Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Papa e Santa Sé


PAPA À CÚRIA ROMAMA: QUE DEUS NOS DESPERTE DO SONO DE UMA FÉ CANSADA

◊ Cidade do Vaticano, 20 dez (RV) - Realizou-se na manhã desta segunda-feira, na Sala Regia, no Vaticano, o tradicional encontro de fim de ano entre o Santo Padre e a Cúria Romana para a troca de votos de felicitações natalinas.

"Desperta, ó Senhor, teu poder e vem" - com estas e outras palavras a Igreja reza repetidamente nos dias do Advento. Essa oração lembra o pedido dos discípulos a Jesus que dormia, enquanto o barco estava para afundar por causa da tempestade. Quando a sua palavra potente aplacou a tempestade, Jesus repreendeu os discípulos por causa de sua pouca fé.

"A fé dorme, muitas vezes, também em nós. Por isso, peçamos-Lhe que nos desperte do sono de uma fé que se sente cansada e restitua à fé o poder de mover as montanhas, ou seja, de conferir a ordem justa às coisas do mundo" – frisou Bento XVI.

O escândalo da pedofilia na Igreja, o Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio e a beatificação do Cardeal John Henry Newman, também foram abordados no discurso do Papa à Cúria Romana.

O Santo Padre recordou o Ano Sacerdotal iniciado com alegria e concluído com imensa gratidão, "não obstante as grandes angústias que o acompanharam", disse Bento XVI, acrescentando:

"Com tal consciência, ainda mais atônitos ficamos quando, precisamente neste ano e numa dimensão que não podíamos imaginar, tivemos conhecimento de abusos contra menores cometidos por sacerdotes, que desvirtuam o Sacramento, sob o manto do sagrado ferem profundamente a pessoa humana na sua infância, prejudicando-a por toda a vida. Devemos acolher esta humilhação como uma exortação à verdade e um apelo à renovação. Devemos encontrar uma nova determinação na fé e no bem. Devemos ser capazes de penitência. Devemos fazer todo o possível, na preparação ao sacerdócio, a fim de que tal coisa não mais se repita" - frisou Bento XVI.

O Papa agradeceu às pessoas que se empenham em ajudar as vítimas e suscitar novamente nelas a confiança na Igreja, a capacidade de acreditar em sua mensagem.

"Nos meus encontros com as vítimas deste pecado, sempre encontrei também pessoas que, com grande dedicação, estão ao lado de quem sofre e foi lesado. Esta é a ocasião para agradecer também a tantos bons sacerdotes que transmitem, humilde e fielmente, a bondade do Senhor e, no meio das devastações, são testemunhas da beleza não perdida do sacerdócio" - ressaltou o Papa.

Em relação ao Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio, Bento XVI recordou a situação dos cristãos nessa região do mundo e frisou que o Sínodo desenvolveu um grande conceito de diálogo, perdão e acolhimento recíproco; "conceito esse, que agora queremos gritar ao mundo" – disse ainda o Papa.

O Santo Padre falou sobre a beatificação do Cardeal Newman e o que nos diz hoje a sua conversão. "Aprendamos do beato Newman o autêntico significado da palavra consciência, capacidade do homem de reconhecer a verdade, que lhe impõe ao mesmo tempo, o dever de caminhar rumo à verdade, procurá-la e submeter-se a ela onde quer que a encontre" – sublinhou Bento XVI.

Enfim, o Papa recordou suas viagens realizadas este ano a Malta, Portugal e Espanha. Elas mostraram novamente que "a fé não é uma realidade do passado, mas um encontro com o Deus que vive e age na história". (MJ)


MENSAGEM DE BENTO XVI PARA O DIA MUNDIAL DO ENFERMO

◊ Cidade do Vaticano, 20 dez - Neste sábado a Santa Sé publicou a Mensagem do Papa Bento XVI para o “Dia Mundial do Enfermo” para 2011. O Papa convida todos a refletirem sobre o mistério do sofrimento e escreve “ Uma sociedade que não consegue aceitar os que sofrem e não é capaz de contribuir, mediante a compaixão, para fazer com que o sofrimento seja partilhado e também assumido interiormente, é uma socidade cruel e desumana” (Spe salvi, 38). Ele exige que o enfermo e o necessitado tenha, como nas autênticas famílias cristãs, um espaço privilegiado, principalmente no coração. Acreditando em uma sociedade fraterna, ao final de sua mensagem “convida as autoridades para que invistam mais energias nas estruturas da saúde para que sejam de ajuda e suporte aos que sofrem, principalmente aos pobres e aos necessitados”.

Para que essa reflexão tenha sua dimensão espiritual, o Santo Padre nos recorda as palavras de Pedro em sua primeira carta: “Por suas feridas fostes curados” (1Pe 2, 24).

O Papa reconhece o incômodo que sentimos quando o assunto é sofrimento e morte e diz que os discípulos do Senhor também tiveram quando eram alertados sobre a futura realidade do Mestre. A seguir nos alerta que “Somente um Deus que nos ama até assumir para si nossas feridas e nosso sofrer, principalmente sendo inocente, é digno de fé” (Mensagem Urbi et Orbi, Páscoa de 2007), Diz Bento XVI.

“ Deus não pode padecer, mas pode compadecer”, fala o Papa citando São Bernardo. “Deus quis sofrer por nós e conosco; se fez homem para poder com-partilhar com o homem, de modo real, na carne e no sangue” (cfr Carta Enc. Spe salvi 39)”.

Olhando para a Jornada Mundial da Juventude, no próximo ano em Madrí, Bento XVI se dirige aos jovens e em particular aos jovens doentes: “a Cruz é o sim de Deus ao Homem, a expressão mais alta e mais intensa de seu amor e a fonte do qual jorra a vida eterna. Do coração traspassado de Jesus jorra esta vida. Só Ele é capaz de libertar o mundo do mal e de fazer crescer seu Reino de Justiça, de Paz e de Amor ao qual todos aspiramos” (cfr. Mensagem pela Jornada Mundial da Juventude 2011).

A segur o Papa fala da Eucaristia como alimento da caminhada e termina o parágrafo dedicado aos jovens, convidando os jovens doentes e sadios “a criarem pontes de amor e solidariedade, para que ninguém se sinta só, mas póximos de Deus e parte da grande família de seus filhos” (cfr Audiência Geral, 15 de novembro de 2006). Ainda dento dessa solicitude de pastor, Bento XVI sugere aos doentes voltarem-se para Jesus com o coração traspassado na cruz, e rezarem a Oração de Santo Inácio de Loyola: “Água do lado de Cristo, lavai-me. Paixão de Cristo, fortificai-me. Oh bom Jesus, escutai-me. Em vossas chagas, escondei-me”.
Finalmente o Santo Padre apresenta também a Virgem Maria, ao lado de cada um, como a “Saúde dos enfermos e Consoladora dos que sofrem”. Aos pés da Cruz, “Jesus apresenta-lhe cada um de seus discípulos dizendo: Eis teu filho” (cfr Jo 19,26-27). (CA)


PAPA ENVIA MENSAGEM À IGREJA DE CAMARÕES

◊ Cidade do Vaticano, 20 dez (RV) - A Igreja de Camarões empreenda o caminho de uma nova evangelização: é o auspício do Papa Bento XVI por ocasião dos 120 anos de evangelização do país africano. Em uma mensagem aos bispos de Camarões, assinada pelo Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, o Papa se une à alegria dos fiéis e recorda com gratidão o trabalho apostólico de Dom Henri Vieter e dos Padres Palotinos, pioneiros da evangelização de Camarões.

As palavras do Santo Padre são de encorajamento aos bispos, sacerdotes e fiéis leigos. Convida ainda os seminaristas e religiosos a cultivarem uma verdadeira relação pessoal com Deus, que a Igreja de Camarões, é o seu convite, se deixe renovar pela Palavra de Deus, para que possa sempre ser um poderoso estímulo para a reconciliação, a justiça e paz. (SP)


PAPA VISITA A BIBLIOTECA VATICANA

◊ Cidade do Vaticano, 20 dez (RV) – A Biblioteca Vaticana, completamente reformada e reestruturada, tanto nos seus espaços físicos quanto no seu aparato tecnológico, recebeu, no sábado, dia 18, a visita do Santo Padre. Durante uma hora, Bento XVI caminhou pelas dependências da biblioteca, visitando todas as suas salas e conhecendo todos os novos instrumentos de pesquisa postos à disposição dos estudiosos de todo o mundo.

A Biblioteca Vaticana vem sendo alimentada por importantes obras desde a metade do século XIII, as quais gerações de Papas vêm recolhendo e catalogando de maneira sistemática, formando um acervo riquíssimo. Bento XVI, por ocasião da reinauguração da Biblioteca, referiu-se a ela como “um lugar eminente da memória histórica da Igreja”, e “um meio precioso” que ajuda o desenvolvimento do ministério pontifício.

Na oração que abriu a visita, o Papa rezou para que Deus abençoe a Biblioteca e a todos que a freqüentarem para cultivar as ciências e as artes, e para que todos os honestos pesquisadores da verdade sejam guiados pela sabedoria do Verbo, sendo, por este, iluminados para a construção de um mundo melhor.

Bento XVI passou por todas as salas da Biblioteca, examinou obras do tempo de Gutenberg, inventor da prensa móvel, que deu início às grandes obras impressas e possibilitou a revolução da imprensa.

Encerrando a visita, o Santo Padre dirigiu palavras de agradecimento aos responsáveis pela biblioteca: "Caros amigos, gostaria de agradecer-lhes por seu trabalho. Na minha mensagem por ocasião da reinauguração da biblioteca, já falei sobre a grande importância deste local. Portanto – disse o papa – concluo com a minha bênção, e desejo um Feliz Natal a todos". (ED)


Igreja no Brasil


ARREPENDIDO, LADRÃO DEVOLVE SINO FURTADO EM IGREJA

◊ Santo Antônio do Pinhal, 20 dez (RV) – O homem que havia furtado um sino, da Igreja Matriz de Santo Antônio do Pinhal, no Vale do Paraíba, devolveu a peça seis dias depois, dizendo-se arrependido do que havia feito.

Ao deixar o objeto em uma rodovia de Taubaté, cidade vizinha, o homem colocou um bilhete dirigido ao pároco, no qual escreveu ser devoto de Santo Antônio. "A fé faz as coisas impossíveis se tornarem possíveis" – dizia um trecho do bilhete.

Apesar de o pároco, Pe. Pedro Alves dos Santos, ter afirmado que perdoou o larápio, a Polícia Civil disse tê-lo já identificado e estar para prendê-lo.

Outros três sinos foram roubados na região, mas em nenhum desses casos, os criminosos se mostraram arrependidos. (AF)


Igreja no Mundo


APELO EM FAVOR DA VIDA DA JOVEM NAFEEK

◊ Roma, 20 dez (RV) - Um forte apelo e uma coleta de assinaturas para salvar Rizana Nafeek, uma jovem mulher muçulmana do Sri Lanka condenada à morte na Arábia Saudita: é a iniciativa, referida pela agência Fides, realizada por líderes religiosos, cristãos, muçulmanos e budistas, como também por muitas organizações de proteção dos direitos humanos. O apelo pede ao Rei saudita Abdullah a graça para Rizana Nafeek.

Em outubro passado, o Supremo Tribunal Saudita confirmou a sentença de morte emitida em 2007 por um tribunal que a havia condenada por homicídio. Rizana é acusada de ter matado em 2005, um menino de quatro meses, o filho de uma mulher saudita, em cuja casa ela trabalhou como empregada doméstica. A Rizana, naquela época com 17 anos de idade, foi confiado o cuidado do bebê, sem qualquer supervisão. Por uma série de circunstâncias infelizes, a criança se engasgou e morreu enquanto era alimentada com uma mamadeira.

Rizana sempre defendeu sua inocência, salientando que foi um acidente. Mas foi acusada de homicídio e, por causa das dificuldades com a língua árabe, chegou até mesmo a assinar uma confissão. A sentença neste momento está suspensa, devido ao pedido de clemência apresentado pelos advogados ao Ministro do Exterior e ao Rei saudita.

O rei tem três opções: conceder a graça, ou confirmar a sentença de condenação, ou ainda ignorar o apelo e congelar o episódio. A Caritas de Kandy lançou um abaixo-assinado e uma petição para salvar Rizana. A campanha, intitulada “Justiça para Rizana, já teve uma adesão de cerca de mil pessoas, incluindo cristãos, budistas, hindus e muçulmanos, exigindo a libertação de Rizana.

Apóia também a campanha, “A Comissão de Direitos Humanos da Ásia”, que lançou o apelo “Salvar Rizana”, acolhido por outras organizações que trabalham para proteger os direitos humanos no Sri Lanka e na Ásia. Rizana é uma das milhares de trabalhadoras migrantes na Arábia Saudita. Há cerca de 1,3 milhões de trabalhadores migrantes do Sri Lanla empregados principalmente no Oriente Médio e Europa, que garantem remessas de mais de 3 bilhões de dólares, um apoio efetivo à economia do Sri Lanka. (SP)


IRÃ: DETIDOS NOVE CRISTÃOS

◊ Roma, 20 dez (RV) - Nove cristãos estão presos no Irã há três meses sem que tenham sido feitas acusações precisas contra eles. É quanto refere a agência AsiaNews. No dia da detenção, 19 de setembro, a TV estatal informou: “Um grupo de nove cristãos foi preso em Hamadan sob a acusação de atividade de evangelização”. Fontes locais divulgaram declarações dos serviços de segurança, segundo as quais a finalidade do grupo era destruir a República Islâmica do Irã. O texto se referiu várias vezes aos nove definindo-os “Sionistas cristãos".

Os nomes de quatro deles (cinco de identidade desconhecida) são Vahik Abrahamian e sua esposa Sonia Keshish Avanessian (armênio-iraniano), e Arash Kermanjany e Arezou Teimour, iranianos de língua farsi. As forças de segurança de acordo com a reportagem da TV invadiram a casa de Abrahamian e o prenderam, junto com sua esposa e outros dois cristãos convertidos que eram seus hóspedes.

A casa foi revistada e oficiais recolheram vários objetos pessoais. Mais tarde, o grupo foi levado para um local desconhecido. Outros cristãos convertidos foram presos e interrogados em Karaj, Teerã e Hamadan, e alguns deles foram libertados depois de terem assegurado que iriam parar com a obra de evangelização.

Os quatro presos em Hamad ai invés foram levados para a prisão de Hamadan. Todos foram colocados em isolamento durante quarenta dias antes de serem transferidos para a prisão de Hamadan, e nesse período não puderam ser contatados pelas famílias. Entretanto, as autoridades judiciais ainda não explicaram por que eles foram presos, nem fizeram acusações específicas contra eles. (SP)


INDONÉSIA: CARITAS AJUDA VÍTIMAS DE TSUNAMI

◊ Mantawai, 20 dez (RV) - Continua o trabalho da Caritas e das associações católicas na Indonésia em favor das populações de Mantawai, atingidas pelo devastador tsunami de 26 de outubro último, que causou a morte de mais de 500 pessoas. As organizações humanitárias nacionais e internacionais deixaram o campo poucas semanas após a tragédia por causa das dificuldades de alcançar os sobreviventes. O arquipélago encontra-se a 10 horas de barco de Padang e é continuamente atingido por tempestades que muitas vezes tornam impossível a navegação.

Confirma a lentidão das ajudas Irene Setiadi, responsável da associação católica Kelompok Bakti Kasih Kemanusiaan (Kbkk). A Agência Ásia News informou que a sua estrutura é uma das poucas a oferecer apoio às pessoas atingidas - na maioria cristãos - que se encontram nas áreas mais difíceis de chegar.

As operações são coordenadas por 9 voluntários, que também fazem parte de outras associações diocesanas. “Nosso principal objetivo - disse - é levar ajuda a quem tem necessidade, especialmente às vítimas esquecidas”. Padre Christo Yohan, missionário franciscano entre os coordenadores da missão, disse que o grupo teve de enfrentar ondas altas três metros e tempestades oceânicas para chegar à ilha, onde vivem 66 famílias refugiadas em abrigos de emergência, e 143 desabrigados ainda sem-teto.

“Os habitantes - afirma o padre - pediram com urgência um gerador, caixas para armazenar água potável e serviços sanitários”. O missionário destaca ainda a inércia do governo, que até agora não fez nada por essas pessoas, apesar das promessas feitas após o tsunami. “Na verdade - disse ele - ainda não começaram a construir o centro de acolhida temporário que devia estar pronto antes do Natal”. (SP)


Atualidades


TRIBOS LOCAIS LUTAM POR SEUS DIREITOS NA ÍNDIA

◊ Gandhinagar, 20 dez (RV) – No Estado indiano de Gujarat, na Índia, os missionários jesuítas formaram o centro Rajpila Social Service (Rsss), para ajudar os indígenas Adivasis – um grupo misto de populações minoritárias tribais – a enfrentar os efeitos do desenvolvimento econômico na região.

O centro fornece instrução e assistência legal gratuita para que eles aprendam a tutelar os seus direitos, visto que a recente expansão industrial do Estado está prejudicando essas populações.

Os Adivasis representam 15% da população total e, com muita freqüência, são obrigados a abandonar suas terras, pois estas acabam por serem ocupadas para a instalação de indústrias e centrais de energia.

O Pe. Rappai Poothokaren, que faz parte dessa organização jesuíta, afirmou que “muitos missionários notaram a ligação entre a destruição da cultura local e o aumento da pobreza”.

Os religiosos da Companhia de Jesus trabalham no Estado de Gujarat, junto às populações locais, desde 1960. Fruto desse trabalho, hoje mais de 26 mil pessoas pertencentes a essas tribos são membros de organizações leigas e cristãs que trabalham pela defesa dos seus direitos. Os programas vão da formação de líderes ao desenvolvimento de cooperativas agrícolas, passando também pelo cultivo de ervas medicinais, essenciais para a conservação das tradições locais.

Os jesuítas têm incentivado muitos jovens Adivasis a cursarem a faculdade de Direito, para que eles possam se defender dentro da burocracia estatal.

Em 2000, o Pe. Poothokaren e outros membros da Organização jesuíta apoiaram os Adivasis em protestos contra a construção do dique Narmada, que ameaçava inundar inúmeros vilarejos e causar graves danos ao meio ambiente. Esse caso chegou à Suprema Corte indiana, onde ficou decidido que a construtora desse dique modificasse o projeto inicial e pagasse indenização aos que perderam suas casas. (ED)


ÁFRICA: JOVENS EMBAIXADORES DA PAZ E DA RECONCILIAÇÃO NO CONTINENTE

◊ Kinshasa, 20 dez (RV) – Os jovens da África Central mostram o próprio esforço para transformarem-se “mensageiros da paz e da reconciliação” no Continente. Trata-se de um desejo manifestado no encontro realizado pela Associação das Conferências Episcopais da África Central, nos últimos dias, em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, que teve como tema “Jovens, testemunhas da justiça, do perdão e da reconciliação”.

Participaram 15 jovens membros dos movimentos da Ação Católica de Ruanda, do Burundi e do Congo. O objetivo do evento foi definir um projeto de união dos jovens que possa ser expandido para toda a África.

Em janeiro passado, a sessão ordinária do Comitê Permanente havia decidido-se pela instituição das “Jornadas Regionais do Jovens”, a serem realizadas a cada dois anos, em alternância com a Jornada Mundial da Juventude, promovida pela Santa Sé. Essa iniciativa rendeu frutos, pois a Associação das Conferências Episcopais da África Central já recebeu pedidos de jovens dessa região, para que sejam aprofundadas as formações permanentes sobre os valores humanos e cristãos. Os jovens, inclusive, pediram aos bispos que intercedam junto aos governantes para que estes aumentem a oferta de emprego para a juventude, combatam a corrupção, o clientelismo e outros males que desestruturam as suas nações. (ED)


BÉLGICA: BISPOS PEDEM SOLIDARIEDADE PARA COM OS DESABRIGADOS

◊ Bruxelas, 20 dez (RV) – Em uma mensagem para o natal, os bispos na Bélgica convidam os fiéis a uma solidariedade concreta para com os desabrigados, e convidam as instituições a trabalharem para encontrar soluções estruturais para as questões de asilo político. Os prelados também agradecem àqueles que se esforçaram, ao longo do ano, para ajudar as pessoas que passam por essas dificuldades.

A Conferência Episcopal belga coloca a Caritas Internacional à disposição para o aconselhamento e o fornecimento de informações aos que se encontram nessas situações.

“Nesse tempo de Advento, conclui a mensagem, não é possível que se deixem pessoas desabrigadas.” (ED)

© Rádio Vaticano 2010

Nenhum comentário: