haiti.

De acordo com o assessor da Dimensão Missionária da CNBB, Pe. José Altevir, assessor do Curso Missionário Ad Gentes, antes do curso no CCM a comunidade teve uma preparação particular para aprender o idioma francês e a língua crioula, muito falada no Haiti. Ele também destaca que o projeto é uma ação solidária da Igreja no Brasil voltado totalmente para o povo haitiano.

"O Projeto de Solidariedade entre as Igrejas no Brasil e Haiti tem como objetivo ser presença solidária, acolhedora e evangélica no Haiti, inserindo-se conscientemente na reconstrução e na vigilância por condições dignas para a população pobre. Contando com a resistência e o potencial do povo, o Projeto quer ter como protagonistas os próprios haitianos, visando garantir ações continuadas e efetivas", destacou Pe. Altevir. (MJ/CNBB)

Atualidades

LONDRES: DETIDOS CINCO HOMENS POR SUSPEITA DE AMEAÇA AO PAPA

◊ Londres, 17 set (RV) - Cinco homens foram presos em Londres, por suspeita de envolvimento numa potencial ameaça contra Bento XVI, anunciou a polícia local.

As detenções foram feitas esta madrugada, às 5h45 (hora local), em vários pontos da capital britânica, na sequência de informações recebidas pela polícia, as quais indicavam um risco de ataques contra o papa.

Os cinco homens foram levados para uma delegacia de polícia, de Londres, e estão sendo realizadas buscas em locais relacionados com os homens detidos: uma loja no centro da cidade e habitações no norte e leste da capital britânica, segundo informações da agência de notícias Reuters. Até agora – informa a polícia – não foram encontrados objetos ou substâncias perigosas.

O mais velho dos detidos tem 50 anos. Os outros têm 40, 36, 27 e 20 anos anteciparam as autoridades policiais. "Depois das detenções de hoje, foram revistas as disposições de segurança para a visita de Bento XVI, e estamos confiantes em que o plano atual continua a ser adequado" – afirma uma nota da polícia londrina. (AF)

MANDANTE DO ASSASSINATO DE PE.JOSIMO É CONDENADO A 16 ANOS DE PRISÃO

◊ Brasília, 17 set (RV) - Osvaldino Teodoro da Silva, conhecido como "Mundico", acusado de ser um dos mandantes do assassinato de Pe. Josimo Moraes Tavares, ocorrido em 10 de maio de 1986, em Imperatriz, Maranhão, foi condenado, na última quarta-feira, a 16 anos e seis meses de reclusão, pelo Júri Popular do Tribunal da Comarca de Imperatriz. Apesar da condenação, Osvaldino recebeu o benefício de aguardar em liberdade o julgamento do recurso.

A acusação foi feita pelo promotor de Justiça, Domingos Eduardo da Silva, tendo como assistentes os advogados Aton Fon Filho, da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, e Vanderlita Fernandes, da Comissão Pastoral da Terra (CPT-TO). O julgamento foi presidido pela juíza Samira Barros Heluy.

"As consequências do crime foram graves em razão da perda repentina de pessoa bastante respeitada na região, por sua reconhecida atuação como líder religioso, cuja morte ainda hoje é sentida no seio das comunidades nas quais desempenhava suas atividades, bem como nos movimentos sociais, com repercussão nacional e internacional" – destacou na sentença, a magistrada.

Assistiram ao julgamento lideranças dos Movimentos Sociais do Bico do Papagaio e do Sul do Maranhão; o bispo de Tocantinópolis, Dom Giovane Pereira de Melo, e o bispo de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, além de sacerdotes, acadêmicos de Direito e representantes da CPT. (MJ/CNBB)

Nenhum comentário: