Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

VATICANO


Hoje se acendem as luzes da árvore de Natal no Vaticano: Mensagem de esperança e amor, diz o Papa

VATICANO, 17 Dez. 10 (ACI) .- O Papa Bento XVI recebeu esta manhã uma delegação da localidade de Luson, da província de Bolzano que se encontra na região italiana do Alto Adigio, que este ano deu de presente a árvore de Natal que se coloca ao lado do presépio na Praça de São Pedro no Vaticano e cujas luzes serão acesas esta sexta-feira.

A árvore, cujas luzes serão acesas hoje durante uma cerimônia presidida pelo Cardeal Giovanni Lajolo, Presidente da Governadoria do Estado da Cidade do Vaticano, é um abeto vermelho de 34 metros de altura e 93 anos de idade.

Acompanham a este exemplar outros 50 abetos da mesma região que serão postos em diversos lugares do Vaticano.

O Papa disse que o abeto "que se encontrava a uma altitude de 1.500 metros e foi cortado sem danificar a vida do bosque, estará junto ao presépio até que terminem as festas natalinas".

"A árvore de Natal enriquece o valor simbólico do presépio, que é uma mensagem de fraternidade e de amizade; um convite à unidade e à paz; um convite a fazer espaço em nossa vida e na sociedade a Deus, que nos oferece seu amor onipotente através da frágil figura de um menino, porque quer que ao seu amor respondamos livremente com nosso amor".

Bento XVI assinalou finalmente que o "presépio e a árvore levam, portanto, uma mensagem de esperança e de amor, e ajudam a criar o ambiente propício para viver na justa dimensão espiritual e religiosa o mistério do nascimento do Redentor".

Bento XVI alenta o diálogo entre fé cristã e ciência nas universidades

VATICANO, 17 Dez. 10 (ACI) .- Ao presidir a oração das Vésperas ontem pela tarde com os universitários romanos em seu tradicional encontro antes do Natal, o Papa Bento XVI ressaltou que é possível um diálogo frutífero entre a fé cristã e os distintos saberes nas universidades, pois não se opõem mas se complementam.

Na Basílica de São Pedro o Papa disse que "a vocês, universitários, que percorrem o caminho fascinante e trabalhoso da busca e da elaboração cultural, o Verbo encarnado lhes pede que compartilhem com ele a paciência de construir. Construir a existência própria, a sociedade, não é uma obra que possam realizar mentes e corações distraídos nem superficiais".

"Em nossos tempos se sente a necessidade de uma nova classe de intelectuais capazes de interpretar as dinâmicas sociais e culturais que não ofereçam soluções abstratas, mas sim concretas e realistas. A Universidade está chamada a desempenhar este papel insubstituível e a Igreja a sustenta convencida".

A comunidade universitária romana, composta por instituições estatais, privadas, católicas e pontifícias deve desempenhar, disse o Papa, "uma notável tarefa histórica: a de superar incompreensões e preconceitos que às vezes impedem o desenvolvimento de uma cultura autêntica".

"Trabalhando em sinergia, em particular com as faculdades teológicas, as universidades romanas podem indicar que é possível uma colaboração e um diálogo novo entre a fé cristã e os saberes diversos, sem confusão nem separação, mas compartilhando a mesma aspiração de servir ao ser humano em sua plenitude".

Sobre o Natal, o Papa assinalou que "o Deus de Abraão se revelou, mostrou seu rosto e tomou morada em nossa carne em Jesus, filho de Maria –verdadeiro Deus e verdadeiro homem–, quem encontraremos uma vez mais na gruta de Belém".

"Retornar a esse lugar humilde e estreito não é apenas um itinerário ideal: é o caminho que estamos chamados a percorrer sentindo em nossos dias a proximidade de Deus e sua ação que renova e sustenta nossa existência".

"O caminho para a gruta de Belém é um itinerário de liberação interior, uma experiência de liberdade profunda porque nos empurra a sair de nós mesmos e a nos encaminharmos para Deus que se aproximou de nós" e "quer infundir valor em nossa vida, sobre tudo quando estamos cansados e fatigados e precisamos voltar a encontrar a serenidade do caminho e sentir-nos com alegria peregrinos rumo à eternidade".

"O Menino que encontraremos entre Maria e José é o Logos-amor, a Palavra que pode dar plena consistência à nossa vida. Em Belém se encontram o hoje de Deus e o hoje do ser humano para iniciar juntos um caminho de diálogo e de intensa comunhão de vida".

Ao final das vésperas a delegação universitária africana entregou à espanhola a imagem da Maria "Sedes Sapientiae", que sairá em peregrinação por todas as universidades espanholas em preparação para a próxima Jornada Mundial da Juventude a celebrar-se em agosto de 2011 em Madrid.


Vaticano rechaça grave violação à liberdade religiosa dos católicos pelo Governo da China

VATICANO, 17 Dez. 10 (ACI) .- O Escritório de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje um comunicado no qual rechaça a grave violação à liberdade religiosa dos católicos na China. Em uma recente assembléia controlada pelo Governo comunista bispos e sacerdotes em comunhão com Roma foram obrigados a comparecer e nomeou-se um bispo legitimamente ordenado como presidente da Associação Patriótica Católica da China, instituição controlada pelo regime e separada do Vaticano.

O Governo chinês permite o culto católico unicamente à Associação Patriótica Católica, subordinada ao Partido Comunista da China, e que não reconhece a autoridade do Vaticano.

Desde 1951, quando os comunistas quebraram relações diplomáticas com a Santa Sé, as autoridades comunistas perseguiram e prenderam católicos –bispos, sacerdotes e leigos– fiéis ao Papa, obrigando-os a viver sua fé na clandestinidade. Nos últimos meses, a hostilidade se estendeu aos líderes da associação católica patriótica que querem aproximar-se de Roma.

O comunicado dado a conhecer hoje depois da 8ª "Assembléia de Representantes católicos chineses", realizada em Beijing de 7 a 9 de dezembro, expressa a "profunda dor" da Santa Sé pela realização deste evento que foi imposto a "numerosos bispos, sacerdotes, religiosos e fiéis leigos".

"A maneira que se convocou e seu desenvolvimento manifestam uma atitude repressiva em relação ao exercício da liberdade religiosa, que se esperava já superada na China atual", indica o texto.

O comunicado assinala logo que "A persistente vontade de controlar a esfera mais íntima dos cidadãos, ou seja, a sua consciência, e de ingerir-se na vida interna da Igreja católica, não é motivo de honra para a China. Pelo contrário, parece ser um sinal de medo e debilidade, mais que de força, de uma intolerância intransigente e não de abertura à liberdade e ao respeito efetivo tanto da dignidade humana como de uma distinção correta entre as esferas civil e religiosa".

Em várias ocasiões, assinala o texto, "a Santa Sé tinha comunicado, em primeiro lugar aos bispos, mas também a todos os fiéis, e publicamente, que não deviam participar do evento. Cada um dos presentes sabe até que ponto é responsável ante Deus e a Igreja. Os bispos, em particular, e os sacerdotes também terão que enfrentar as expectativas de suas respectivas comunidades, que têm direito a receber de seu próprio pastor uma guia segura na fé e na vida moral".

Depois de expressar o rechaço da Santa Sé à "grave violação dos direitos humanos, em particular sua liberdade de religião e de consciência" que foi obrigar que católicos fiéis a Roma a comparecessem à mencionada assembléia, o comunicado anima que não caiam no desalento aqueles "que têm seu coração cheio de consternação e de profundo sofrimento, quem se pergunta como é possível que o próprio bispo ou seus próprios sacerdotes tenham participado da Assembléia".

A eles, diz o comunicado, "a Santa Sé pede que se mantenham firmes e pacientes na fé; convida-os a ter em conta as pressões experimentadas por muitos de seus pastores e a rezar por eles, eles exorta a prosseguir com valentia sustentando-os diante das imposições injustas que encontram no exercício de seu ministério".

Seguidamente o texto recorda que "durante a Assembléia, designaram-se, entre outras coisas, os responsáveis pela chamada Conferencia Episcopal e da Associação Patriótica Católica da China. Quanto a estas duas entidades, e sobre a própria Assembléia, segue sendo válido o que o Santo Padre Bento XVI escreveu na Carta de 2007 à Igreja na China".

"Em particular, o atual Colégio dos Bispos Católicos da China não pode ser reconhecido como Conferência Episcopal pela Sé Apostólica: os bispos 'clandestinos', que não são reconhecidos pelo Governo, e que estão em comunhão com o Papa, não formam parte dela; inclui os bispos que seguem sendo ilegítimos, e se rege pelos estatutos, que contêm elementos inconciliáveis com a doutrina católica. É profundamente lamentável que um bispo ilegítimo tenha sido designado presidente".

Por outra parte, "em relação ao que foi declarado sobre aplicar os princípios de independência e autonomia, autogestão e administração democrática da Igreja, terá que recordar que isto é incompatível com a doutrina católica, que desde os antigos símbolos da fé professa a Igreja que é 'uma, Santa, católica e apostólica'. Portanto, é lamentável também que um bispo legítimo tenha sido nomeado Presidente da Associação Patriótica Católica da China".

O comunicado se refere logo à "ferida profunda" não só para a Igreja na China mas para a Igreja universal que constituem estes fatos que tornam "mais difícil o caminho da reconciliação entre os católicos das 'comunidades clandestinas' e os das 'comunidades oficiais'".

"A Santa Sé lamenta profundamente o fato de que a celebração da mencionada Assembléia, assim como a recente ordenação episcopal sem o mandato indispensável do Papa (em 20 de novembro passado), tenham prejudicado de maneira unilateral o diálogo e o clima de confiança que se estabeleceu em suas relações com o Governo da República Popular da China".

A Santa Sé, "ao mesmo em tempo que reafirma sua própria vontade de diálogo honesto, sente-se obrigada a declarar que os atos inaceitáveis e hostis como os mencionados anteriormente provocam entre os fiéis, tanto na China como em outros lugares, uma grave perda da confiança que é necessária para superar as dificuldades e construir uma relação correta com a Igreja, em benefício do bem comum".

Finalmente o comunicado assinala que "à luz do que aconteceu, o convite do Santo Padre –dirigido em 1 de dezembro de 2010 a todos os católicos do mundo para que rezem pela Igreja na China, que está atravessando um momento particularmente difícil– segue sendo premente".


Respeitar sempre e em todo lugar a liberdade religiosa, exorta o Papa Bento XVI

VATICANO, 17 Dez. 10 (ACI) .- Ao receber esta manhã as cartas credenciais do novo Embaixador da Itália perante a Santa Sé, Francesco Maria Grego, o Papa Bento XVI expressou sua esperança de que em todo lugar e sempre se respeite o direito fundamental à liberdade religiosa sem a qual não é possível o desenvolvimento humano integral.

Este discurso é feito um dia depois da publicação da mensagem do Papa Bento XVI para a 44ª Jornada Mundial da Paz que será celebrada no próximo 1 de janeiro de 2011, titulado precisamente "A liberdade religiosa, caminho para a paz" na qual o Santo Padre solicita o respeito e a promoção deste direito humano fundamental.

Em seu discurso de hoje o Santo Padre recordou os preparativos para a celebração do 150º aniversário da unificação da Itália, um processo que começou em 1861 e afirmou que "um dos aspectos mais importantes desse longo e, às vezes, exaustivo e difícil caminho, que levou a atual fisionomia do Estado italiano, foi a busca de uma correta distinção e da justa forma de colaboração entre a comunidade civil e a religiosa".

Esta exigência, disse é "muito sentida em um país como a Itália, cuja história e cultura estão profundamente marcadas pela Igreja Católica e em cuja capital tem sua Sede episcopal a Cabeça visível dessa comunidade, difundida em todo mundo".

"Estas características, que há séculos formam parte do patrimônio histórico e cultural da Itália não podem ser negadas, esquecidas ou marginadas: a experiência destes 150 anos nos ensina que, quando se tentou fazê-lo, causaram-se perigosos desequilíbrios e fraturas dolorosas na vida social do país".

Neste sentido, o Papa ressaltou a importância dos Pactos Lateranenses e do Acordo de Vila Madama, que "estabelecem as coordenadas de um justo equilíbrio das relações, proveitosas tanto para a Sé Apostólica, como para o Estado e a Igreja na Itália".

"Esses acordos internacionais não são expressão de uma vontade da Igreja ou da Santa Sé de obter poder, privilégios ou posições de vantagem econômica e social, nem têm a intenção de ir além do âmbito que é próprio da missão atribuída pelo divino Fundador à sua comunidade na terra".

Pelo contrário, explicou o Papa, "estes acordos encontram seu fundamento na justa vontade por parte do Estado de garantir aos indivíduos e à Igreja o pleno exercício da liberdade religiosa, um direito que não tem só uma dimensão pessoal".

A liberdade religiosa, precisou, "é um direito, não só do indivíduo, mas também da família, dos grupos religiosos e da Igreja, e o Estado está chamado a tutelar não só os direitos dos fiéis à liberdade de consciência e de religião, mas também a função legítima da religião e das comunidades religiosas na esfera pública".

"O exercício adequado e o correspondente reconhecimento deste direito permitem que a sociedade aproveite os recursos morais e a atividade generosa dos fiéis. Por isso, não se pode pensar em conseguir o verdadeiro progresso social percorrendo o caminho da marginalização ou inclusive do rechaço explícito do fator religioso, como em nosso tempo se tende a fazer de diversas maneiras".

Uma delas, advertiu o Papa, "é, por exemplo, o intento de eliminar dos lugares públicos os símbolos religiosos, em primeiro lugar o Crucifixo, que é certamente o símbolo por excelência da fé cristã, mas que, ao mesmo tempo, fala com todas as pessoas de boa vontade e, como tal, não é um fator que discrimina".

Bento XVI agradeceu ao governo italiano neste tema por ter atuado com "uma correta visão da laicidade e à luz de sua história, cultura e tradição, encontrando ademais o respaldo de outras nações européias".

Seguidamente assinalou que "enquanto em algumas sociedades há tentativas de marginar a dimensão religiosa, as notícias recentes testemunham também que em nossos dias existam abertas violações da liberdade religiosa. Frente a esta dolorosa realidade, a sociedade italiana e seus dirigentes demonstraram uma especial sensibilidade pela sorte das minorias cristãs, que, por causa de sua fé, são objeto de violência, de discriminação ou se vêem obrigadas a uma migração forçada de sua pátria".

Finalmente o Santo Padre expressou sua esperança em que "cada vez se tome mais consciência desta problemática e, em conseqüência, intensifiquem-se os esforços para que se respeite plenamente, em todos os lugares e por parte de todos, a liberdade religiosa. Estou seguro de que ao compromisso nesse sentido da Santa Sé não faltará o apoio da Itália no âmbito internacional".

Coragem e formação para anunciar a Cristo na sociedade secularizada, pede o Papa

VATICANO, 17 Dez. 10 (ACI) .- Em uma mensagem enviada ao Arcebispo de Nápoles, Cardeal Crescenzio Sepe, pelo Ano Jubilar desta arquidiocese italiana, o Papa Bento XVI animou os católicos a viverem a fidelidade, a coragem do testemunho e ter uma boa formação cristã para anunciar o Evangelho em meio de uma sociedade secularizada.

No texto com data 14 de dezembro divulgado esta quinta-feira pelo L'Osservatore Romano, o Santo Padre assinala que o patrimônio religioso de Nápoles "exige a coerência da fidelidade e a coragem do testemunho".

Esta tarefa, que deve ser feita com "vigor e arrojo apostólico", reconhece Bento XVI, complica-se em meio de um "contexto sócio-cultural que hoje é muito distinto ao passado" marcado pela difusão de "uma visão secularista da vida e da influência do mal que afligem a vida civil, insidiada pelo individualismo".

Ante os modelos negativos e errôneos que afeta a vida familiar e social, o Papa ressalta a "urgência da formação humana e cristã dos rapazes e moças, porque eles estão gravemente expostos aos riscos das separações".

"É necessário por isso formar homens e mulheres de personalidade forte, de sólida fé e coerente vida cristã".

Bento XVI exortou logo a os pais a fazer que seus filhos conheçam Jesus e sua mensagem, "desde pequenos, com os sinais e palavras que a comunidade cristã sempre sugeriu e praticou. O futuro depende em grande parte do êxito deste esforço formativo integral".

Nos distintos ambientes da vida, prosseguiu, "os cristãos estão chamados a ser operadores da verdade e testemunhas valorosas do Evangelho; cada um pode e deve esforçar-se para que os valores espirituais e éticos, traduzidos em estilos de vida, ofereçam uma contribuição determinante à edificação de uma sociedade mais justa e fraterna".

"Será necessário então esforçar-se para assegurar, com a inspiração e a força que vêm de Deus, relações de autêntica caridade, que se expressem em formas concretas de solidariedade e serviço, para mostrar exemplos de vida alternativos, acessíveis a todos e, ao mesmo tempo, emblemáticos".

Finalmente o Papa Bento XVI ressaltou que "assim será possível reforçar a consciência de que também hoje, como sempre, a semente do Reino de Deus está presente e ativa: uma semente carregada de futuro, capaz, caso seja acolhida de modo pessoal e generoso, de transformar inclusive as situações mais difíceis e de renovar o coração e o rosto de Nápoles".


AMÉRICA


Concerto para ajudar os danificados das intensas chuvas na Colômbia

BOGOTÁ, 17 Dez. 10 (ACI) .- Para apoiar aos danificados das intensas chuvas que vêm caindo na Colômbia, será realizado no dia 19 de dezembro em Bogotá, o concerto "Atenção Coração" a partir das 11:00 a.m.

No concerto se apresentarão mais de 30 artistas colombianos, entre eles Carlos Vives, Fonseca, Andrés Cepeda, e outros, a doação para a entrada, pode ser econômica ou em outras espécies, poderá ser entregue diretamente no local do evento.

A Cruz Vermelha, o Banco Davivienda e a Corporação O Minuto de Deus serão os encarregados de canalizar as doações. Também se tem aberto a conta de economias Não. 0040 0016 378-4 no Banco Davivienda para receber contribuições econômicas.

"O problema é gigantesco! Contribuam tudo o que possa, não o mínimo que possam" assinalaram em um comunicado os organizadores do evento.

Mais informação: http://www.cec.org.co/?apc=I1-;;;-&x=32782


BRASIL


'Aparecida - O Milagre' estréia hoje em todo o Brasil

APARECIDA, 17 Dez. 10 (ACI) .- Hoje será feito o lançamento oficial do filme 'Aparecida – O Milagre' em todos os estados brasileiros, o filme é dirigido por Tizuka Yamasaki e produzida pela Gláucia Camargos. O filme conta, através de um personagem, a história de muitos brasileiros que perdem a fé e a reencontram em algum momento da vida.

Este drama é vivido pelo protagonista Marcos, interpretado pelo ator Murilo Rosa.
"O filme conta um pouco sobre a importância da fé e de como a fé é fundamental na vida de qualquer pessoa, porque não adianta você ter dinheiro e ser infeliz", disse Murilo em declarações ao portal A12, da Mãe Aparecida.

Para a produtora do longa-metragem, Gláucia Camargos, produzir um filme com um olhar atual sobre a história de devoção a Nossa Senhora Aparecida foi uma grande responsabilidade.
A diretora do filme, Tizuka Yamazaki, diz que o filme demonstra a devoção de milhões de anônimos que passam pelo Santuário Nacional anualmente, informou o A12.

A cidade de São José dos Campos (SP) e Aparecida (SP) foram escolhidas como locação para a filmagem do longa-metragem. Muitas das cenas do filme foram gravadas no Santuário Nacional no final do mês de março.

Para ver o vídeo e a reportagem do ator Murilo Rosa ao A12, visite o Portal oficial do Santuário Nacional de Aparecida em:
http://www.a12.com/noticias/noticia.asp?ntc=_estreia_hoje_o_filme_aparecida__o_milagre.html


MUNDO


Neste Natal organizadores animam a dar de presente uma viagem a Madrid para a JMJ 2011

MADRI, 17 Dez. 10 (ACI) .- Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) lançaram a Campanha Natalina "Um presente para toda a vida", pela qual se busca que pais e avós dêem de presente inscrições para a JMJ a seus filhos e netos nestas festas.

Através desta campanha também se poderá fazer um presente duplo, pois os que se inscrevam também "podem colaborar com um Fundo de Solidariedade que permite a participação de jovens sem recursos de países mais pobres", explicaram os organizadores em uma nota de imprensa.

Importantes personalidades espanholas participam desinteressadamente na promoção da campanha natalina, como o treinador da seleção de futebol espanhola, Vicente del Bosque, a diretora de orquestra Inma Shara e o escritor Leopoldo Abadia.

O selecionador da equipe campeã do mundo, em sua participação, ressalta que "no esporte, como em tudo na vida, é preciso ter uns valores sólidos e ser conseqüentes", enquanto que a maestra Inma Shara exorta a que, com a inscrição, ajude-se os jovens de escassos recursos para que "possam participar desta grande festa da Fé".

Leopoldo Abadia, por sua parte, afirma que já resolveu o problema de qual vai ser o presente a seus doze filhos e 40 netos neste Natal, pois "tenho claro que o melhor investimento é dar de presente inscrições à JMJ".

A campanha sem fins de lucro será difundida através de diversos meios de comunicação dentro e fora da Espanha, assim como na Internet e nas redes sociais.

Os preços da inscrição de presente variam segundo a modalidade escolhida, desde 45 euros só pelo fim de semana, até 210 euros, que incluem alojamento, comida e inscrição para toda a semana.

Mais informação: www.madrid11.com e www.unregaloparatodalavida.org


Bispos dos EUA dedicam Semana Nacional de Migração à família

WASHINGTON DC, 17 Dez. 10 (ACI) .- A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) dedicará a próxima Semana Nacional de Migração -a ser realizada entre os dias 2 e 8 de janeiro em todas as diocese e paróquias do país- a refletir sobre a família migrante sob o lema "Renovando a esperança, procurando a justiça".

Em declarações difundidas pela USCCB, o Presidente do Comitê de Assuntos Migratórios da entidade e Arcebispo Coadjutor de Los Angeles, Dom José Gómez, assinalou que "a pobreza sistemática, a instabilidade econômica e a carência de emprego são as causas fundamentais que dão origem à emigração não regulada".

O Prelado indicou ademais que "devido às desigualdades econômicas que separam as nações desenvolvidas das nações em desenvolvimento e o importante papel que estas diferenças jogam nos padrões migratórios, os bispos católicos insistiram repetidamente em que uma política migratória de portas abertas não é a solução ao problema da imigração ilegal".

"O desenvolvimento econômico internacional é um componente crucial na gestão dos padrões migratórios", precisou.

Dom Gómez ressaltou também a necessidade de trabalhar pelo desenvolvimento econômico e social nos países de origem dos imigrantes para que as pessoas não se vejam forçadas a emigrar para poder sustentar-se ou encontrar uma vida melhor para suas famílias.

O Arcebispo recordou que os prelados dos Estados Unidos já solicitaram ao governo para "exercer a solidariedade com a comunidade internacional para que ajude a elevar os níveis de vida, defender os direitos humanos e estabelecer instituições políticas complementares no mundo subdesenvolvido para que as pessoas tenham a oportunidade de prosperar em sua terra natal".

A celebração da Semana Nacional da Migração começou há mais de 25 anos quando os bispos decidiram proporcionar aos católicos uma oportunidade para refletir sobre a grande diversidade da Igreja.

Mais informação: http://www.usccb.org/comm/archives/2010/10-239sp.shtml


Universidade romana dedica congresso sobre poesia e cristianismo a escritores do século XX

ROMA, 17 Dez. 10 (ACI) .- A Universidade da Santa Cruz em Roma, dedicará o próximo Congresso Poética e Cristianismo a abordar a história contemporânea e recente, mediante a presença explícita do cristianismo nas artes literárias e dramáticas.

Em um comunicado, os organizadores explicam que o evento terá como tema "Escritores do século XX e mistério cristão" e está previsto para o 5 e 6 de maio de 2011 em Roma.

A entrevista incluirá tanto o trabalho de escritores "habitualmente englobados" em temas cristãos, como muitos autores "não explicitamente crentes", mas em cuja obra pode-se apreciar o rastro do cristianismo.

No congresso se prestará uma atenção especial aos romancistas, poetas, dramaturgos e roteiristas da segunda metade do século XX, nos quais destaca a crescente influencia recíproca do cinema e da literatura e que é um período de profundas mudanças culturais.

Mais informação: http://www.pusc.it/pec/conv2011/sp/


VIDA E FAMÍLIA


Denunciam política de extermínio eugênico de bebês na Espanha

MADRI, 17 Dez. 10 (ACI) .- A plataforma Direito a Viver (DAV) da região espanhola da Andaluzia, denunciou que o aumento dos abortos eugênicos revela que está se desenvolvendo no país uma política de extermínio das pessoas que poderiam nascer com alguma deficiência física ou mental.

DAV se referiu ao relatório que o Ministério de Sanidade emitiu no último 14 de dezembro sobre os 111 mil abortos praticados no ano 2009. O relatório sustenta que 2,98 por cento destas práticas se realizaram por "risco fetal". Em 2008 a porcentagem foi de 2,86 e em 2007 foi 2,91 por cento.

"A taxa de má formação que se apresentam na espécie humana de forma natural oscila precisamente entre esse 2-3%, o qual indica que está se desenvolvendo uma política de extermínio, mediante o aborto, de todas as pessoas que deveriam nascer com alguma deficiência que poderia ser qualificada como genocídio", assinalou Direito a Viver (DAV) em um comunicado difundido esta quarta-feira.

O comunicado indicou que "este aumento progressivo é devido à implementação dos programas de seleção ou detecção pré-natal de utilidade abortista que estão se consolidando em todo o país".

"Estas políticas de seleção pré-natal e de submissão dos seres humanos a umas particulares condições de existência nas quais são objeto de técnicas que põem em risco a sua vida seriam contrárias à Declaração dos Direitos Fundamentais da União Européia entre outras normas e leis", advertiu.

Por outro lado, DAV Andaluzia assinalou que esta região encabeça a lista de abortos eugênicos na Espanha, superando "as comunidades mais povoadas, catalã e madrilenha, com 613 casos. A taxa de abortos eugênico na Catalunha e Madrid é de 2,38% e de 2,01% respectivamente ante 2,98 na Andaluzia".

Nenhum comentário: