Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Panamá: I Congresso Latino-Americano de Agentes da Pastoral Familiar


RealAudioMP3 Cidade do Vaticano (RV) - Realiza-se em Cidade do Panamá, de 4 a 9 de agosto próximo, o I Congresso Latino-Americano de Agentes da Pastoral Familiar promovido pelo Departamento da Família, Juventude e Vida do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

À luz do tema "Família e desenvolvimento social para a vida plena e a comunhão missionária" e cinco grandes temáticas, "Família e educação, Família e comunicação, Família e vida, Família e economia, e Família e Nova Evangelização, o congresso se realizará em três etapas: 1ª) compartilhar a vida e a espiritualidade; 2ª) identificar os desafios e horizontes pastorais, e 3ª) construir linhas de ação pastoral. 

O objetivo do congresso é promover a reflexão sobre a família como fonte de riqueza social, a partir das ciências sociais, teologia e pastoral. O I Congresso Latino-Americano de Agentes da Pastoral Familiar se realizará em comunhão com o próximo Sínodo Extraordinário dos Bispos sobre a Família, convocado pelo Papa Francisco para outubro próximo, no Vaticano.

A ideia de organizar o congresso nasceu através da construção do projeto "Redescobrindo a identidade da pastoral familiar latino-americana para a vida plena e a comunhão missionária", e se fortaleceu durante os congressos sobre a família realizados em 2013. 

A conferência pretende analisar as possibilidades e desafios das famílias na região para torná-las protagonistas do desenvolvimento social nos países dessa área. 

Além disso, espera-se que a conferência contribua para que os agentes da Pastoral Familiar fundamentem, a partir de estudos socioeconômicos e políticos, o valor social e prioritário das famílias como fontes de desenvolvimento social. 

Da mesma forma considera-se prioritário incidir nas políticas públicas sobre a família dos países da América Latina, de modo que elas se tornem prioridades nas gestões dos governos. (MJ)


Texto proveniente da página
do site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário: